Visitante BrunoAndrade

IRS com Rendimentos estrangeiro

4 publicações neste tópico

Boas,

Sou residente fiscal em Portugal mas mudei-me para Espanha em Out 2014. Para a declaração anual de IRS 2014, vou ter dois tipos de rendimentos:

- Salários em PT (Janeiro-Setembro)

- Salários em ES (Outubro-Dezembro)

No entanto, dos salários que tive até Dezembro não descontei IRS espanhol, apenas Seg Social (não sei ao certo porquê?). Agora ao fazer a declaração de IRS portuguesa, usando o Anexo J, reparei que o total a pagar sobre esses rendimentos é enorme - cerca de 40% do total!A minha pergunta é: ainda que seja residente fiscal em Portugal, alguém sabe se há forma de declarar esses rendimentos relativos a 3 meses "legalmente" no IRS espanhol, evitando esta escabrosidade de taxação?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se passaste mais de metade do ano em Portugal és tributado como residente. Como tal, são tributados os teus rendimentos obtidos cá e também os obtidos fora do país.

Não tens volta a dar.

A única forma de pagar menos cá, seria teres pago imposto em Espanha (não sei se tens de entregar aí a declaração ou não), que poderias deduzir ao imposto a pagar cá. Mas irias sempre acabar por pagar o mesmo...

Já agora, a taxa paga sobre os rendimentos espanhois é a mesma que sobre os rendimentos portugueses...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Imaginem que vou para o UK durante uns meses, de forma a ganhar algum dinheiro, mas depois volto a Portugal para estudar. Sou obrigado a declarar o que lá ganhar, juntamente com o IRS dos meus pais? De referir que nunca tive rendimentos até então.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Imaginem que vou para o UK durante uns meses, de forma a ganhar algum dinheiro, mas depois volto a Portugal para estudar. Sou obrigado a declarar o que lá ganhar, juntamente com o IRS dos meus pais? De referir que nunca tive rendimentos até então.

ora aqui está uma dúvida interessante. Eu diria que se passaste mais de metade do ano fora do País, sendo considerado não residente, não declaravas. mas como os teus pais é que são os titulares, e vão meter a declaração como residentes, diria que tens de declara,  no anexo J. ou declarar sozinho, como não residente.  Uma dúvida a esclarecer com as finanças...

Garantidamente, se passares menos de metade do ano fora, tens de declarar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead