casa1979

Alojamento Local

7 publicações neste tópico

Ola, vou tirar a licença de Alojamento Local (apartamento) para poder alugar o apartamento a curto prazo a turistas, mas tenho duvidas como declarar os rendimentos.  Como Não sou residente em Portugal estes vão ser os meus únicos rendimentos.

Para complicar, o apartamento esta em meu nome e em nome dos meus filhos. Somos 3.

Basta só um declarar todos os rendimentos?

A minha intenção e optar pelo regime simplificado do IRS.  (regime fiscal da prestação de serviços de alojamento). 

Estou há procura da maneira mais fácil de declarar os rendimentos sem necessitar  de um contabilista.  Fazer todas as declarações no portal das finanças. 

Será melhor declarar os rendimentos no Anexo B ou F?  Qual é aplicável no meu caso de aluguer de alojamento local a curto prazo?

No que diz respeito ao IVA, como os meus rendimentos vão ser inferiors a 10,000 euros tenho a idea que sou isento. 

Se a declaração for feita pelo anexo B, e preciso pagar "segurança social"? Como não resido em Portugal, e possível obter uma isenção?  Já pago algo semelhante a Segurança social no Canada.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

atençao que a minha opiniao é a minha opiniao e pode estar incorrecta!

Sobre declarar rendimentos?

B... nao escolhas o F!

F corresponde a arrendamente de imoveis... e nao é o mais correcto!

O B abres actividade nas finanças de alojamento temporario de turistas e juntas tudo no teu IRS (presumo que iras fazer IRS em portugal se alugares nao é?)

Sim, 1º ano poderás ser... a pergunta é: vais fazer mais de 10 000€ num ano?

bem... nao me recordo do tempo, mas tenho noçao que existe uma isençao do pagamento de segurança social de x tempo

Mas como estás fora de portugal nao sei se regras se aplicam

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também apontaria para abertura de atividade e preenchimento do anexo B.

Se tens atividade aberta cá, tens de pagar SS cá. A menos que os rendimentos não o justifiquem: http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-independentes . Ou que a SS considere os descontos no Canadá como motivo para isenção (mas isso só prguntando à SS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estão previstos rendimentos inferiores a 10,000 euros.

No que diz respeito ao Anexo B a opção para fazer declaração mais adequada parece ser a segunda:

prestações de serviços de actividade hotelarias.........

anexo_B.jpg

Se como não residente tiver de pagar SS, não faz sentido avançar com o arrendamento Alojamento Local (curto prazo) quando os rendimentos vao ser inferiores as 10,000 euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se como não residente tiver de pagar SS, não faz sentido avançar com o arrendamento Alojamento Local (curto prazo) quando os rendimentos vao ser inferiores as 10,000 euros.

Se os rendimentos forem inferiores a 2500€, deves ter direito à isenção. Mesmo que não tenhas isenção, se abrires atividade só quando precisas de passar um recibo e a fechares logo a seguir, só descontarias para a SS nos meses em que abres atividade. Se, por exemplo, só alugares a casa na época alta, daria poucos meses de descontos...

De qualquer forma não perdes nada em contactar a SS para esclarecer qual seria o teu enquadramento... até porque o sistema do Canadá te oferece cobertura aqui também enquanto fores residente aí...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

contacta a Seg Social...

é um assunto muito especifico.

Alias, tenta ver no site deles se nao existe algum pdf com explicaçoes para este caso por exemplo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas peço desculpa pela intromissão no fórum.. mas tenho questão relacionada também com AL mas sob outro ponto de vista.

Eu arrendo o meu apartamentoapartamento para férias, com aactividades aberta e declarado em anexo b, passa do os recibos pelo efatura.

Contudo à o ano passado tive a rentabilizar à comissão o apartamento de alguns familiares que este ano também estão a regularizar a sua situação e a começar a passar recibos. No entanto tenho um caso que é residente no estrangeiro e outro reformado que queria regularizar, mas a situação de abrir actividade quando são reformados ou nem irá apresentam cà complica.

Existe alguma maneira de a pessoa declarando o alojamento local ser eu a passar recibos ou a minha esposa, arcando mais tarde com a despesa em sede de irs Para contornar a situação?

Outra questão:Como tenho de fazer em caso de comissões visto não ser nenhuma agência, mas ser eu o responsavel pelo arrendamento mesmo sem ser o dono do apartamento?

Obrigado desde já a quem me possa trazer umas luzes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead