DesconhecidoUtilizador

Dúvida no IRS - Despesas de saúde

7 publicações neste tópico

Boa tarde a todos.

Vou preencher pela primeira vez o IRS e surgiu-me uma dúvida.

Na fase final e no após do término de uma relação amorosa com uma namorada (ocorreu o ano passado) acabei por andar em consultas de psicologia clínica. Frequentei estas durante vários meses.

Em Dezembro do ano passado passaram-me o respectivo Recibo-Factura. Este foi-me enviado por email e penso que é um recibo verde.

Tem os dados do prestador de serviços, os dados do adquirente do serviço, dados do serviço prestado onde consta "consultas de psicologia clínica" com data de Dezembro e, por fim, à direita mais em baixo diz: Valor base =750€, IVA: Isento- art 9º=0€; Imposto do selo=0€, IRS: sem retençao - art 9º, nº1 do DL nº42/91, de 22/1=0€; Importancia recebida=750€.

Depois tem Importancia recebida a titulo de honorarios- X (assinalado).

A minha questão é:

1- Posso declarar esta despesa nas despesas de saúde? Não tenho experiência com IRS nem com recibos verdes e queria ter a certeza que fica tudo direito.

2- No total, as facturas de farmácia mais esta despesa dão 881€. Quando se fala em:

• Dedução: 10% das despesas com IVA a 6% ou isentas.

• Limite: 838,44€ + 125,77€ por cada dependente em agregados familiares com 3 ou mais dependentes.

Quer dizer que o limite calculado a partir do valor total terá um máximo de tecto de 838,44€, certo? Ou seja, eu vou colocar 881€ mas este valor não supera o tal tecto. O tecto será para o valor calculado depois, correcto?

Desde já agradeço as eventuais respostas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1- Posso declarar esta despesa nas despesas de saúde? Não tenho experiência com IRS nem com recibos verdes e queria ter a certeza que fica tudo direito.
Sim.

2- No total, as facturas de farmácia mais esta despesa dão 881€. Quando se fala em:

• Dedução: 10% das despesas com IVA a 6% ou isentas.

• Limite: 838,44€ + 125,77€ por cada dependente em agregados familiares com 3 ou mais dependentes.

Quer dizer que o limite calculado a partir do valor total terá um máximo de tecto de 838,44€, certo? Ou seja, eu vou colocar 881€ mas este valor não supera o tal tecto. O tecto será para o valor calculado depois, correcto?

Sim, o tecto é o da dedução. Precisavas de mais de 8000€ de despesas para atingir esse limite de dedução...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok. Obrigado pelo rápido esclarecimento.

E provável que me chamem depois, não? Sendo a primeira vez e colocando tantas despesas de saúde numa pessoa tão jovem. Se me chamarem levo os comprovativos todos impressos das despesas que declarei e como e que aquilo funciona? Eles só veem se o montante total confere e deixam me ir embora?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não acho nada provável que chamem. 800€ de despesas de saúde não é nada do outro mundo. Se fosse 8000€, aí já poderia levar sobrolhos  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok. Obrigado pela ajuda. Assim já fico mais descansado tendo a certeza que efectuei o preenchimento bem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No IRS que se está a fazer agora (relativo ao ano de 2014) pode-se meter facturas de farmácia onde apenas tem o nome da pessoa, não tendo desse modo o número contribuinte?

Reparei que tenho uma ou duas facturas de farmácia onde só aparece o nome (não tem o meu NIF) e tou na dúvida se coloco ou não nas despesas de saúde.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No IRS que se está a fazer agora (relativo ao ano de 2014) pode-se meter facturas de farmácia onde apenas tem o nome da pessoa, não tendo desse modo o número contribuinte?

Podes
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead