Visitante Nuno Mestre

Casa arrendada IRS 2015

10 publicações neste tópico

Bom dia,

Estive a minha casa arrendada no ano 2014 durante dois meses. Passei 2 recibos no valor total de 450€. Como é a primeira vez que vou fazer o IRS só no mês de Maio a minha pergunta é a seguinte:

Se não tivesse passado os recibos iria receber cerca de 450€ porque fiz uma simulação.

Agora com os recibos que passei irei receber o mesmo valor? Irei receber menos ou ainda vou ter que pagar alguma coisa?!

Obrigado.

Nuno Mestre

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vais receber menos porque tens de pagar imposto sobre as rendas recebidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E será muito menos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os rendimentos prediais são tributados autonomamente a 28%

Podes deduzir o IMI, o valor do condomínio e eventuais custos de manutenção e conservação (artigo 41º do Código do IRS). A partir deste ano - declaração a meter no próximo - podes deduzir mais coisas (convém consultares as alteração ao CIRS).

No caso de não deduzires nada, terás de pagar de imposto 28% * 900€ = 252€. Ou seja, mesmo assim terias um reembolso de cerca de 200€. Admitindo que tens despesas para deduzir aos rendimentos prediais, podes deduzir mais e receber mais no reembolso, naturalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção que um arrendamento que tenha durado apenas 2 meses num ano inteiro só dá direito 2/12 das despesas incorridas - posição interna da AT.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não dá já para fazer uma simulação para saber se recebo ou pago?!

É que me disseram que tinha de puxar um anexo F (salvo erro), já tentei mas não me aparece anexo  nenhum!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não dá já para fazer uma simulação para saber se recebo ou pago?!

É que me disseram que tinha de puxar um anexo F (salvo erro), já tentei mas não me aparece anexo  nenhum!!!!

Esse anexo só está disponível no mês de Maio, durante o prazo de entrega da declaração de IRS (tem acontecido nos últimos anos de a AT disponibilizar os outros anexos nos últimos dias de Abril, é ir estando atento).
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Esse anexo só está disponível no mês de Maio, durante o prazo de entrega da declaração de IRS (tem acontecido nos últimos anos de a AT disponibilizar os outros anexos nos últimos dias de Abril, é ir estando atento).

Ok muito obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Eu e o meu companheiro somos inquilinos e temos contrato feito, contudo não sei se posso deduzir o valor de renda.

Estou nesta casa há 3 anos no entanto apenas no ano passado fiz a minha alteração de morada. Posso colocar o valor da renda no IRS?

Se sim, se por exemplo o valor da renda é 100/mensais. Coloco esses 100/mensais ou tenho de fazer outros calculos porque o meu companheiro tambem deduz?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Eu e o meu companheiro somos inquilinos e temos contrato feito, contudo não sei se posso deduzir o valor de renda.

Estou nesta casa há 3 anos no entanto apenas no ano passado fiz a minha alteração de morada. Posso colocar o valor da renda no IRS?

As rendas pagas por habitação própria e permanente (pela casa onde fica a morada fiscal) são dedutíveis, sim.

CIRS, art. 85º, nº 1, alínea d)

Se sim, se por exemplo o valor da renda é 100/mensais. Coloco esses 100/mensais ou tenho de fazer outros calculos porque o meu companheiro tambem deduz?
Se o contrato está em nome dos dois, cada um pode deduzir a sua metade. Não se esqueçam que têm que ter recibos que comprovem a vossa metade, não podem os recibos estar em nome do outro (mas podem estar em nome dos dois).
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead