VLL

Descontos para IRS com um dependente

2 publicações neste tópico

Bom dia, Será que alguém me consegue esclarecer:

Vou ser mãe este ano e vivo junta com o pai da bebé. Até agora sempre descontámos e entregámos o irs em separado, como solteiros com zero dependentes.

Pelo que li, quando a bebé nascer, tenho duas opções para descontar para o irs e fazer a entrega do mesmo:

- ou continuo a descontar e entrego o irs como solteira com um dependente

- ou passo a descontar e entrego o irs como união de facto com um depedente

Caso a opção seja fazer o irs separado só um de nós é que pode descontar durante o ano como solteiro um dependente e o outro continua a descontar como solteiro zero dependentes ou ambos passamos a descontar como solteiros com um dependente?

A bebé só constará na declaração de irs de um de nós, ou seja, só um de nós pode declarar as despesas da bebé, correto? Mas e o que não a declara consegue de alguma forma na declaração dizer que tem uma dependente apesar de não declarar despesas da mesma? Isto porque se durante o ano desconta como sendo solteiro e tendo uma dependente depois na declaração tem de existir forma de afirmar isso mesmo para bater certo com os descontos, correto?

Obrigada desde já pela vossa ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, eu diria para ambos indicarem à entidade patronal que estão em união de facto (admitindo que vivem juntos há mais de 2 anos, naturalmente) e que têm um dependente.

Isso não vos impede, no ano seguinte, de entregarem duas declarações em separado. E a verdade é que corresponde à vossa situação atual, nunca o fisco pode implicar por darem declarações falsas...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead