José Cardoso

e-fatura

20 publicações neste tópico

Tenho várias faturas dos Hipermercados " Continente " desde janeiro de 2015, com o meu NIF e não sei qual o motivo porque não estão registados no e-factura. O que devo fazer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(Tem havido algumas queixas do Continente... será algo recorrente?)

Podes registar as faturas manualmente, indicando os dados principais. Guarda as faturas em papel - servem como comprovativo, caso a AT te peça para comprovares os dados que inseriste manualmente. Só os deves deitar fora ao fim de 5 anos ou caso entretanto o continente meta as faturas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde Janeiro?

Eu tenho duas de 2014...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É recorrente no continente. De Janeiro de 2014 a Fevereiro de 2015 tive que registar manualmente cerca de 19 facturas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Omite-se uma aqui e uma ali e assim se foge ao fisco... e ainda dizem que os grandes comerciantes não fogem ::)

(imagino que seja mais uma questão de estarem a ser comunicadas como se não tivessem o número de contribuinte e não uma questão de fuga aos impostos; mas mesmo assim, têm que corrigir isso).

Era engraçado as pessoas começarem a deixar de ir ao continente por causa dos problemas com a faturação :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Pelo jeito não fui só eu que tive que registar facturas do continente.  Também já registei algumas, mas fiquei com uma dúvida -as facturas do hipermercado cuja quantia parte ou na integra seja paga com o cartão de continente, o Iva correspondente a esse valor também para o IRS ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que sim. O cartão de continente é considerado um meio de pagamento. Um coisa é quando há um desconto imediato na fatura, que reduz o montante final. Outra coisa é um cartão da loja que serve como meio de pagamento, que é aplicado quando já há uma soma final das compras.

Pelo menos é esta a interpretação que faço do que aparece nos talões. Por acaso nunca experimentei pedir NIF numa deste tipo, mas é o que faz mais sentido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pelo jeito não fui só eu que tive que registar facturas do continente.  Também já registei algumas, mas fiquei com uma dúvida -as facturas do hipermercado cuja quantia parte ou na integra seja paga com o cartão de continente, o Iva correspondente a esse valor também para o IRS ?
Isso levanta uma questão muito interessante: as faturas que tiveram que ser inseridas manualmente foram pagas com o cartão continente?

Para mim até faz sentido que só seja faturado aquilo que o consumidor efetivamente paga. É, aliás, o que acontece quando se compram produtos com desconto - o que vem na fatura para pagar é o valor final.

Eu até percebo que a fatura não apareça se foi totalmente paga com o cartão continente (de qualquer forma, a fatura tem de vir com valor zero). Agora, se foi só parcialmente paga com o cartão, devia aparecer pelo menos qualquer coisa no eFatura...

EDIT: também vejo sentido na interpretação do Rui... será que o Continente se está a entender com as finanças quanto a essas faturas e é por isso que ainda não apareceram?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso levanta uma questão muito interessante: as faturas que tiveram que ser inseridas manualmente foram pagas com o cartão continente?

Não, eu não tenho cartão continente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sou mais uma do grupo "então não é só a mim que esta situação está a acontecer".

em janeiro tive que registar uma ou duas faturas. mas relativamente ao mês de fevereiro foi um exagero, só tinha uma fatura inserida de um total de nove

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão das facturas do Continente é curiosa e complicada de compreender...

Na semana passada fiz o pagamento integral de uma compra lá (cerca de 10 euros, depois de aplicados os descontos directos dos produtos em promoção) com o saldo que tinha no cartão Continente e pedi a factura com o NIF. A empregada da caixa disse logo que a factura ia sair a zeros... Eu disse-lhe para meter o NIF de qualquer maneira porque queria ver isso com os meus olhos, pois a meu ver o método de pagamento (seja o saldo do cartão, seja vale de alimentação, cartão de débito, etc) não deve influenciar o valor da factura da mesma.

Para minha surpresa, e até agora não consigo encontrar uma razão, vinha algo do tipo:

Valor Compras: 10 euros

Pagamento Cartão Cliente: - 4 euros

Total: 6 euros

Pagamento Cartão Continente -6 euros

Foi facturado com NIF somente os 6 euros, apesar dos 10 euros terem sido todos pagos com o saldo do Cartão Continente. Não sei se terá a ver com o acumular de descontos com a Galp, ou algo assim...

PS - Há dias deparei-me com um memorando da Autoridade Tributária acerca deste assunto, mas não cheguei a lê-lo com atenção. Deve haver algum regime de excepção/ajuda aos pobres hipermercados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Não entra no efatura, porque já entrou anteriormente por um valor superior.

Logo devem ter cuidado ao comprar livros escolares e medicamentos. Nunca descontem o saldo porque se não não vai para o portal a parte paga com o saldo do cartão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguns funcionarios do continente estão a explicar isto aos clientes, e tem lógica.

Fazem a 1ª compra por 50€ com 5o% em cartão, a fatura vai ser emitida por 50€ e é este valor que vai para o portal.

De seguida voltam a comprar mas desta vez 25€ e pagam com o saldo do cartão, acham que devia ir este valor para o efatura?

A tatica é comprar com desconto nos livros escolares e medicamentos e abater o saldo na compra de mercearia, é que atingir os 250€ dos GGF é fácil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

uma notícia relacionada com este assunto - «"Erro técnico" impede Continente de comunicar facturas ao Fisco»

http://economico.sapo.pt/noticias/erro-tecnico-impede-continente-de-comunicar-facturas-ao-fisco_216050.html

Portanto, nem o Continente nem o fisco deram pelo "erro técnico", foi preciso haver denúncias dos clientes...

As comunicações via eFatura já são obrigatórias há mais de um ano. Será que o Continente não se tinha apercebido, nesse espaço de tempo todo, que os totais reportados pelo sistema eFatura não coincidiam com os da sua contabilidade? Ou será que o "erro técnico" já vinha do sistema de contabilidade?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

uma notícia relacionada com este assunto - «"Erro técnico" impede Continente de comunicar facturas ao Fisco»

http://economico.sapo.pt/noticias/erro-tecnico-impede-continente-de-comunicar-facturas-ao-fisco_216050.html

Vinha aqui publicara notícia mas parece que foste mais rápido :)

Acho graça ao "erro técnico" e ao facto de mencionarem que só existem 60 casos. Só da minha família conheço pelos menos 5 casos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Acho graça ao "erro técnico" e ao facto de mencionarem que só existem 60 casos. Só da minha família conheço pelos menos 5 casos...

O que diz na notícia é que os 60 casos foram os que se deram ao trabalho de reclamar junto do Continente...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As facturas que aparecem no e-factura por seleccionar a categoria a que pertencem entram para o sorteio dos carros?

Ou é preciso primeiro seleccionar a categoria para depois poderem entrar no sorteio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que contam para o sorteio independentemente de terem sido categorizadas ou não (isso é fácil de confirmar - basta deixar uma fatura por catalogar e ver se aparece referida em algum cupão).

No entanto, só entram no sorteio as faturas passadas em nome pessoal. Quem tem atividade por conta própria, para além da categoria tem de indicar se a despesa foi feita em âmbito pessoal ou no âmbito da atividade. Só devem ser atribuídos cupões para o sorteio do carro depois de isso acontecer, imagino eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead