jamorim

Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

65 publicações neste tópico

34 anos

/ 90% em FI. Aproximadamente 50% em equity US, Europa, Globais e 50% em bonds soberadas e corporate

/ 5% em Produtos Estruturados Dual. 

/ 5% em Cash 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

31 Anos

27,74% (Fundos de Investimento)
               Pictet - Europe Index
               Pictet - USA Index

47,87% (Fundo de Emergência)

Caixa Fundo Monetário

24,39% Cash

No futuro pretendo aumentar o peso da distribuição nos fundos de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

24 anos

Fundo de emergência em DP no montepio

investimentos

100% ETF acções globais (IWDA)

espero reforcar mais uns anos o ETF e daqui a uns anos começar a investir em obrigações e assim sucessivamente quanto mais perto da altura de levantar  

investidor há 1 mês 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

27 anos

Empréstimos a empresas / individuais = 13%
Conta ordem = 5%
DPs =  9%
Obrigações = 10%
Bolsa = 23%
Imobiliário = 30%
Cota empresas = 9%

1. Se não der 100% é porque arrendondei valores.
2. Espero mudar bastante estes valores no fim do ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
3 hours ago, scpuser said:

27 anos

Empréstimos a empresas / individuais = 13%
Conta ordem = 5%
DPs =  9%
Obrigações = 10%
Bolsa = 23%
Imobiliário = 30%
Cota empresas = 9%

1. Se não der 100% é porque arrendondei valores.
2. Espero mudar bastante estes valores no fim do ano.

Tens um portefolio bastante interessante e diversificado que me deixou bastante curioso.
Se nao for pedir muito, podes entrar em mais detalhe na tua alocaçao de activos, como por exemplo que cotas de empresas possuis.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não está tão diversificado como eu quero, e planeio mudar muitas coisas (o imobiliário vai ficar sempre perto ou um pouco acima de 50 do meu património no longo termo, vou migrar dinheiros para fundos, retirar alguma coisa da bolsa, etc). Além de querer não ter mais de 50% em imobiliário, queria que o resto não passasse dos 10% em cada negócio e 20% em cada sector.

O que queres saber, quanto às empresas? (obviamente que não vou relevar quais são)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bolsa vs cota empresas?

obrigacoes vs empréstimos a empresas, pessoais.. 

Que actividade é essa doas empréstimos individuais? Isso é regulamentado? Paga impostos? É legal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
2 hours ago, scpuser said:

Ainda não está tão diversificado como eu quero, e planeio mudar muitas coisas (o imobiliário vai ficar sempre perto ou um pouco acima de 50 do meu património no longo termo, vou migrar dinheiros para fundos, retirar alguma coisa da bolsa, etc). Além de querer não ter mais de 50% em imobiliário, queria que o resto não passasse dos 10% em cada negócio e 20% em cada sector.

O que queres saber, quanto às empresas? (obviamente que não vou relevar quais são)

Nao queria saber quais sao, mas sim  se és socio de empresas nao cotadas em bolsa. E se esse é o caso, como é que tivesto acesso a esse tipo de investimento.
E também separaste obrigaçoes de emprestimos a empresas, existe alguma razao especial para isso?
Fiquei curioso, porque parecem investimentos que nao estao acessiveis à maioria dos investidores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
7 minutes ago, scpuser said:

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro emprestar dinheiro a 7%-10% ao ano, tenho mais casos mesmo a particulares.

Numa delas os co-donos são ex-colegas de curso. Mostraram-me o projecto porque precisavam de capital. Eu entrei porque acreditei no projecto. Tenho 20%.

Na outra foi numa feira de Venture Capital na Alemanha (só entram pessoas com convite). Acabei por comprar posição numa empresa que me pareceu excelente. Tenho 12%.

Estou a pensar vender a minha posição nas duas. A portuguesa já cresceu muito mais do que eu pensei, vou abordar os membros para venda da minha quota. A alemã ainda está em projecto e vou executar uma cláusula que me permite sair a perder "pouco". Na realidade até vou fazer isso esta semana (provavelmente na terça). Tenho muita sorte em ter esta cláusula, em 99% dos casos não é assim.

O problema destas empresas é que em cada 100 mil há uma que realmente explode. Na feira alemã eu queria comprar tudo, parecia tudo que ia ser o projecto de amanhã. Quando comprei a posição cheguei a casa e pensei "daqui a 3 anos sou milionário". Enganei-me redondamente. E atenção que o sector é exactamente a minha área, portanto a minha avaliação foi técnica e não emocional. É inacreditável o no. de produtos excelentes que falham o mercado por timing, serem demasiado à frente para o momento, etc.

Não aconselho isto a ninguém que não seja altamente especializado e conheça os projectos e pessoas por inteiro e mais ainda que conheça o mercado por dentro e por fora (eu não conheço). Caso contrário pode muito bem ser deitar dinheiro fora. Quero vender as minhas posições até mais pelo tempo que consome (ir a board meetings - muitas vezes por skype - é fácil. Difícil é pensar no voto que se dá a uma decisão estratégica. Random não funciona). Não aconselho este método a ninguém que queira ficar mais rico, talvez outras razões sejam válidas, mas enriquecer não.

Muito interessante a sua experiencia como investidor.

Eu também ja tive oportunidades para emprestar dinheiro a familiares com juros interessantes, mas decidi nao o fazer para evitar problemas com familiares caso surgissem problemas com os pagamentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também não empresto dinheiro a familiares, nem aceito ser fiador de nada. A amigos é um pouco diferente.

Quanto a esta empresa, apesar de serem meus amigos (não de "primeiro grau"), acreditei bastante no projecto (tanto é que a empresa cresceu bastante). Na minha ópica, emprestei ao projecto, não a eles.

Como investidor a caracteristica que mais me caracteriza é o panico de ter dinheiro parado. Eu quase que arrisco dizer que prefiro perder dinheiro num investimento de risco do que tê-lo parado. Para mim dinheiro parado é compactuar com ficar mais pobre. Já arranjei várias maneiras (todas legais, evidentemente) de o pôr a circular e era esse o objectivo quando entrei na feira de VC.

Editado por scpuser
1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

scpuser,

já quis comentar os teus posts mais cedo, mas não percebo porquê.. não aparecia a caixa para comentar (até enviei mensagem à administração), não sei se era do meu browser...mas enfim, parece que agora está tudo bem.

quero agradecer os teus posts que acrescentam valor ao fórum e servem de referência a outros investidores. Gostaria de fazer o mesmo que tu fazes, mas aqui em Portugal os ordenados são curtíssimos! No entanto partilho da mesma opinião, acho que o dinheiro deve estar SEMPRE a trabalhar. os DP servem apenas quando estamos indecisos, ou não há nennhuma oportunidade clara e evidente. Os DP não são um investimento, é mais um porto de abrigo para o nosso dinheiro.

Editado por maj.lraep
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado maj.Iraep.

O meu conselho para aqueles que, como eu, têm formação superior é mandarem-se para o estrangeiro por uns tempos (2-3 anos são suficientes). Não há muitos casos como Portugal no mundo: nós vivemos perto de países onde os salários são facilmente 3x maiores. Vão, opoupem o mais que possam (e olhando para trás eu podia ter poupado mais, basicamente fui poupando mais à medida que o tempo passou e o meu salário foi ficando maior... :P ) e invistam com sabedoria. Todos vamos perder dinheiro com investimentos (eu perdi bastante com o BES), o que importa é aprender e usar esse conhecimento no futuro para crescermos mais fortes. Todos os dias tento aprender mais e novas maneiras de investir. Por exemplo, ETFs era uma coisa que nunca tinha investigado e até é popular aqui no forum e parece-me ser uma excelente ferramenta. Aprender todos os dias.

A melhor das sortes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha alocaçao neste momento é a seguinte:

é um pouco diferente do normal, porque se encontra em processo de construçao. Em relaçao ao fundo misto, é o Invesco balanced risk allocation que tem uma estratégia de investimento baseada em "risk parity" que eu achei interessante e por isso decidi experimentar.

PS: Tenho 29 anos, e o objectivo do meu portfolio é ter um rendimento anual acima dos 5% com um drawdown maximo de 25%. 

Editado por Helder Silva
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não percebi, falas de cota de empresas, emprestar dinheiro a empresas, empréstimos pessoais, bolsa e obrigações, podes distinguir para eu perceber¿obg 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essas commodities, stocks e REIT estão encapsuladas em ETFs correcto? Acho que deves colocar tudo dentro de ETF no pie chart. Assim ficas com a ilusão que tens mais diversificação do que na realidade ela é (embora claro que o ETF deva ser deversificado).

O que queres dizer com um rendimento anual acima de 5%?

Quanto ao drawdown, eu sou mais apologista de limitar tudo a 9%. Isto depois de ter perdido muito dinheiro no BES. Tu consegues capacidade para entrar em Real Estate? Como ávido fan de real estate que sou, tenho que te aconselhar nesse sentido e matavas dois coelhos de uma vez só. Boa rentabilidade, mercado em expansão e diversificavas o portfolio (meras opiniões pessoais).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1 hour ago, Helder Silva said:

Em relaçao ao fundo misto, é o Invesco balanced risk allocation que tem uma estratégia de investimento baseada em "risk parity" que eu achei interessante e por isso decidi experimentar.

Esse fundo é terrivel. Não vejo hora de ele ficar verde para o vender. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Just now, daniel__ said:

Esse fundo é terrivel. Não vejo hora de ele ficar verde para o vender. 

O fundo teve uma performance "terrivel" nos ultimos tempos porque investe em commodities. E a morningstar compara este fundo com fundos mistos que apenas tem obrigaçoes e acçoes, dai por comparaçao este fundo parecer muito pior que os pares. 
Embora esse fundo esteja no vermelho eu nao tenciono vende-lo num futuro proximo. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
3 minutes ago, Helder Silva said:

O fundo teve uma performance "terrivel" nos ultimos tempos porque investe em commodities. E a morningstar compara este fundo com fundos mistos que apenas tem obrigaçoes e acçoes, dai por comparaçao este fundo parecer muito pior que os pares. 
Embora esse fundo esteja no vermelho eu nao tenciono vende-lo num futuro proximo. 

Eu acompanho o fundo de perto ha anos, e é uma falsa questão. O fundo tem tido pouco mais de 15% em commodities, alias, eu ate acho que eles alteraram a politica do fundo para terem mais flexibilidade na alocação.

So no ultimo relatorio subiu para cerca de 22%. Não justifica o desastre que tem sido, tanto a 3 como a 5 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Scp, podes explicar-me a diferca entre nós produtos na tua alocacao? Vê o meu post acima sff, ou ignoras quem te vê?

-1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
5 hours ago, Guest Veado said:

Scp, podes explicar-me a diferca entre nós produtos na tua alocacao? Vê o meu post acima sff, ou ignoras quem te vê?

eu fiz a mesma pergunta num poste mais acima e ele respondeu.
Ele tem investimentos que nao sao acessiveis pelos bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
8 hours ago, scpuser said:

Essas commodities, stocks e REIT estão encapsuladas em ETFs correcto? Acho que deves colocar tudo dentro de ETF no pie chart. Assim ficas com a ilusão que tens mais diversificação do que na realidade ela é (embora claro que o ETF deva ser deversificado).

O que queres dizer com um rendimento anual acima de 5%?

Quanto ao drawdown, eu sou mais apologista de limitar tudo a 9%. Isto depois de ter perdido muito dinheiro no BES. Tu consegues capacidade para entrar em Real Estate? Como ávido fan de real estate que sou, tenho que te aconselhar nesse sentido e matavas dois coelhos de uma vez só. Boa rentabilidade, mercado em expansão e diversificavas o portfolio (meras opiniões pessoais).

O REIT é composto de dois investimentos o fundo VIP, e parte de duas propriedades através da empresa propertymoose.
Tenho ETFs e fundos para as diferentes classes, as commodities, stocks e REIT cada uma tem o seu ETF/fundo. No caso das acçoes e obrigaçoes até tenho mais que um ETF por classe.
Quando digo mais de 5%, quero-me referir ao retorno médio anual no longo prazo. Porque como é obvio vao haver anos com retornos negativos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 32 minutos, Helder Silva disse:

eu fiz a mesma pergunta num poste mais acima e ele respondeu.
Ele tem investimentos que nao sao acessiveis pelos bancos.

ok, percebi na parte de acções, mas e para:

obrigacoes vs empréstimos a empresas, pessoais.. ? " Empréstimos a empresas / individuais = 13%"

OBG

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
11 minutes ago, Guest Veado said:

ok, percebi na parte de acções, mas e para:

obrigacoes vs empréstimos a empresas, pessoais.. ? " Empréstimos a empresas / individuais = 13%"

OBG

Devias citar a pessoa em questao, para obter uma resposta, caso contrario os teus postes passam despercebidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor