anaritamgramos

Doações de imóveis - declaração IRS

4 publicações neste tópico

Bom dia,

Gostaria de pedir a vossa ajuda na seguinte questão:

- O meu pai era proprietário de um terreno numa aldeia e, em 2014, procedeu à doação do mesmo à Junta de Freguesia. Foi tudo tratado com o Notário e tem em sua posse a documentação que prova essa mesma doação. Contudo, foi-lhe indicado que deveria declarar essa doação na declaração de IRS. A minha questão prende-se com o anexo no qual deveremos referir a doação, visto ser um imóvel. Falaram-nos no anexo G. Contudo, pelo pouco que consegui perceber, este anexo diz respeito a alienações onerosas..

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não fui confirmar, mas vê se o anexo G1 se aplica.

Em último caso podes sempre enviar uma mensagem às Finanças a perguntar se é obrigatório declarar a alienação de um imóvel doado ou não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada!

Já estive a ver o anexo G1 mas penso que nenhum dos campos se aplica. Vou ficar a aguardar a resposta das Finanças, a ver se chega a tempo :)

Obrigada!

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Julgo que as doações relativas a esses tipo de bens não são necessárias declarar no IRS. É necessário pagar um imposto de selo, mas isso deverá ser a entidade que recebe esse bem a fazê-lo.

Seja como for, deve efetuar um pedido de esclarecimento numa repartição de finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead