Visitante Beatrizgocalves

Euribor a 6 meses ou 12 meses?

19 publicações neste tópico

Olá!

Será que me podem ajudar, por favor?

Vou fazer um credito habitação... estava prevista ser de 2,1% a 6 meses e hoje quando fui assinar a Fin apareceu 2,1% a 12 meses!! Disseram-me que nada podiam fazer e que era algo imposto pelo banco de portugal.

Será??

Agora a euribor está a descer, sei que daqui a um tempo a tendência é subir e que ter a 12 meses é uma vantagem!! Mas, depois deve voltar a descer... então num crédito a 40 anos ter a euribor a 12 meses é arriscado, não acham?? Posso vir a perder bastante dinheiro... que acham?

Obrigada!!!!

Ah! Queria acrescentar que eles me deram hipotese de passar o spread para 2,0% em vez de 2,1% se aceitar a euribor a 12 meses, para compensar a diferença disseram eles!!.

Não sei que fazer!! Ajudem-me!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Será que me podem ajudar, por favor?

1. Vou fazer um credito habitação... estava prevista ser de 2,1% a 6 meses e hoje quando fui assinar a Fin apareceu 2,1% a 12 meses!! Disseram-me que nada podiam fazer e que era algo imposto pelo banco de portugal.

Será??

Agora a euribor está a descer, sei que daqui a um tempo a tendência é subir e que ter a 12 meses é uma vantagem!! Mas, depois deve voltar a descer... então num crédito a 40 anos ter a euribor a 12 meses é arriscado, não acham?? Posso vir a perder bastante dinheiro... que acham?

Obrigada!!!!

Ah! Queria acrescentar que eles me deram hipotese de passar o spread para 2,0% em vez de 2,1% se aceitar a euribor a 12 meses, para compensar a diferença disseram eles!!.

1. Sei que a generalidade das instituições bancárias deixou de fazer CH indexando a euribor a 1 e a 3 meses. Não creio que o Banco de Portugal "imponha" a obrigação dos contratos serem indexados apenas a euribor a 12 meses. O banco deve estar a acautelar a descida das taxas. Nesta altura, será razoável para si mas quando as taxas começarem a subir poderá não ser tão bom!...

Deixo um comunicado recente do Banco de Portugal sobre as taxas da euribor:

Comunicado do Banco de Portugal sobre a aplicação das taxas EURIBOR aos contratos de crédito e de financiamento O Banco de Portugal transmitiu às instituições de crédito o seu entendimento sobre a aplicação aos contratos de crédito e de financiamento das taxas de juro EURIBOR se este indexante assumir valores negativos (Carta Circular n.º 26/2015/DSC):

1. As instituições de crédito devem cumprir as condições estabelecidas para a determinação da taxa de juro nos contratos de crédito e de financiamento que celebraram com os seus clientes.

2. Nos contratos de crédito e de financiamento que venham a celebrar, as instituições de crédito, tal como as suas contrapartes, podem procurar acautelar contingências, nomeadamente os efeitos da evolução, para valores negativos, das taxas de juro EURIBOR.

As orientações do Banco de Portugal devem ser observadas por todas as entidades habilitadas a exercer a atividade de concessão de crédito em Portugal e são aplicáveis a todos os contratos de crédito e de financiamento celebrados com consumidores e com outros clientes bancários, incluindo contratos de locação financeira e de factoring.

Lisboa, 31 de março de 2015

Portanto, o banco está a acautelar "contingências". Não há qualquer imposição.

Eles "oferecem-lhe" uma redução ligeira no spread. Cabe-lhe a si, na ausência de mais dados para avaliar os encargos totais no decorrer do prazo, decidir se aceita ou se vai procurar na concorrência melhores condições!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O "único" mal da Euribor12 é ser um pouco mais alto que o Euribor6. A diferença acaba por ser pouco mais que esse 0,1% que oferecem.

http://www.pedropais.com/utilidades/media-mensal-da-euribor

Diria que a compensação não é má mas vê se lhes pedes para descer um bocadinho mais o spread para te compensarem mais adequadamente a diferença dos indexantes... a ver se pega.

Agora o facto de ficares presa todos os anos à mesma taxa todo o ano não acho que seja nenhuma vantagem ou desvantagem em termos de quanto dinheiro vais perder ou ganhar no final. É que é completamente imprevisível a longo termo! Durante os 40 anos do empréstimo vai haver anos em que te calha na rifa uma taxa vantajosa e outro em que é desvantajosa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Vou fazer um credito habitação... estava prevista ser de 2,1% a 6 meses e hoje quando fui assinar a Fin apareceu 2,1% a 12 meses!! Disseram-me que nada podiam fazer e que era algo imposto pelo banco de portugal.

Será??

Pede que te mostrem a imposição. Deixa reclamação do banco como tenttiva de fraude, usando o nome do BdP se não te conseguirem mostrar nada.

O banco não é obrigado a fazer contratos com Euribor a 6 meses, naturalmente, e a resposta do BdP provavelmente irá nesse sentido. Mas chama a atenção, na reclamação que o banco é obrigado a ter boas práticas comerciais e a não prestar falsas declarações para enganar o cliente. Gostava de ver o que o BdP responde a essa parte...

Estando a subir ou a descer, regra geral a E12 está sempre acima da E6. Irias pagar bastante mais em juros, provavelmente, sim (embora seja impossível afirmar com certeza qual vai ser a evolução das 2 em 40 anos!)

Mostra-lhes um histórico das 2 taxas e pede para te baixarem o spread no valor médio da diferença entre as duas nos últimos 15 anos. Ou então faz finca pé na Euribor a 6 meses.

E não saias de lá sem preencher a tal reclamação!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a "imposição" referida pelo funcionário do banco for derivada do comunicado do BP emitido a 31 de Março de 2015 (que deixei em citação), já vai alertada para o facto de não haver qualquer "imposição" em qualquer um dos pontos desse comunicado!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a "imposição" referida pelo funcionário do banco for derivada do comunicado do BP emitido a 31 de Março de 2015 (que deixei em citação), já vai alertada para o facto de não haver qualquer "imposição" em qualquer um dos pontos desse comunicado!...

Obrigada! Hoje falei com eles e disse que tinha andado a pesquisar sobre o assunto, que inclusive tinha lido a circular e aí eles esclareceram que era imposição do banco, mas nao o de portugal... que era de quem mandava neles :/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pelas vossas opinioes! tenho muito receio de optar pelos 12 meses... embora não entenda muito de economia, não acredito que a euribor suba durante tanto tempo como aquele que desce...não sei se isto tem logica...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olha para os últimos 16 anos e vê se sobe ou desce mais - a diferença não é muita (é capaz de parecer que desce mais porque estamos abaixo do início dos gráficos, mas as subidas foram mais morosas que as descidas) http://pt.euribor-rates.eu/graficos-euribor.asp

Concordo com M_R_J quando diz que é impossível prever de que forma vai evoluir. Ms há um exercício que podes fazer - pega nos valores da E12 e da E6 e simula as taxas que terias se estivessemos em 1999 e a evolução fosse a que foi (já se sabe que não vai ser - estamos bem longe dos 3% hoje em dia). Mas dá para ficar com um ideia de como as coisas podem evoluir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca fiz simulacao entre 6 e 12 mas fiz simulacao entre a 3 e 6 num periodo de 6 anos. Nao interessa se a euribor sobe ou desce, paguei sempre mais por ter euribor a 6 meses do que eventualmente pagaria se tivesse a 3 meses. Acredito que o mesmo seria verdade para a Euribor a 12m.

Euribor a 12M parece mais segura mas, na minha opiniao, so beneficia o banco, razao pela qual eles "pressionaram" para ter 12M.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente, se estás tão virado para a E6 é pena não teres assinado quando era essa a proposta em cima da mesa. Mas podes tentar aproveitar esse volte face para negociar menos umas décimas no spread - uma taxa mais alto com um spread mais baixo pode dar uma taxa mais baixa.

Em qualquer caso, da mesma forma que o banco não é obrigado a fazer empréstimos indexados à E6 se não quiser também ninguém é obrigado a aceitar fazê-los com a E12. Podes sempre continuar à procura noutros bancos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigada pelas vossas opinioes! tenho muito receio de optar pelos 12 meses... embora não entenda muito de economia, não acredito que a euribor suba durante tanto tempo como aquele que desce...não sei se isto tem logica...

O imóvel é do banco ou é particular?

Qual o valor da avaliação? Pagou a avaliação?

Qual o valor do empréstimo?

Parece-me que está demasiada "agarrada" a esse banco em particular...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Final da história (julgo eu..) : Eu afirmei-lhes ontem que não assinava a 12 meses naquelas condições e eles ligaram-me hoje à tarde que voltaram atrás no que disseram!!!!

Enfim... disseram-me que afinal podia manter as condições iniciais que tínhamos negociado inicialmente!!!!!!

Conclusão: Os bancos brincam connosco e se não batermos com o pé, eles fazem de nós o que querem!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nós pesquisamos em todos os bancos! Depois de muito negociar com vários, optamos por este e já íamos assinar a Fin para passado 48h assinarmos no cartório!

Ou seja, o banco tentou jogar connosco à última da hora e mudar as condições que tínhamos negociado! Mas, teve azar connosco, porque não ficou como eles queriam!

Ontem disse-lhes que não íamos assinar nada naqueles condições e hoje já me ligaram a dizer que afinal podiam manter as condições que tínhamos definido inicialmente!!!

Enfim, eles brincam com as pessoas e há quem caia! Eu quase caí...

Amanhã já devo assinar a Fin de novo, vamos lá ver se é desta e se eles não preparam mais uma surpresa!!!

Obrigada a todos pela vossa opinião e pela vossa ajuda!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nós pesquisamos em todos os bancos! Depois de muito negociar com vários, optamos por este e já íamos assinar a Fin para passado 48h assinarmos no cartório!

Ou seja, o banco tentou jogar connosco à última da hora e mudar as condições que tínhamos negociado! Mas, teve azar connosco, porque não ficou como eles queriam!

Ontem disse-lhes que não íamos assinar nada naqueles condições e hoje já me ligaram a dizer que afinal podiam manter as condições que tínhamos definido inicialmente!!!

Amanhã já devo assinar a Fin de novo, vamos lá ver se é desta e se eles não preparam mais uma surpresa!!!

Veja lá se não lhe acontece o mesmo que aos clientes do BBVA. Acordaram determinadas condições e no dia da escritura tinham lá outras. Obviamente, que como cliente, "jogam" eles, depois das despesas efetuadas e de todas as burocracias não vão anular a escritura na hora!...

Fica o alerta!

O imóvel é do banco ou é particular?

Qual o valor da avaliação? Pagou a avaliação?

Qual o valor do empréstimo?

Parece-me que está demasiada "agarrada" a esse banco em particular...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca chegou a dizer qual é o banco...

Pode dizer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca chegou a dizer qual é o banco...

Pode dizer?

Julgo que seja o Santander!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que seja o Santander!...

Porque julga que é o Santander?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead