K.

Estratégia de poupança com recursos bancários

7 publicações neste tópico

Olá a todos,

Andei a averiguar imenso e a tentar aprender novas estratégias de poupança e sucesso financeiro.

Gostaria de saber como utilizam os vossos recursos bancários para poupar ainda mais, pequenos truques para aproveitar todas as pequenas percentagens que os bancos possam oferecer.

Por exemplo, aplicar o dinheiro em contas poupança ou depósitos a prazo? Fundos de investimento?

Utilizar todas as vantagens dos cartões de crédito com cashback.

Aplicar todo o salário num depósito de curto prazo, viver o mês do crédito e das suas pequenas vantagens e pagar depois a 100% podendo juntar os ganhos e as sobras numa outra conta.

Como fazem? Que estratégias utilizam?

Obrigado e espero que este tópico ajude muita gente a ser inteligente financeiramente!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não ha milagres e essas pequenas acções podem fazer alguma diferença, mas para mim não são o suficiente. Perder uma série de horas para ganhar mais 20€ num lado, 30 noutro, 40 noutro, €, para ao fim do ano ter mais 150€ ou 200€, se tanto?

Se uma pessoa quer aumentar o seu bolo financeiro para investir, ou para juntar tem de tomar medidas mais drásticas. E isso passa por tomar decisões, algumas que podem parecer chatas à primeira vista.

-Deixar de ter carro

-Disponibilidade e vontade para mudar emprego sem medos de mudança. Não faz sentido ganhar 600 se noutro lado nos pagam 900 pelo mesmo trabalho e numero de horas.

-Partilhar casa/procurar um negocio da china, por mais tempo que demore, que junte prestação fixa mas com contas incluidas

-Dividir internet com vizinhos

-Morar ao pé do trabalho (cortar nos transportes/refeições fora)

-So pagar por um serviço quando o nosso valor hora for usado para gerar rendimento muito superior ao que se paga pelo mesmo. (Limpezas domésticas/lavar roupa/etc)

-Gastar os objectos e não o dinheiro

-Gastar dinheiro no que pode gerar mais dinheiro. Livros tecnicos, formações, workshops, etc.

-Ser o melhor possivel na sua área de formação

-Procura constante em multiplicar as fontes de rendimento

Ha uns anos tomei a maior parte destas medidas, se não todas, e em poucos anos ganhei mais do que ganharia em qualquer fundo ou deposito e com risco ZERO. O nivel de poupança subiu tanto que nem sei dizer quanto ao certo.  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ha uns anos tomei a maior parte destas medidas, se não todas, e em poucos anos ganhei mais do que ganharia em qualquer fundo ou deposito e com risco ZERO. O nivel de poupança subiu tanto que nem sei dizer quanto ao certo.  :)

Sim, evidentemente a estratégia de poupança é muito importante. E é no dia a dia que se poupa.

Mas eu estou a referir-me neste tópico a recursos bancários vantajosos. Nomeadamente nome de bancos e de serviços. E pequenas estratégias que possam deixar-nos financeiramente um pouco mais felizes.

Por exemplo desde miúdo que tenho conta na CGD e não me parece uma boa estratégia, porque há locais onde me oferecem melhores condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, evidentemente a estratégia de poupança é muito importante. E é no dia a dia que se poupa.

Mas eu estou a referir-me neste tópico a recursos bancários vantajosos. Nomeadamente nome de bancos e de serviços. E pequenas estratégias que possam deixar-nos financeiramente um pouco mais felizes.

Por exemplo desde miúdo que tenho conta na CGD e não me parece uma boa estratégia, porque há locais onde me oferecem melhores condições.

Como as taxas andam meter um salario (1000€/1500€) a 3 meses na melhor das hipoteses vai dar para quase ires almoçar ao mcdonald's. BEST (3.25% promocional). Nos outros bancos nem para um café vai dar.

Na maior parte da banca nem com 40.000€ a render um ano num produto "sem risco" vais conseguir ir de férias quanto mais. Sinceramente não me parece que vás conseguir grandes "truques" aqui, porque simplesmente não há, nem compensa o tempo perdido. Mas pode ser que alguém saiba de algo, o que duvido.

Já agora, este miúdo considera a tua estratégia muito boa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que sugeres então? Conta poupança? Pelo risco que os depósitos possam ter?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que sugeres então? Conta poupança? Pelo risco que os depósitos possam ter?

Eu aconselho a:

-Investires no que conheceres

-Se tens duvidas nao investes

-De resto mete em produtos de capital garantido.

-os depósitos a partida não têm risco ate 100.000, mas para isso tens de ter depositos cobertos pelo fdg e não algo que te disseram que era parecido a um depósito.

Tens o money box do invest que da 1.25% numa conta a ordem. Isto mal cobre a inflação que está prevista para 2015, mas pronto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma visão um pouco diferente.

Se o objetivo é poupar para o longo-prazo, estou disposto a correr algum risco, abdicando de capital garantido. Naturalmente que uma parte do património estará sempre em depósitos a prazo e similares para o que der e vier. Mas uso outras estratégias para investir, como as que o Salvador gentilmente explicou neste tópico:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5605.0

Quanto a truques, aproveito os que posso, nomeadamente os cartões com cashback. Penso que poupo mais de 200€/ano com os cashbacks. Já escrevi alguns artigos some este tema: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/poupar-com-cartoes-de-credito-8129

Outro "truque" que utilizo é aproveitar o facto de ter baixos rendimentos declaráveis no IRS para optar pelo englobamento e recuperar uns bons euros de impostos cobrados sobre as minhas poupanças. Naturalmente que isto não está ao alcance de todos, mas nos casos em que é possível é uma boa ajuda: http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/englobamento-de-rendimentos-de-capitais-3851

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead