d-costa

Estágio Emprego, IRS e Descontos SS

4 publicações neste tópico

Bom dia,

Estou prestes a terminar o primeiro mês do meu Estágio Emprego e tenho algumas dúvidas. Nomeadamente, ao nível do IRS e dos descontos da SS.

Quanto ao IRS, julgo que não terei retenção na fonte, visto que a minha bolsa é inferior ao primeiro escalão das Tabelas do IRS. Portanto imagino que, a nível do IRS, apenas terei de, em 2016, preencher a declaração no tempo certo.

Quanto aos descontos para a SS, julgo que são aqueles tais 11%. Mas aqui a minha dúvida é: esses descontos são feitos pela entidade empregadora, que os retém na fonte, ou terei de ser eu a fazer os descontos?

Eu sei que, provavelmente, estas são dúvidas super básicas, mas este é o meu primeiro contacto com o trabalho. Obrigado desde já pelos esclarecimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses 11% são retidos na fonte, sim (admitindo que o estágio está sujeito a descontos).

O teu recibo de vencimento deve detalhar isso tudo - é mais fácil perceber que dúvidas tens depois de ele chegar e olhares para os valores.

O que podes ir fazendo entretanto é registar-te no portal das finanças e na Segurança Social Direta para poderes acompanhar a tua situação mais facilmente, sobretudo para validar se a entidade empregadora está ou não a fazer os descontos para a SS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esses registos estão ambos feitos, actualmente. :)

A questão é que, do que pude perceber, a entidade empregadora (estamos a falar de uma empresa unipessoal, onde eu sou o único funcionário - uma startup), também não está inteiramente por dentro do assunto.

O que recomenda que eu faça mais?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se esse estágio está ao abrigo de algum programa do IEFP, sugeria que contactassem alguém de lá para saber mais detalhes sobre as condições de funcionamento do mesmo.

A própria AT e SS devem conseguir dar alguma informação sobre a legislação aplicável. E a verdade é que há imensa informação disponível nos respetivos sites.

Senão, em último caso, tens sempre a Autoridade para as Condições do Trabalho que é a quem compete esclarecer as dúvidas sobre as relações laborais...

Mas se a empresa percebe pouco do assunto, talvez o melhor seja mesmo contratar um contabilista, pelo menos durante uns 2 ou 3 meses, para perceber como deve fazer as coisas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead