camisola25

Dúvida IRS 2015 - Pai / Namorada

3 publicações neste tópico

Boa noite,

Fui Pai em Fevereiro de 2014.

Nessa altura eu e a minha namorada assumimos a mesma morada fiscal. Penso que ainda não somos considerados em "união de facto".

A minha questão é que não sei como hei de fazer o IRS de 2015.

Podemos fazer em conjunto? Devemos fazer em separado?

Outra dúvida que tenho é que tive pela 1ª vez rendimentos prediais em 2014, pelo que terei que entregar a minha declaração mais tarde. A minha namorada como é que faz?

Agradeço as v/ opiniões.

Cumpts,

João

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só podem fazer a declaração em conjunto se estivessem casados ou depois de partilharem a mesma morada fiscal há mais de 2 anos (ou seja, só em 2017 poderão entregar a primeira declaração em conjunto, se o desejarem). Em qualquer caso podem sempre optar por entregar declarações em separado...

O vosso filho só pode constar como dependente numa das declarações - à partida compensará mais incluí-lo na daquele que tiver maiores rendimentos mas é uma questão de simularem os dois cenários.

Se por acaso pudessem meter a declaração em conjunto, teriam que metê-la mais tarde por causa dos rendimentos prediais. Metendo declarações em separado tu deves metê-la mais tarde e a tua namorada, se não tiver de meter nenhum dos anexos da 2ª fase, deve metê-la agora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Muito obrigado pela explicação.

Cumpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead