Lvsitano

Divergência de valores da empresa e AT

2 publicações neste tópico

Recebi a declaração de IRS de 2014, e o valor que a empresa declara de redimentos é menor do que aquela que está pré-preenchida na declaração da AT, e ainda é uma boa diferença. Tenho os recibos, e gostaria de verificar se o erro é no valor que a empresa me forneceu ou do que declararam à AT.

A Contabilidade diz que não sabe de nada, e basicamente manda-me desenrascar-me.

O que me disseram foi que tenho que verificar pelos recibos. O valor retido para IRS e contribuição para a Segurança Social estão corretos, apenas o valor dos rendimentos é divergente.

Para calcular o valor dos rendimentos o que utiliza. Sei que há rendimentos que não estão sujeitos a IRS, penso que esses não contam para o cálculo.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem números é difícil ajudar - há tanta coisa que pode vir num recibo de vencimento...

Basicamente sugiro a seguinte abordagem:

* tentar apurar primeiro para cada recibo qual deve ser a base tributável que serviu de cálculo à retenção na fonte (T = RF / taxa)

* à partida, o rendimento tributável devia ser a soma de todas essas parcelas

* tentar apurar de que forma foi feita a soma para obter o valor comunicado pela empresa - foram consideradas algumas das parcelas que deviam estar isentas? Em caso afirmativo é chamar a atenção disso à contabilidade.

* se nada parecer onduzir àquela soma, ter em atenção que há casos que são apenas parcialmente tributáveis. Por exemplo, o subsídio de alimentação apenas é isento até um determinado valor, acima disso paga imposto.

Se nada parecer bater certo, vai às Finanças, com todos os comprovativos, para desempatar. No limite, podes corrigir os valores da declaração e depois são chamados para uma das partes acertar as contas - aí cada um vai ter de apresentar comprovativos para defender a sua declaração. Se te derem razão quando fores às Finanças, podes avançar com os teus números com alguma segurança, depois quem tem de se desenrascar é a contabilidade da empresa...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead