dark_nc

Duvidas IRS Entidades Bancárias

4 publicações neste tópico

O meu salário é baixo por isso não desconto para o IRS. Tenho alguns produtos de poupança em entidades bancárias e tenho sempre a mesma dúvida ao entregar a declaração de IRS. É obrigatório que esses valores estejam reflectidos na declaração?

- Subscrevi um Fundo (Depósito de valores mobiliários). Como não estava a dar a rentabilidade desejada fiz o resgate. É preciso mencionar na declaração? Se sim, onde?

Tenho dois PPR's no mesmo banco. Um desses PPR'S aparece automáticamente no anexo H - quadro7, o outro não.

Se não declarar estou a prejudicar-me? É a mesma coisa que por exemplo ter despesas de saúde e não as declarar? Como não faço retenção, na prática será indiferente.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O tipo de produtos que descreves não é obrigatório declarar - à partida a poupança já pagou imposto com retenção na fonte e o PPR dá direito a dedução à coleta - que obviamente ninguém é obrigado a pedir e, mesmo pedindo, sem coleta não há onde deduzir, como dizes.

No entanto, no teu caso, pode valer a pena declarar isso tudo - como tens baixos rendimentos, o teu escalão de IRS tem uma taxa inferior àquela a que as poupanças pagaram imposto. Isso, em conjunto com as deduções do PPR ou de despesas de saúde, por exemplo, provavelmente fará com que recebas o reembolso da totalidade do imposto retido na fonte.

O anexo para os rendimentos de capital apenas está disponível na 2ª fase. Apenas uma nota - se optares por englobar esse tipo de rendimentos, tens de garantir que englobas todos os rendimentos cujo englobamento é opcional (juros recebidos, fundos de investimento, rendas recebidas, etc)

Quanto ao facto de só te aparecer um PPR é estranho - tenta perceber junto do banco qual a diferença entre os dois produtos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um deposito a prazo de 10.000€, as taxas euribor não estão grande coisa por isso o rendimento é baixo, mas mesmo assim 28% vai para o estado, certo? É possivel conseguir receber esse valor?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Tenho um deposito a prazo de 10.000€, as taxas euribor não estão grande coisa por isso o rendimento é baixo, mas mesmo assim 28% vai para o estado, certo? É possivel conseguir receber esse valor?
Possível é. Sobretudo se não tens outros rendimentos e tens deduções a fazer.

Basicamente, se optares pelo englobamento desses rendimentos, eles são taxados como se de um salário se tratasse, por exemplo. Com valores tão baixos, ficas no primeiro escalão onde a taxa de imposto é bem inferior aos 28%. Se, em cima disso, tiveres despesas dedutíveis a apresentar, provavelmente recebes a retenção na fonte toda de volta.

Apenas uma nota: a opção pelo englobamento implica englobar todos os rendimentos sujeitos a essa opção (grosso modo, tudo aquilo que está sujeito a taxas liberatórias como os juros dos depósitos a prazo, juros de certificados de aforro ou do tesouro, swaps, operações cambiais, rendas recebidas, lucros de empresas, etc). Por via das dúvidas pede uma declaração às instituições com quem tens contact para ter a certeza que não te esqueces de nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead