Rubvi

IRS 2015 - Dúvida!

10 publicações neste tópico

Boa tarde,

Tenho uma dúvida, no efatura existem as diferentes opções (Outros, alojamento, restauração e afins, educação) e a mensalidade do colégio do meu filho, que é educação, está-me a entrar como despesas gerais familiares, quando, na minha opinião, deveria entrar como educação... Correcto?

Quando tento corrigir e passar para educação, diz-me isto:

Valor do campo 'Código de enquadramento aquisição actividades emitente' inválido (emitente não tem CAE na secção/classe indicada).

O que posso fazer quanto a isto?

E mais uma questão, as despesas gerais familiares são por sujeito activo apenas ou também para os sujeitos passivos (tenho dois filhos menores aos quais posso imputar também tais despesas)?

Obrigado pessoal!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é o CAE do colégio do seu filho?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde vejo ninocas??

Será isto que retirei da NET? 88910 - Actividades de cuidados para crianças, sem alojamento???

É que os códigos de controlo variam de fatura para fatura...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes consultar a CAE em http://www.sicae.pt/Consulta.aspx

De acordo com o artigo 78º-D do CIRS são dedutíveis como despesas de educação as despesas associadas a CAEs

i) Secção P, classe 85 - Educação;

ii) Secção G, classe 47610 - Comércio a retalho de livros, em estabelecimentos especializados;

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Paulo, já percebi que a cae da creche dos meus miúdos não está para ai, mas não é muito justo...

E relativamente ás despesas familiares? posso colocá-las nos miúdos também? Ou seja, esgotar os valores meus e da minha mulher e começar a colocar os nifs deles?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O 88910 não estava inicialmente previsto, mas vai passar a estar. Quando puder deixo aqui o link para essa informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O 88910 não estava inicialmente previsto, mas vai passar a estar. Quando puder deixo aqui o link para essa informação.

Essa mesma informação está nas respostas às Perguntas Frequentes do portal das finanças: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/infofaqs/listafaqs.aspx?subarea=356

Mas não sei se já foi publicada atualização à legislação que suporte essa resposta. E a verdade é que o eFatura também não deixa alterar a classificação, pelo menos por enquanto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As facturas de compra de PEÇAS para MOTOCICLOS (apenas peças para montar/substituir em casa) vai para a categoria geral ou para a categoria dos motociclos no E-FACTURA?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As facturas de compra de PEÇAS para MOTOCICLOS (apenas peças para montar/substituir em casa) vai para a categoria geral ou para a categoria dos motociclos no E-FACTURA?

Se o fornecedor tiver uma das CAEs relacionadas com a categoria MOTOCICLOS vai para essa categoria, senão o sistema vai-te forçar a meter nas despesas gerais.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se o fornecedor tiver uma das CAEs relacionadas com a categoria MOTOCICLOS vai para essa categoria, senão o sistema vai-te forçar a meter nas despesas gerais.

É que no caso dos automóveis penso que seja apenas para reparações.

No caso dos motociclos acho que é PEÇAS e para REPARAÇÕES.

Desse modo posso por exemplo comprar uma bateria para a mota e colocar nessa categoria dos motociclos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead