Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
spirit

Mais valia pode ser reinvestida em liquidação de outro CH?

10 publicações neste tópico

Pesquisei no forum e não consegui encontrar resposta para esta minha pergunta...

Comprei uma casa nova recentemente através de uma permuta com empréstimo e vou ter que declarar as mais valias sobre a casa que entreguei na permuta no IRS do ano que vem. Entretanto, tenho uma outra casa sobre a qual tenho um empréstimo e o qual pretendo liquidar totalmente em breve.

A minha pergunta é: posso considerar a liquidação do empréstimo dessa 3ª casa como reinvestimento das mais-valias obtidas na venda da casa envolvida na permuta de aquisição da nova?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não. Só é considerado investimento o dinheiro usado na altura da compra - se recorreres ao crédito não conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não estou a recorrer ao crédito (já recorri em tempos). É um crédito que tenho e que vou liquidar, ou seja, estou a usar a mais valia da venda da outra casa (que não é considerada reinvestida na compra da nova porque recorri ao crédito em 100%) na liquidação de um outro imóvel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para não pagares impostos sobre as mais valias tens que as aplicar na parte dessa 3ª casa que pagaste sem recorrer ao crédito.

O prazo é de 24 meses a contar da data da compra dessa 3ª casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou de 12 meses antes.

(tenho ideia que estes prazos foram alargados recentemente não sei se não estou a fazer confusão...)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para não pagares impostos sobre as mais valias tens que as aplicar na parte dessa 3ª casa que pagaste sem recorrer ao crédito.

Ou de 12 meses antes.

(tenho ideia que estes prazos foram alargados recentemente não sei se não estou a fazer confusão...)

Não percebo nada deste assunto... No que diz respeito aos 24 meses a contar da data da compra da 3ª casa ou de 12 meses antes, deixo aqui o que pesquisei sobre o assunto (pode ser que dê jeito):

Isento de mais-valias de imóveis

Os ganhos obtidos com a venda de imóveis destinados à habitação própria e permanente do contribuinte ou do seu agregado familiar podem não ser tributados, caso este reinvista o valor obtido com a venda da casa anterior.

Poderá beneficiar desta exclusão, se o valor pelo qual vendeu o imóvel for reinvestido, no prazo de 24 meses, na compra de outro imóvel ou de um terreno para construção ou na construção, ampliação ou melhoramento de um imóvel com o mesmo destino, desde que se situe dentro da União Europeia.

Considera-se ainda concretizado o reinvestimento, se um valor igual ao da venda tiver sido utilizado na compra de outro imóvel, com as mesmas características, nos 12 meses anteriores.

Para beneficiar da isenção, o contribuinte pode fazer primeiro a escritura da compra de uma casa para habitação própria e permanente, desde que a escritura da venda (ou entrega do imóvel) da sua actual casa seja efectuada até 12 meses a contar da data da compra, e o produto dessa venda utilizado no paga¬mento da nova. ………….

In Guia Fiscal 2008 da Dinheiro & Direitos

Para além do tempo há outras questões a considerar, tais como, se o reinvestimento é total, parcial ou a inexistência de reinvestimento da mais-valia. Se precisares posso colocar aqui a informação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A lei já foi alterada. Vê o artigo 10 do código de IRS:

"5 - São excluídos da tributação os ganhos provenientes da transmissão onerosa de imóveis destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, nas seguintes condições:

a)  (...)

B) Se o valor da realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, for utilizado no pagamento da aquisição a que se refere a alínea anterior desde que efectuada nos 24 meses anteriores; "

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs10.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A lei já foi alterada. Vê o artigo 10 do código de IRS:

"5 - São excluídos da tributação os ganhos provenientes da transmissão onerosa de imóveis destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, nas seguintes condições:

a)  (...)

B) Se o valor da realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, for utilizado no pagamento da aquisição a que se refere a alínea anterior desde que efectuada nos 24 meses anteriores; "

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs10.htm

Eu bem disse que não percebia nada do assunto, mas como o Guia Fiscal da Dinheiro & Direitos tinha uma pergunta semelhante, transcrevi para aqui a respectiva resposta, que de acordo com o que dizes já está alterada.

A alteração que indicas diz respeito a 2008?

Obrigada  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Devo então considerar que a amortização/liquidação de um outro crédito à habitação já existente (foi transferido de banco há menos de 2 anos) é considerado reinvestimento no âmbito do cálculo das mais valias?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0