Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante pintainha

Dividas

4 publicações neste tópico

Bom dia. O meu assunto é o seguinte. Tenho varias dividas de 2007 a 2012. Algumas nem nunca mais ouvi falar, outras enviam cartas para pagamento. Estando eu desempregada, vivendo com os meus pais, os meus pais estão desempregados, sem receberem qualquer rendimento legal. A minha mãe vai fazendo umas limpezas e eu também mas não há provas de como recebemos aquele dinheiro. Tenho uma filha menor, da qual não recebo qualquer pensão de alimentos. A única coisa que recebo são perto de 43€ de abono. A casa onde vivemos é de uma herança do meu pai, mas que ainda não está em nome do meu pai, porque está tudo em tribunal ainda. Ameaçam nas cartas que se não pagar irá para processo judicial. Como resolver a questão das dividas? É que não tenho como pagar. As dividas prescrevem em quanto tempo? São créditos de consumo e dividas a operadoras móveis e televisão. Que encargos me podem trazer? Obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu diria para pedires insolvência, embora sem emprego talvez seja difícil (uma das condições costuma ser  a de manter o emprego - qualquer emprego - para ir pagando aos credores). Numa situação de insolvência ficas com as contas todas escrutinadas durante 5 anos mas depois, as dívidas que eventualmente não tenham sido pagas nesse espaço de tempo, desaparecem e começas tudo do zero novamente.

Pode valer a pena ir à Segurança Social pedir apoio judicial para te ajudarem a epxlorar esta alternativa.

Se não fizeres nada, a dívida vai aumentar, entre juros e comissões de não pagamento... por isso, quanto mais depressa tentares resolver isso, melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas as dividas não prescrevem? Eu já pensei na insolvência mas é necessário alguns €€€ para dar andamento ao processo, mesmo que tenhamos o advogado da Seg. Social. Mas durante os 5 anos teremos que pagar as dividas? é que uma amiga minha esta a tratar disso e diz que fica sem dividas nenhumas, mas se durante os ditos 5 anos tiver alguma coisa, retiram-lhe a insolvência. Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas as dividas não prescrevem?

Dependendo do tipo de dívida a prescrição pode levar muitos anos. E mesmo aí, se o credor te notificar para o pagamento da dívida e começar procedimentos judiciais começam a contar os prazos para esses procedimentos. Resultado, de prazo em prazo, podem passar decadas até uma dívida prescrever de vez. Mas podes sempre tentar invocar a prescrição, a ver o que te respondem.

Dívidas de comunicações prescrevem, salvo erro, ao fim de 6 meses (a menos, lá está, que o caso já tenha chegado a tribunal ou a penhoras). Os créditos creio que prescrevem ao fim de entre 10 a 20 anos.

Eu já pensei na insolvência mas é necessário alguns €€€ para dar andamento ao processo, mesmo que tenhamos o advogado da Seg. Social. Mas durante os 5 anos teremos que pagar as dividas? é que uma amiga minha esta a tratar disso e diz que fica sem dividas nenhumas, mas se durante os ditos 5 anos tiver alguma coisa, retiram-lhe a insolvência.
Não conheço o caso da tua amiga, não posso comentar. Mas a ideia é que haja um esforço para pagar as dívidas, sim. O administrador de insolvência designado para o caso, analisa os bens que a pessoa tem, o seu nível de vida e decide que bens são essenciais e qual é o mínimo de subsistência que a pessoa precisa. O resto dos bens é vendido e o que sobrar do salário vai sendo usado para pagar as dívidas, na medida do possível.

Isto é a teoria. Como cada caso é analisado indivudalmente, é possível que haja variações. Mas tem de haver sempre uma espécie de prova de boa fé ao longo dos 5 anos para que no fim o tribunal decrete a anulação das dívidas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0