rsimoes71

Fiador

4 publicações neste tópico

Boa tarde, sou fiador de um colega meu na compra de uma casa, ele deixou de pagar há muito tempo e a casa esta penhorada com processo em tribunal, a minha duvida é se me podem penhorar bens tal como o carro e a casa que ainda estou a pagar?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Poder podem. Se isso acontecer tu podes invocar o benefício de excussão (não renunciaste a ele quando assinaste o contrato pois não?) e exigir que os bens do devedor sejam executados antes dos teus. Só se esses não forem suficientes para pagar a dívida é que vêm atrás dos teus outra vez...

Mesmos que executem os bens todos do devedor e venham aos teus podes sempre vir a exercer o teu direito de ser ressarcido por ele (mas isso tipicamente já vai envolver tribunais e tal; além disso se ele já não tinha mais bens para executar provavelmente também não os vai ter para te pagar a ti).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Poder podem. Se isso acontecer tu podes invocar o benefício de excussão (não renunciaste a ele quando assinaste o contrato pois não?) e exigir que os bens do devedor sejam executados antes dos teus. Só se esses não forem suficientes para pagar a dívida é que vêm atrás dos teus outra vez...

Mesmos que executem os bens todos do devedor e venham aos teus podes sempre vir a exercer o teu direito de ser ressarcido por ele (mas isso tipicamente já vai envolver tribunais e tal; além disso se ele já não tinha mais bens para executar provavelmente também não os vai ter para te pagar a ti).

Mas esses bens não são completamente meus, a casa estou a pagá-la ao banco, logo está hipotecada a esse banco e o carro estou a pagá-lo a uma empresa de crédito, mesmo assim podem tirar-me esses bens?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Mas esses bens não são completamente meus, a casa estou a pagá-la ao banco, logo está hipotecada a esse banco e o carro estou a pagá-lo a uma empresa de crédito, mesmo assim podem tirar-me esses bens?
Tu estás a pagar um empréstimo ao banco mas a casa é tua. Ou vais tentar convencer as Finanças de que é o banco que deve pagar o IMI da mesma? :)

Idem aspas com o carro, provavelmente.

O facto de haver uma hipoteca não quer dizer que o imóvel não pode ser penhorado... senão era ver toda a gente em risco de perder a casa a ir ao banco pedir uma hipoteca sobre a mesma...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead