Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante mariacarmo

dúvida no simulador irs 2014

4 publicações neste tópico

Boa noite:

quando o meu pai faleceu em 2008 não fizemos a divisão da herança (eu, a minha mãe e a minha irmã). A minha mãe vendeu uma casa desta herança.

no anexo G cat G, a data de aquisição do imovel devo colocar o ano em que os meus pais compraram a casa ou o ano em que o meu pai faleceu? é que a diferença no simulador é muito grande.

Atentamente

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O ano em que o teu pai faleceu. E o valor de aquisição é o valor patrimonial do imóvel a essa data também.

Já a tua mãe, se era comproprietária do imóvel, pode ter de declarar duas parcelas - a parte dela (50%?), com a data de aquisição da data em que a compraram e o respectivo valor por que a compraram; e a parte herdada (16,67%?) com a data em que ficou viúva e o valor patrimonial nessa data. Mas convém confirmar se a casa era mesmo metade dela ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite:

agora surgiu uma nova dúvida, à morte do meu pai a casa como não estava avaliada pelas regras do IMI teve de ser avaliada. Assim, o valor de aquisição será o desta avaliação? encontrei este artigo da deco:

Calcular o valor dos bensPara apurar o valor sujeito a imposto, o fisco tem em conta a natureza dos bens ou direitos transmitidos, entre outros. Nos bens imóveis (casas, etc.), será tido em conta:o valor patrimonial tributário, segundo as regras do IMI, inscrito na matriz na data da transmissão;

• nos prédios omissos, inscritos sem valor patrimonial ou não atualizado pelas regras do IMI, o determinado por avaliação ou o declarado, consoante o que for maior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é o valor da nova avaliação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0