memr

O mercadinho

10 publicações neste tópico

Á muito que sigo este fórum pq era diferente dos outros que por aí andam.

Tou a ver k afinal vai dar tudo ao mesmo. Agora vende-se tudo? Também tenho Legos pra vender, não, arrependi-me, vou dá-los :D

Espero q este tópico seja o menos importante :'( e n destrua o k de bom já fizeram.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só o Pedro te poderá dizer porque criou esta secção. (In)felizmente1 ele está de férias e só deverá dar uma resposta daqui por uns dias...

1 - infelizmente para ti, felizmente para ele claro, também tem direito :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva.

Já estou de volta :)

Cada fórum que existe tem as suas particularidades e temas que endereça mais directamente. No caso deste, o tema central são as finanças pessoais. Contudo, é normal que à volta do tema central se desenrolem outras "actividades" típicas de uma comunidade, como um tópico geral, de apresentações, etc...

A existência do quadro de vendas tem uma parte generalista (e existente noutros fóruns) mas tem também uma forte componente na gestão das finanças pessoais. Se conseguirmos desfazer-nos daquilo que já precisamos, poupamos no espaço, na limpeza, na manutenção e, no limite, até podemos receber uns trocos. Do outro lado, alguém pode achar útil aquilo de que já não necessitamos.

É esta a minha opinião, mas estou aberto a debater o tema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva.

Já estou de volta :)

Cada fórum que existe tem as suas particularidades e temas que endereça mais directamente. No caso deste, o tema central são as finanças pessoais. Contudo, é normal que à volta do tema central se desenrolem outras "actividades" típicas de uma comunidade, como um tópico geral, de apresentações, etc...

A existência do quadro de vendas tem uma parte generalista (e existente noutros fóruns) mas tem também uma forte componente na gestão das finanças pessoais. Se conseguirmos desfazer-nos daquilo que já precisamos, poupamos no espaço, na limpeza, na manutenção e, no limite, até podemos receber uns trocos. Do outro lado, alguém pode achar útil aquilo de que já não necessitamos.

É esta a minha opinião, mas estou aberto a debater o tema.

Bem-vindo  :)

Eu não concordo com este quadro, assim como não concordo com a existência de publicidade dos negócios dos membros do fórum. Aliás, já manifestei essa opinião, sei que as regras o permitem e sei também que a simples menção a um banco, por exemplo, é publicidade!!!! Mas não é dessa que estou a falar  ;)

Como a minha participação aqui é completamente desinteressada e se resume à aprendizagem, e às vezes a alguma  contribuição com os meus conhecimentos/experiência, custa-me aceitar!

Sei que outros fóruns têm esse quadro e alguns não têm "doações". É verdade que neste quadro também podemos ver uma componente de finanças, mas muito pequena e de somenos importância.

No entanto, supõe que de repente começavam a aparecer muitos tópicos de compras e vendas. Que farias se esse quadro comecasse a ser o mais popular? Hipoteticamente falando, claro  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava apenas de chamar a atenção para 2 pontos que me parecem importantes:

- Por um lado, acho que as regras do fórum deviam ser revistas, sobretudo o ponto 5 que, a ser interpretado à risca, impossibilita as pessoas de tentarem fazer vendas neste quadro. Eventualmente até complementá-las com algumas regras que só façam sentido para este quadro, porque não?

- Já temos tido no passado alguns casos de abuso da utilização do fórum (estou-me a lembrar de um episódio recorrente de SPAM, aqui há uns meses atrás, por exemplo). Quem nos garante que não poderá haver também algumas tentativas de fraude por aqui? Obviamente qualquer pessoa que decida comprar algo que seja anunciado por aqui deverá ter tantas ou mais cautelas do que se o estivesse a comprar em qualquer outro site. Mas será que a imagem do fórum e da comunidade será afectada caso ocorram casos desses? Será que, no mínimo, não devia ser deixada uma chamada de atenção algures?

Dito isto, não me choca a existência deste quadro. Aliás, se a política é permitir este tipo de transacções (o que, como disse atrás, não está claro), então realmente acho preferível que esteja tudo junto.

Confesso que fiquei um pouco surpreso quando vi algumas das coisas que foram postas à venda, mas, para já, parece estar tudo a ser feito de forma correcta. No entanto, e no seguimento do pensamento final da m.elis, acho que é preciso estar atento à forma como a utilização deste quadro vai evoluindo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Humm...

Vou pensar mais alguns dias sobre este "quadro" e sobre a sua existência. Se entretanto tiverem algum contributo/ideia, por favor continuem a publicar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já não é a 1ª vez que consulto as regras e escapou-se o ponto 5, que o Pauloaguia refere. O seu conteúdo é:

Regras para membros com interesses comerciais

5-É proibida a apresentação de produtos por parte de membros com interesses comerciais, excepto em resposta à solicitação de outro membro. Exceptuam-se os casos pré-aprovados pelo proprietário.

O não gostar, ou gostar menos, deste quadro, tem a ver com a minha forma de pensar e até antever o que poderia acontecer se este se tornasse muito concorrido.

No entanto, o Paulo foca o ponto 5 das regras do fórum, que me tinha escapado. De facto, de acordo com as regras, não se podem fazer vendas no fórum.

A minha opinião era, retirá-las ;) Acho o fórum mais  educativo/pedagógico  sem esse quadro. Mas, quem realmente sabe o objectivo principal do fórum é o Pedro, por isso é que há aquelas excepções de pré-aprovação pelo proprietário!

Parece estar tudo a correr bem, mas insisto, e se chovessem vendas? Teriam de actuar, com certeza  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O não gostar, ou gostar menos, deste quadro, tem a ver com a minha forma de pensar e até antever o que poderia acontecer se este se tornasse muito concorrido.

Podes partilhar comigo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes partilhar comigo?

Claro  :)

Sabes com certeza que tens um blog e um fórum com um nível elevado. Dirás que só é possível com o contributo de todos, o que não deixa de ser verdade, mas o maior mérito é teu. Tem sido referenciado pelos órgãos de comunicação social e não é por mero acaso. Abro aqui um parêntese para dizer que a comunicação social dá relevo a muita coisa sem nível, mas não é o caso.

Quantos de nós não o indicámos a alguém? Eu, muitas vezes! E porquê?

Se se fizer uma pesquisa pelo Google encontramos muito material sobre finanças. Credível? A maior parte das vezes não. Até na linguagem, este, é diferente. Usa uma linguagem clara, simples e com a ajuda dos moderadores (excepcionais), objectiva. É, como já disse anteriormente, um fórum didáctico.

Com tudo isto quero dizer que já tem uma imagem a defender, uma boa imagem. Se as vendas proliferassem, essa imagem iria ficar afectada, para não falar da maior probabilidade de fraude onde há compras e vendas.

Agora, até parece tudo calmo, mas de repente começaram a aparecer “ofertas” a um ritmo acelerado que a continuarem mereceriam alguns cuidados.

É só a minha opinião..... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sabes com certeza que tens um blog e um fórum com um nível elevado. Dirás que só é possível com o contributo de todos, o que não deixa de ser verdade, mas o maior mérito é teu. Tem sido referenciado pelos órgãos de comunicação social e não é por mero acaso. Abro aqui um parêntese para dizer que a comunicação social dá relevo a muita coisa sem nível, mas não é o caso.

Quantos de nós não o indicámos a alguém? Eu, muitas vezes! E porquê?

Se se fizer uma pesquisa pelo Google encontramos muito material sobre finanças. Credível? A maior parte das vezes não. Até na linguagem, este, é diferente. Usa uma linguagem clara, simples e com a ajuda dos moderadores (excepcionais), objectiva. É, como já disse anteriormente, um fórum didáctico.

Com tudo isto quero dizer que já tem uma imagem a defender, uma boa imagem. Se as vendas proliferassem, essa imagem iria ficar afectada, para não falar da maior probabilidade de fraude onde há compras e vendas.

Agora, até parece tudo calmo, mas de repente começaram a aparecer “ofertas” a um ritmo acelerado que a continuarem mereceriam alguns cuidados.

É só a minha opinião..... :)

Obrigado pelos elogios. A verdade é que se o site é importante, muito devido à comunidade e à intervenção de pessoas conscienciosas como tu. Posso ter sido o "impulsionador", mas o verdadeiro sumo está no conjunto de pessoas que participa.

Agradeço também os teus esclarecimentos e vou tê-los em grande conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Para deixar um comentário é necessário estar registado

Criar uma conta

Registe uma conta nova na nossa comunidade. É fácil!

Registar uma conta nova

Entrar

Já está registado? Entre aqui.

Entrar agora