nwbdan

Planear estratégia investimento para reforma a longo prazo

15 publicações neste tópico

Muito boa noite a todos,

Leitor assiduo a postar pela primeira vez.

Essencialmente sou jovem, 24 anos, em inicio de vida laboral, e a procura de racionalizar a minha estrategia de investimento para complemento a reforma.

Alem de fundos de caixa e de um fundo de emergencia equivalente a 6 meses de salario (que expandirei mensalmente ate atingir 1 ano de salario nos proximos 5-6 anos), pretendo poupar todos os meses cerca de 100-150€ com objectivo de obter um complemento de reforma que me permita ter o mesmo salario de inicio de carreira que tenho agora, corrigido para a inflaçao. A estimativa de €100-150 / mes baseia-se num retorno anual calculado de 5% acima da inflaçao ao longo de +/- 40 anos - bastante conservador portanto.

A duvida prende-se com o facto de ser um fa da teoria do investimento passivo ("lazy portfolios", etc) e gostar da teoria por detras dos fundos de indice.

1) Em Portugal, é possivel investir em fundos de investimento de indice ou a unica opçao que temos disponivel sao ETFs?

2) Se apenas houver ETFs, as comissoes de compra, guarda de titulos, etc, compensam para pequenos valores anuais? (estamos a falar de circa €2000 /ano).

3) Tenho conta corrente no BEST - para ETFs e com estes valores vale a pena mudar?

4) Em alternativa, conseguem aconselhar-me um conjunto de fundos de investimento nao-ETF que consigam mimetizar fundos de indice?

Prefiro fundos de investimento nao-ETF de qualquer forma e gostaria de ter uma alocaçao de +/-

75% acçoes

-- 75% EUA e 25% Global

25% Obrigaçoes

-- ? Global ?EUA

Nao tenho grande confiança pessoal no mercado Europeu considerado so por si e prefiro inclui-lo em fundos globais.

Aconselham algo diferente? - valorizo alternativas dado ser um investimento importante e querer definir uma estrategia a partida o mais solida possivel.

Desde ja, estou-lhes imensamente agradecido por qualquer ajuda que possam dispensar

Com os melhores cumprimentos,

nwbdan

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1) Penso que na Europa não existem fundos de investimento de índice, ou se existem são mesmo muito poucos. ETFs são mesmo os únicos veículos de investimento que nos estão acessíveis.

2) Escolhendo com cuidado a corretora e usando o menor número possível de ETFs até para valores pequenos é possível não sofrer muito com os custos. Temos agora uma corretora low-cost, a DeGiro, que cobra comissões na ordem dos 2€ por compra/venda de pequenos valores de ETF e não cobra guarda de títulos.

3) O Best é um bocado mais caro. Se o investimento inicial for bastante pequeno, penso que a alternativa low-cost acima referida pode sair mais vantajosa.

4) Pode ir ao tópico do TOP fundos de investimento. Mimetizar não será o termo mais correto, pois os fundos são de gestão activa e não passiva. Nunca será a mesma coisa, mas também não é assim TÃO diferente, pois tanto fundos e ETFs da mesma categoria terão certamente alguma sobreposição de carteiras.

Para começar com montantes pequenos, poderá ser uma boa hipótese começar com 1 ETF "tudo-em-1", que contenha ações e obrigações mundiais (embora provavelmente não nos pesos específicos de menciona). À medida que se vai acumulando capital, pode-se então separar em mais ETFs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boas,

por cá encontras alguns fundos indíce da Pictet

uso alguns enquanto não tenho capital para ETF

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, então pelos vistos existem.

Mas conseguimos ter acesso a eles de cá? Isto é, o BEST ou outra corretora negoceiam esses fundos sem as comissões de subscrição de 4.5% que aparecem na Morningstar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Best comercializa alguns fundos de indice, mas pelo que estive a ver é mais emergentes, china, india...

Europa e America a oferta no Best é algo (muito) limitada...

Mas nao é, de todo, verdade que nao existam fundos de indice... se procurarem no site da Vanguard, eles oferecem fundos de indice para a maioria dos indices mais importantes/relevantes.

Talvez se várias pessoas se mostrarem interessadas o Best passe a comercializar fundos da Vanguard. Eu tenho fundos de inidce da Vanguard para World Eq e UK Eq, mas em GBP e num broker no UK.

Ruicarlov, tu que pareces ser um dos grandes "defensores" dos ETF qual seria a tua opiniao se fosse possivel ter acesso a fundos de indice para os indices mais relevantes. Optarias por estes fundos em detrimento dos ETF? Sim/nao, porque?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, então pelos vistos existem.

Mas conseguimos ter acesso a eles de cá?

Se estão na mornignstar PT é porque existe alguma instituição que os comercializa cá. É uma questão de se procurar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O Best comercializa alguns fundos de indice, mas pelo que estive a ver é mais emergentes, china, india...

Europa e America a oferta no Best é algo (muito) limitada...

Mas nao é, de todo, verdade que nao existam fundos de indice... se procurarem no site da Vanguard, eles oferecem fundos de indice para a maioria dos indices mais importantes/relevantes.

Talvez se várias pessoas se mostrarem interessadas o Best passe a comercializar fundos da Vanguard. Eu tenho fundos de inidce da Vanguard para World Eq e UK Eq, mas em GBP e num broker no UK.

Ruicarlov, tu que pareces ser um dos grandes "defensores" dos ETF qual seria a tua opiniao se fosse possivel ter acesso a fundos de indice para os indices mais relevantes. Optarias por estes fundos em detrimento dos ETF? Sim/nao, porque?

Para quem começa uma carteira do 0 com pouco dinheiro são capazes de ser interessantes (se realmente não há qualquer comissão para comprar/vender). Á medida que o portfolio vai aumentando a diferença entre eles esbate-se do ponto de vista de custos de operação. Penso que a partir daí o que importa é o custo de gestão do fundo, o número de ativos e método de replicação. Por outras palavras, quase como se estivéssemos a comparar dois ETFs em vez de um ETF e um fundo.

Logo seria algo caso a caso, penso eu de que....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas com os fundos poderias rebalancear mensalmente, pois nao apresenta qualquer custo... E sim compra/venda nao apresenta qualquer custo, nao passa de um fundo normalissimo e normalmente apresentam menores custos de gestao, pois é um fundo de gestao passiva.

Para teres um exemplo, os fundos de indice da Vanguard no Axa Self Investors (plataforma no UK) tem custo de gestao anual entre 0.08% e 0.22% (com a maioria a andar nos 0.15%), nao sei se comparado com ETF continua a ser elevado mas parece-me bastante reduzido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para teres um exemplo, os fundos de indice da Vanguard no Axa Self Investors (plataforma no UK) tem custo de gestao anual entre 0.08% e 0.22% (com a maioria a andar nos 0.15%), nao sei se comparado com ETF continua a ser elevado mas parece-me bastante reduzido.

Era precisamente a este tipo de fundos a que me referia inicialmente, e efectivamente em Portugal não encontrei opções similares.

Uma vez que se trata de uma carteira de investimento a longo prazo queria ao máximo optar por veículos de gestão passiva, tanto minha como dos gestores dos respectivos (ie estrategias de indexação) porque não sei quando e durante quanto tempo posso manter a atenção necessária aos mercados para tomar decisões eficazes durante 40 anos. Actualmente disponho de tempo, num futuro próximo já não será tanto assim.

Se optasse por ETFs, na DeGiro, com circa 4 índices (+/- como acima) inicialmente com €1500-€3000 e com rebalanceamentos positivos (ie sem vendas, apenas compensando os desvios comprando os ETFs mais desvalorizados) de +/- €650-1000 a cada 6 meses, já compensaria optar por ETFs ou para estes valores compensam mais os fundos de investimento?

Adicionalmente, a protecção de €25.000 na DeGiro é real/efectiva?

Muito obrigado pelo input de todos até agora

Com os meus cumprimentos,

nwbdan

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que com a DeGiro no campo de jogo até esse montante pode ser investido em ETFs. 4 ETFs são cerca de 8€ de comissões de compra (0,2% de 3000€). Logo é uma percentagem perfeitamente aceitável de custos.

Em comparação, quando iniciei a minha carteira de ETFs no Best Trading Pro, paguei mais de 100€ de comissões, o que numa carteira bem maior (25000€) chegava aos 0.5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O preçário da DeGiro parece realmente convidativo.

O que me pôs a pensar alterar a estratégia de investimento:

ETFs para reforma - ie buy and hold a longo prazo, baseada em ETFs indexados, com rebalanceamento semestral

-- subscritos pela DeGiro

Fundos de investimento para investimento a prazo mais curto (para evitar custos de subscrição, guarda, etc etc)

-- subscritos pelo Best

Três questões:

1) Não consigo encontrar no preçário da DeGiro se têm custos de custódia ou o único custo é a comissão inicial

2) Que índices usariam nestes casos? Eu aprecio a dinâmica do SP500 nas acções, mas não tenho a certeza de que ETF escolher nas obrigações, nem tão pouco que índice devo preferir na Europa.

3) Uma vez que procuro (pelo menos inicialmente) apenas 3-4 ETFs, pelo menos um dos quais acções EUA, devo preferir ETFs currency-hedged ou não? Idealmente preferiria um pouco dos dois, mas com poucos ETFs, neste momento o que acham?

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1) A Degiro não tem custos de manutenção.

2) Para acções EUA uso o SP500, acções Europa uso o Eurostoxx 50.

Para obrigações uso o MTX e CC4 para governamentais e empresariais, respectivamente.

3) O facto de se ter ativos noutras moedas favorece a diversificação pelo que, a meu ver, hedge é desfavorável para a diversificação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Posso viver na Europa, mas se tivesse de construir uma carteira com poucos ETFs, olharia para índices mundiais que apanhassem EUA, Europa, Pacífico e Emergentes.

Uma vez que os EUA são 50% desses índices, já se ficava com uma boa exposição a esse país sem descurar os demais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem queira consultar no futuro este tópico, posso concluir que com a ajuda de todos os intervenientes no topico dos ETFs, optei por uma alocação final de:

60% iShares Core MSCI World UCITS ETF (EUR) - TER 0,2% - IE00B4L5Y983

20% db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF - 1C (LU0378818131)  (EUR) - HEDGED - TER 0.25%

20% Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - iBoxx $ Treasuries 10Y+ (DR) - FR0010961003

Agora avança-se para outro tipo de investimentos!

Obrigado a todos pela ajuda prestada.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead