Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Artur do Carmo

Declaração de IRS por venda de casa

4 publicações neste tópico

Bom dia a todos

Após a morte do meu pai não houve partilhas e a herança ficou indivisa. A minha mãe é cabeça de casal e há mais irmãos.

O ano passado vendemos uma casa, cujo pagamento não foi efetuado pois foi acordado que o comprador teria cinco anos para o fazer, pagando, entretanto, juros por cada mês até à liquidação completa da compra.

A minha questão é: o que devemos declarar para o IRS uma vez que nenhum de nós recebeu "um escudo" que seja?

Agradecido por qualquer esclarecimento.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não receberam vocês mas recebeu a herança e tocar-vos-á quando fizerem as partilhas... portanto, na prática receberam, ainda não quiseram foi "tomar posse".

Devem declarar a vossa quota parte nos rendimentos que a herança teve. A cabeça de casal deve entregar a cada herdeiro uma declaração para esse efeito. Deve também apresentar contas sobre a herança anualmente.

Podem avançar com as partilhas, mesmo que parciais, se assim o entenderem (eventualmente, para simplificar a venda, pode valer a pena esperar que esta se concretize).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

Só quero esclarecer que nem a herança recebeu qualquer pagamento (ainda) nem cada um de nós individualmente.

Em meu entender, a venda foi efetuada, apesar de não ter sido feito qualquer pagamento. Por isso, cada um de nós deve ter de declarar o respectivo valor que virá a receber. Será assim ou não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ele ainda não pagou nenhuns juros, então não há nada a declarar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0