Rute Nascimento

Despesas saúde filho

4 publicações neste tópico

Bom dia, uma questão sobre os dependentes no IRS. Tenho um filho mas eu e o meu companheiro para todos os efeitos somos solteiros e não temos a mesma residência fiscal. Quanto às despesas de saúde do nosso filho, ambos podemos colocá-las no IRS relativo a 2014 (repartindo-as) ou apenas eu as posso colocar devido ao meu filho estar registado na minha residencia?

Tendo em conta que é o meu companheiro e pai da criança que paga estas despesas de saúde poderá ele inclui-las no seu irs 2014, mesmo tendo em conta que o nosso filho mora comigo?

Agradeço um esclarecimento.

Obrigada

Rute

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O dependente (e as respetivas despesas, claro) só podem constar numa das declarações.

Embora o CIRS não diga explicitamente que os dependentes têm de morar com os pais, eu diria que arriscam ter que ir explicar a situação às Finanças se declararem as despesas no IRS dele. Já tentaram fazer uma simulação para ver se faz diferença?

Agora já é tarde para atualizar a morada fiscal a tempo do IRS de 2014, mas não querem tratar disso agora, para evitar passar pelo mesmo no próximo ano?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas pelo facto do nosso filho não estar registado na morada fiscal dele, se é ele que efectivamente paga essas despesas não as pode colocar no IRS?

O seguro de saúde por exemplo é pago por ele também, até porque a apólice está agregada à dele. Também não pode colocar estas despesas para abater à colecta em sede de IRS?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que eu disse (e volto a repetir) é que o Código do IRS não diz explicitamente que os dependentes têm de morar com os titulares (é apenas usada a expressão de que os dependentes têm de estar à tutela dos titulares).

Mas não perdes nada em colocar a questão às Finanças - só de lá te pode vir uma resposta vinculativa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor