Eliasg

Simulador de reforma da segurança social

2 publicações neste tópico

Recentemente descobri que o site da Segurança Social Directa tem um simulador da pensão de reforma.

Embora ainda me faltem quase 20 anos para atingir a data da reforma, resolvi, a título de curiosidade, efectuar uma simulação para a minha pensao de velhice.

Para o efeito coloquei a data de inicio em 2034 (data em que terei 66 anos e 2 meses, que é a idade actual de reforma), preenchi todos os dados solicitados e efectuei a simulação.

Com algum espanto verifiquei que o sistema indica que a Data normal de velhice é aos 68 anos e 4 meses.

Contactei a SS a solicitar esclarecimentos sobre isto, tendo recebido a seguinte resposta:

Relativamente ao seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que a mensagem que o Simulador apresenta se deve ao facto da informação se referir a um periodo de tempos mais longo, pelo que sugerimos que solicite a referida simulação da pensão utilizando outra das seguintes formas:

- Através do site da Internet, em: http://www4.seg-social.pt/pensoes

- Através da Segurança Social Direta.

- Dirigir-se aos Serviços da Segurança Social da área de residência e entregar o pedido de informação de cálculo do montante provável da pensão – MOD. CNP-06-V01-2013. Deve entregar fotocópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) e o Número de Identificação Fiscal.

- Dirigir-se ao Serviço Informativo do Centro Nacional de Pensões - Atendimento Geral de Pensões: Rua de Entrecampos, 57 r/c 1700-157 Lisboa Horário de atendimento por marcação prévia: 09:00H às 13:00H e das 14:00H às 16:00H. Podendo efetuar a marcação de atendimento presencial através do número 808 266 266.

Esta resposta não me esclareceu, Não percebo o que significa "a mensagem que o Simulador apresenta se deve ao facto da informação se referir a um periodo de tempos mais longo". Então e para o período normal não apresenta um cálculo?

As opções que me foram sugeridas não são viáveis - presencialmente está fora de questão porque os tempos de atendimento presencial na SS são enormes. Tentei ligar inúmeras vezes pelo número da SS Directa mas nunca obtenho resposta. Já tentei no site, mas obtenho sempre a mensagem que descrevi no início.

É certo que estou muito longe da reforma mas gostaria realmente de poder aceder a esta informação.Agradeço qualquer pista que ajude a ultrapassar esta dificuldade.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A legislação atual prevê que a idade para se reformar sem penalizações seja ajustada pelo factor de sustentabilidade. Basicamente, quanto maior a esperança de vida, mais tarde uma pessoa se deve reformar para ter direito à reforma por completo. Foi uma das alterações introduzidas ainda no governo Sócrates para tentar manter a sustentabilidade do sistema de segurança social.

O simulador provavelmente está a simular também a progressão da esperança média de vida e, assim, a prever que daqui a 20 anos, esta fará com que a idade para se reformar sem penalizações seja 2 anos superior ao que é atualmente (pessoalmente acho pouco).

Mais detalhes http://www4.seg-social.pt/pensao-de-velhice

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead