mbarreto

IRS 2014 – Herança, Venda e Doação

1 publicação neste tópico

No ano de 2014 o meu pai faleceu em março, mas a minha mãe ainda continua viva.

Eu e a minha mãe fomos os únicos herdeiros, tendo sido efetuada em 2014 a respetiva habilitação de herdeiros, mas ainda não ocorreram partilhas. A minha mãe como cabeça de casal.

Ainda em 2014, um prédio urbano foi vendido e um prédio rústico foi doado ao meu filho. Em ambas as situações ocorreu uma escritura, respetivamente, de compra e venda e de doação.

Dos bens restantes da herança, ainda indivisa, não provém nenhum rendimento.

Eu sou trabalhador dependente e a minha mãe é pensionista.

Questões que agradeço que me esclareçam

Relativamente à minha mãe:

- A minha mãe vai apresentar uma declaração de IRS como viúva (Sim ou Não ???)

- No Modelo 3, a identificação do cônjuge falecido é efetuada no campo 7A (Sim ou Não???)

Relativamente à minha mãe e a mim próprio:

- Para além do Modelo 3, ainda são de apresentar o Anexo A (Trabalho dependente e pensões), Anexo G (Mais Valias e Outros Incrementos Patrimoniais) e o Anexo H (Benefícios Fiscais e Deduções).

Confirmam estes modelos ou ainda é necessário mais algum??? Se sim, qual ou quais os modelos???)

- No caso do imóvel urbano vendido, julgo que será o Anexo G (Sim ou Não????)

- Relativamente ao imóvel vendido resultante da herança, no anexo G, o valor da Aquisição corresponde ao valor patrimonial (Sim ou Não????)

- No caso do imóvel doado ao meu filho, qual o anexo a utilizar???? Ou não é necessário mencionar, uma vez que não se verificou a existência de mais valias????

Questão final

Onde entra o NIF da Herança no preenchimento do IRS??? Ou não entra em lado algum????

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor