Dav7

O meu primeiro IMI

27 publicações neste tópico

Recebi o IMI para pagar pela primeira vez, mas fiquei bastante surpreendido...pela positiva!

Achei o valor muito baixo, ainda pensei que por algum motivo fosse só uma prestação, mas é mesmo o valor total a pagar este ano.

Fiquei com vontade de tentar saber o porque junto do apoio ao contribuinte, mas todos me dizem para pagar e não fazer perguntas, porque se estiver mal o problema não foi meu.

O que me aconselham a fazer?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Começa por fazer o cálculo do valor a pagar - vai à caderneta predial ver o valor patrimonial do imóvel (tens a versão mais recente no portal das finanças); e procura a taxa de IMI praticada pelo teu município. Depois é só multiplicar. Às tantas tu é que não tinhas a real noção de quanto devias pagar de IMI ;)

Caso o valor seja realmente muito diferente podes sempre perguntar às Finanças. Mas eu também provavelmente ficava calado  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Começa por fazer o cálculo do valor a pagar - vai à caderneta predial ver o valor patrimonial do imóvel (tens a versão mais recente no portal das finanças); e procura a taxa de IMI praticada pelo teu município. Depois é só multiplicar. Às tantas tu é que não tinhas a real noção de quanto devias pagar de IMI ;)

Caso o valor seja realmente muito diferente podes sempre perguntar às Finanças. Mas eu também provavelmente ficava calado  ::)

Verifique o ano em que o imóvel foi avaliado pelas finanças... A "diferença", a existir, pode estar ai!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Obrigado aos dois, fazendo esse cálculo eu devia ter pago... o dobro!
Será que só tens metade da casa? Há mais algum proprietário?
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado aos dois, fazendo esse cálculo eu devia ter pago... o dobro!

:-X

Importa-se de disponibilizar os valores em causa?

Valor patrimonial -

ano de avaliação -

taxa do municipio -

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Será que só tens metade da casa? Há mais algum proprietário?

Não, sou o único proprietário.

Importa-se de disponibilizar os valores em causa?

Valor patrimonial -

ano de avaliação -

taxa do municipio -

Gostava de fazer isso para esclarecer com a vossa ajuda, mas só o poderei fazer em privado, são dados que não quero partilhar publicamente na internet!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Compreendo que não queira partilhar essa informação publicamente, mas nesse caso escusava de abrir este tópico. Ninguém aqui é bruxo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de fazer isso para esclarecer com a vossa ajuda, mas só o poderei fazer em privado, são dados que não quero partilhar publicamente na internet!

Sendo único proprietário, parece-me que se justifica a resposta aos valores em causa.

Não creio que a AT se "engane" nos cálculos com essa ordem de grandeza...

Disponha!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Compreendo que não queira partilhar essa informação publicamente, mas nesse caso escusava de abrir este tópico. Ninguém aqui é bruxo.
Há respostas que podem ser dadas sem se conhecerem os valores... às vezes vale a pena tentar, pode-se sempre descobrir qualquer coisa...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com a ajuda do pessoal aqui do fórum, fiquei a saber que posso consultar a caderneta no portal e como fazer o cálculo :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com a ajuda do pessoal aqui do fórum, fiquei a saber que posso consultar a caderneta no portal e como fazer o cálculo :)

Ainda bem. Mas teria sido mais simples perguntar:

"Não sei calcular o IMI. Como é que se faz?" ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com a construção de 1 imóvel em 2008, não teria de pagar IMI este ano?

Ainda não recebi nada das finanças....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Já agora (devia ter começado logo por aqui), o notificação de pagamento não explica como foi obtido o valor?
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com a construção de 1 imóvel em 2008, não teria de pagar IMI este ano?

Ainda não recebi nada das finanças....

Não foste apanho pelo alargamento para 8 anos de isenção?

Creio que na caderneta predial diz até quando é a isenção...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Não foste apanho pelo alargamento para 8 anos de isenção?

Creio que na caderneta predial diz até quando é a isenção...

Exato, já encontrei um documento, que refere 2007 a 2014, inclusive. Estava a contar pagar este ano, pelo que sabe bem não pagar  ;D

Para o ano quanto vou pagar? valor patrimonial = 60.610.00

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Depende da taxa que o teu município fixar este ano. Pode ser entre 0,3% e 0,5%. Depois é só multiplicar a taxa pelo valor patrimonial - dá entre 181,83€ e 303,05€ (acima dos 250€ é paga em 2 prestações).
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Depende da taxa que o teu município fixar este ano. Pode ser entre 0,3% e 0,5%. Depois é só multiplicar a taxa pelo valor patrimonial - dá entre 181,83€ e 303,05€ (acima dos 250€ é paga em 2 prestações).

Este ano a taxa está nos 0,5%, vou pagar já em abril de 2016? os 303.05?

Estando o valor patrimonial dividido por 2, será que vem tb dividido pelos 2 para pagar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exato, já encontrei um documento, que refere 2007 a 2014, inclusive. Estava a contar pagar este ano, pelo que sabe bem não pagar  ;D

Atenção a dois aspetos a ter em conta.

Se a avaliação patrimonial foi efetuada há mais de 3 anos, está na altura de pedir uma nova avaliação. Só pela idade do imóvel é natural que o seu valor diminua algo... e consequentemente o valor do IMI a pagar!...

Se os seus rendimentos são inferiores a 15295€ e uma vez que o valor patrimonial do imóvel é inferior a 66500€ (desde que seja habitação própria e permanente), reune as condições para pedir isenção de IMI!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Atenção a dois aspetos a ter em conta.

Se a avaliação patrimonial foi efetuada há mais de 3 anos, está na altura de pedir uma nova avaliação. Só pela idade do imóvel é natural que o seu valor diminua algo... e consequentemente o valor do IMI a pagar!...

Se os seus rendimentos são inferiores a 15295€ e uma vez que o valor patrimonial do imóvel é inferior a 66500€ (desde que seja habitação própria e permanente), reune as condições para pedir isenção de IMI!...

foi em 2007, mas o rendimento dos 2 é mais do que 15295€....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

foi em 2007, mas o rendimento dos 2 é mais do que 15295€....

E não houve uma avaliação em 2012?

Sendo assim, ainda tem a hipótese 1 para diminuir o valor do IMI a pagar no próximo ano.

Preencha o modelo 1, em duplicado, com o auxilio da sua caderneta predial e entregue na sua repartição de finanças. Depois, deve aguardar pela nova avaliação!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E não houve uma avaliação em 2012?

Sendo assim, ainda tem a hipótese 1 para diminuir o valor do IMI a pagar no próximo ano.

Preencha o modelo 1, em duplicado, com o auxilio da sua caderneta predial e entregue na sua repartição de finanças. Depois, deve aguardar pela nova avaliação!...

Não sei dizer...

Mas qual o valor que vou pagar em 2016? valor de 60.610... taxa a 0.5%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

Não sei dizer...

Mas qual o valor que vou pagar em 2016? valor de 60.610... taxa a 0.5%

Se nada fizer e se a taxa do seu municipio se mantiver, deverá pagar 303,05€ (já lhe referiram este valor) em duas prestações. Uma em abril e outra em novembro.

Se fizer o pedido da avaliação do imóvel, gratuito, é provável que venha a pagar menos IMI.

A decisão é sua!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Só uma nota - agora já não é preciso pedir a isenção do IMI por baixos rendimentos. O fisco atribui-a automaticamente quando se verificam as condições para ter direito (tem é que se meter a declaração de IRS a tempo e horas).
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se nada fizer e se a taxa do seu municipio se mantiver, deverá pagar 303,05€ (já lhe referiram este valor) em duas prestações. Uma em abril e outra em novembro.

Se fizer o pedido da avaliação do imóvel, gratuito, é provável que venha a pagar menos IMI.

A decisão é sua!...

obrigado

E quanto a estar dividido por 2?

Estando 30k +/- por cada um, será que vem 150€ a pagar em abril? Assim teremos que pagar de uma só vez...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor