Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Laossep

Heranças - IMI

2 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de perceber o seguinte:

O meu falecido pai, era herdeiro de umas casas de um irmão (que nunca fizeram partilhas, por decisão comum a todos os herdeiros).

Entretanto, quando o meu pai faleceu, os seu herdeiros (3 filhos e esposa) quando declararam o imposto de selo, também colocaram a quota-parte que lhe pertencia relativamente a essa herança.

Foi feita também a habilitação de herdeiros com base nesse imposto declarado às finanças...

Agora quando chega o IMI ao cabeça de casal (neste caso à minha mãe), para além de outros bens imóveis que eram na sua totalidade deles, também vem todas as frações relativas a essa tal herança do meu pai.

Gostaria de saber se é normal este procedimento, porque até à data, nunca se pagou IMI dessa herança.

Era sempre paga por cabeça de casal (naquele caso o meu tio).

Muito obrigada

Fico a aguardar resposta

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O meu falecido pai, era herdeiro de umas casas de um irmão (que nunca fizeram partilhas, por decisão comum a todos os herdeiros).

Entretanto, quando o meu pai faleceu, os seu herdeiros (3 filhos e esposa) quando declararam o imposto de selo, também colocaram a quota-parte que lhe pertencia relativamente a essa herança.

Foi feita também a habilitação de herdeiros com base nesse imposto declarado às finanças...

Agora quando chega o IMI ao cabeça de casal (neste caso à minha mãe), para além de outros bens imóveis que eram na sua totalidade deles, também vem todas as frações relativas a essa tal herança do meu pai.

Gostaria de saber se é normal este procedimento, porque até à data, nunca se pagou IMI dessa herança.

Era sempre paga por cabeça de casal (naquele caso o meu tio).

Pode ser gralha (por exemplo, a tua mãe por ser cabeça de casal, pode estar a apanhar com tudo) ou pode ser assim, não sei dizer.

Confirmem com o teu tio se a notificação dele foi deduzida da vossa parte. Se ele estiver a ser notificado para pagar tudo alguma coisa está certamente mal e devem contactar as Finanças o quanto antes para ver o que é preciso fazer para corrigir.

Em qualquer caso, quando os herdeiros começam a falecer, e a sua quota parte repartida por muitos mais, talvez seja altura de fazer as partilhas? É que se já chega a haver complicações com partilhas entre irmãos, quando começa a ser entre primos nem se fala... E também simplificam a vida ao vosso tio, que deixa de ter de administrar a herança toda e fica só com a parte que lhe tocar...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0