zero

IRS - Declarar ou não PPR

8 publicações neste tópico

Estava à procura de um topico geral do irs, como nao encontrei aqui fica a minha duvida.

Eu tenho um PPR que está a aparecer na declaração, uma vez que o banco deu a conhecer o mesmo.

No entanto, foi-me dito pelo gestor de conta que eu não o devia considerar na declaração de IRS se não o quisesse levar até a reforma, uma vez que eu posso resgata-lo quando quiser.

Como eu não penso levá-lo ate a reforma, como procedo agora? Além disso declarar o IRS ou não, não me vai alterar em nada o valor que tenho a pagar de IRS. Ou seja, não tenho vantagem nenhuma em declara-lo.

Alguém consegue ajudar-me nisto?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tens de retirar essa linha da declaração - nada obriga a declarar despesas dedutíveis, é uma coisa que se pode declarar, não que se tem de declarar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado. É o que irei fazer então.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, tenho uma dúvida quanto ao ppr, por exemplo o meu escalão de IRS é  o segundo, entre 7000 e 20000 €, tenho 36 anos, ora pelo que andei a ler, o máximo que posso ter de benefício é de 80€ ( 20% do total de entregas, bastando entregar por ano o valor de 400€ ), ora se fizer o IRS em união de facto ficando no mesmo escalão, posso deduzir 160€ uma vez que é 80€ por sujeito, está certo como estou a dizer? Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A limitação dos 80 euros nos benefícios fiscais deixou de existir a partir deste ano.

Já pode deduzir mais:

2 - São dedutíveis à colecta do IRS, nos termos e condições previstos no artigo 78.º do respectivo Código, 20 % dos valores aplicados no respectivo ano por sujeito passivo não casado, ou por cada um dos cônjuges não separados judicialmente de pessoas e bens, em planos de poupança-reforma, tendo como limite máximo:

a) (euro) 400 por sujeito passivo com idade inferior a 35 anos;

B) (euro) 350 por sujeito passivo com idade compreendida entre os 35 e os 50 anos;

c) (euro) 300 por sujeito passivo com idade superior a 50 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A limitação dos 80 euros nos benefícios fiscais deixou de existir a partir deste ano.

Já pode deduzir mais:

2 - São dedutíveis à colecta do IRS, nos termos e condições previstos no artigo 78.º do respectivo Código, 20 % dos valores aplicados no respectivo ano por sujeito passivo não casado, ou por cada um dos cônjuges não separados judicialmente de pessoas e bens, em planos de poupança-reforma, tendo como limite máximo:

a) (euro) 400 por sujeito passivo com idade inferior a 35 anos;

B) (euro) 350 por sujeito passivo com idade compreendida entre os 35 e os 50 anos;

c) (euro) 300 por sujeito passivo com idade superior a 50 anos.

Continuam a existir limites totais de deduções à coleta, embora sejam bem mais generosos.

Para o segundo escalão, fica entre 2232,9 e 2500. Para este limite contribuem as deduções fixas por dependente e ascendente, bem como despesas de educação, saúde, rendas, lares, gerais familiares e IVA de restauração, hotelaria, reparação de veículos e cabeleireiro... e os PPRs.

http://www.maisvalias.com/2015/01/19/deducoes-a-coleta-no-irs-2015/

http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2015/irs/deducoes-coleta.jhtml

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que sim.

A questão estava no valor irrisório de 80 euros, no caso em concreto, em vigor até 2014.

Agora existe um teto máximo na dedução dos PPR e um teto global definido com o escalão do contribuinte.

Em muitíssimos casos, pode-se aproveitar o máximo de vantagem do PPR, já que as outras deduções não vão preencher o resto do valor limite de deduções.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obg aos 2 :-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead