seonirc

Herança indivisa e doação duvidas

2 publicações neste tópico

boa tarde a todos

velho a este forum procurar alguma ajuda às minhas duvidas.

A minha situação é a seguinte: O meu avô faleceu e deixou algumas propriedades, entre as quais, um pequeno imóvel com um valor patrimonial de 20000€.

A Herança ainda está indivisa mas os herdeiros (o meu pai, o meu tio e a minha avó) pretendem doar-me este imóvel.

Alguém e sabe estimar os custos inerentes a esta operação?

que impostos e serviços de notariado terei de pagar?

nem sei por onde começar, nem onde me dirigir primeiro... lol

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

À partida será preciso pagar imposto de selo pela transmissão do imóvel (0,8%).

Se for uma doação, há ainda lugar ao pagamento do imposto de selo pelas doações que é de 10% - estarás isento disso no que diz respeito à parte da tua avó e do teu pai (porque as doações entre ascendentes e descentes estão isentas deste imposto) mas terás de o pagar pela parte do teu tio.

Há ainda os custos dos averbamentos no registo predial e os custos da escritura. Começa por ir ao notário, perguntar o que é preciso para a escritura. Vais precisar de ir ao registo predial também, e provavelmente às Finanças mas só depois da escritura feita... tipicamente há notários junto às conservatórias, por isso não deve ser difícil de encontrar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead