adec

Credito habitação-passar de fixa para euribor

4 publicações neste tópico

Boa tarde, tenho um credito à habitação há uns anos, na altura, como as taxas não paravam de subir optei por taxa fixa. Bem, passado todo este tempo as taxas não só não continuaram a subir como desceram vertiginosamente para níveis que todos conhecemos.

Neste período  um dos titulares do credito ficou desempregado. Estava a pensar renegociar o credito com o banco (felizmente, não porque não o consiga pagar, mas por sentir que estou a pagar bem mais do que devia), mas tenho algumas duvidas:

-será viável a passagem de taxa fixa para euribor? Provavelmente o banco não irá querer perder dinheiro e avançará com contra partidas.

-o facto de um dos titulares estar desempregado poderá impulsionar a renegociação? Ou terá efeito contrário?

-há legislação que proteja o cliente?

-Terei vantagens em passar o credito para outro banco?

Obrigado pela atenção

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
-será viável a passagem de taxa fixa para euribor? Provavelmente o banco não irá querer perder dinheiro e avançará com contra partidas.
Fala com o banco e vê a proposta que te fazem. Só com base num "antes e depois" é que poderás fazer comparações e ver se vale a pena ou não...

-o facto de um dos titulares estar desempregado poderá impulsionar a renegociação? Ou terá efeito contrário?
Eu diria que vos deixa um bocado em desvantagem para a renegociação do contrato, sim...

Há. Também há legislação que protege os bancos :)

Dá uma vista de olhos ao Portal do Cliente bancário sobre a legislação aplicável aos créditos habitação, vê se encontras alguma coisa que vá ao encontro dos teus receios: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Credito/CreditoaHabitacao/Legislacao/Paginas/default.aspx

-Terei vantagens em passar o credito para outro banco?
Sem saber o que tens agora é difícil saber o que poderiam oferecer os outros bancos; mas é bem provável que o teu banco exija os 2% pelo reembolso antecipado (limite para o caso de um empréstimo a taxa fixa) e creio que não há hoje em dia bancos a suportar esses custos pelo cliente...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela atenção

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Boa tarde, tenho um credito à habitação há uns anos, na altura, como as taxas não paravam de subir optei por taxa fixa. Bem, passado todo este tempo as taxas não só não continuaram a subir como desceram vertiginosamente para níveis que todos conhecemos.

Neste período  um dos titulares do credito ficou desempregado. Estava a pensar renegociar o credito com o banco (felizmente, não porque não o consiga pagar, mas por sentir que estou a pagar bem mais do que devia), mas tenho algumas duvidas:

2. -será viável a passagem de taxa fixa para euribor? Provavelmente o banco não irá querer perder dinheiro e avançará com contra partidas.

3. -Terei vantagens em passar o credito para outro banco?

Obrigado pela atenção

1. Concerteza que a sua opção não coincide com o prazo total do empréstimo bancário... De acordo com o contrato que efetuou, no fim do prazo "fixo" deverá continuar a pagar o CH na taxa variável... Deve ter consigo esses dados (taxa fixa por X anos; renovável?; Taxa variável por Y anos; Euribor a N meses).

Na posse destes dados é que pode planear uma ação para melhorar a sua situação.

Antes disso e sem saber os dados todos não me parece que seja possível informá-lo devidamente.

...

2. Verifique o seu contrato/adenda/minuta.

3. Qual a taxa que está pagar? Que produtos tem associados ao seu CH?

Sem saber estes dados, qualquer resposta peca por defeito!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor