susvilla

Mais Valias na venda de apartamento herdado

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de solicitar a vossa ajuda, eu e a minha mãe herdamos 1/15 de um apartamento e garagem cujos valores patrimoniais eram respectivamente, 108.760,09 € e 5.887,95 €. Esse apartamento e garagem foram vendidos ano passado por respetivamente, 45.000,00 € e 5.000,00 €. A minha duvida é se tenho que apresentar mais valias no meu irs e no da minha mãe e como devo apresentar esta transação?

Muito obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo que não tivesses mais valias (que não tens), a declaração da venda do imóvel é obrigatória.

Deves meter o IRS na 2ª fase e preencher o anexo G com os dados das vendas.

P.S: Não vale a pena andar a repetir a pergunta pelo fórum...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já obrigada pela ajuda... e desculpe a repetição... isto já é cansaço, julguei que estava a postar em outro site.

Já agora uma questão, a minha mãe também tem que declarar no irs dela certo? Porque esta herança já tinha sido deixada ao meu pai, que entretanto faleceu e herdamos nós a parte dele, que era apenas 1/15 do bem, porque existiam mais herdeiros.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma coisa, a data de aquisição corresponde à data que o meu pai faleceu e que passei a herdeira dele?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, cada uma tem que declarar a venda do seu quinhão do imóvel na respetiva declaração de IRS.

A data de aquisição corresponde à data do falecimento do teu pai, sim. E o valor de aquisição deve ser o valor patrimonial nessa mesma data também.

No caso da tua mãe, a data de aquisição pode depender do regime de casamento - se estivessem casados em comunhão geral de bens, o imóvel também era dela desde que ele o herdou. O melhor é esclarecerem isso com a Conservatória ou as Finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, cada uma tem que declarar a venda do seu quinhão do imóvel na respetiva declaração de IRS.

A data de aquisição corresponde à data do falecimento do teu pai, sim. E o valor de aquisição deve ser o valor patrimonial nessa mesma data também.

No caso da tua mãe, a data de aquisição pode depender do regime de casamento - se estivessem casados em comunhão geral de bens, o imóvel também era dela desde que ele o herdou. O melhor é esclarecerem isso com a Conservatória ou as Finanças...

Percebi tudo o que me disse, mas relativamente ao valor a declarar é o valor do apartamento na totalidade, que referi anteriormente (de aquisição e de venda) ou tenho que apresentar apenas metade de 1/15 desses valores? Porque são 1/15 a dividir por mim e pela minha mãe...

Muito obrigada pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
relativamente ao valor a declarar é o valor do apartamento na totalidade, que referi anteriormente (de aquisição e de venda) ou tenho que apresentar apenas metade de 1/15 desses valores? Porque são 1/15 a dividir por mim e pela minha mãe...
E que tal consultar a ajuda ao preenchimento da declaração?

É o valor total. Deves também indicar a quota parte que te coube (que - já agora - não foi 1/15).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor