gastao

E-Fatura

22 publicações neste tópico

Quais são as despesas que encaixam na categoria Restauração? Se comprar pão numa pastelaria/pão quente acho que posso registar a fatura como restauração. E se comprar pão numa padaria?

Há dias fiz uma compra numa padaria e pedia fatura. Passaram-me a fatura manualmente mas não indicaram a taxa de IVA. Qual é a taxa de IVa nestes produtos?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Quais são as despesas que encaixam na categoria Restauração? Se comprar pão numa pastelaria/pão quente acho que posso registar a fatura como restauração. E se comprar pão numa padaria?

2. Há dias fiz uma compra numa padaria e pedia fatura. Passaram-me a fatura manualmente mas não indicaram a taxa de IVA. Qual é a taxa de IVa nestes produtos?

1. Julgo que pelos códigos permitidos, obtem a resposta à sua dúvida:

56-RESTAURAÇÃO E SIMILARES;

561-Restaurantes (onde se incluem as atividades de restauração em meios móveis);

- não estão incluídos neste CAE:

• Confeção de refeições que não são para consumo imediato (10);
  • Comércio de alimentos e de bebidas por máquinas automáticas (47990);
  • Atividades dos restaurantes em associação com o fornecimento de alojamento (551);
  • Comércio de refeições confecionados por terceiros, que não são para consumo imediato (Secção G);

56101-Restaurantes tipo tradicional (onde se incluem as marisqueiras, restaurantes vegetarianos, macrobióticos e representativos de países estrangeiros);

56102-Restaurantes com lugares ao balcão;

56103-Restaurantes sem serviço de mesa

56104-Restaurantes típicos;

56105-Restaurantes com espaço de dança;

56107-Restaurantes (não especificados, como por exemplo, casas de pasto, venda de alimentação em meios móveis, casas de gelados)

- não inclui:

• Alojamento em carruagens-cama e alimentação associadas à atividade de transporte (49100);
  • Atividades desta subclasse em associação com o fornecimento de alojamento (551);
  • Alojamento independente em meios móveis (55900);
  • Fornecimento de refeições ao domicílio (562);

562-Fornecimento de refeições para eventos e outras atividades de serviço de refeições;

5621-Fornecimento de refeições para eventos

- não inclui:

• Fabricação de produtos alimentares perecíveis para revenda (10893);
  • Comércio a retalho de produtos alimentares perecíveis (47);
  • Fornecimento de refeições com base num contrato (56290);

5629-Outras atividades de serviço de refeições (onde se incluem, nomeadamente, cantinas de empresas, de estabelecimentos públicos e escolares, e messes militares)

563-Estabelecimentos de Bebidas (onde se incluem cafés; cervejarias; bares, tabernas, esplanadas, casas de chá e pastelarias).

- não inclui:

• Comércio de alimentos e bebidas por máquinas automáticas (47990);
  • Alimentação e bebidas em carruagem associadas à atividade de transporte (49100);
  • Atividades dos bares em associação com o fornecimento de alojamento (551);

56301-Cafés;

56302-Bares;

56303-Pastelarias e casas de chá;

56304-Outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo (onde se incluem as tabernas, cervejarias, postos/quiosques de bebidas, roulotes, etc.).

- não inclui:

• Comércio de bebidas por máquinas automáticas (47990);
  • Comércio ambulante de bebidas (47990);

56305-Estabelecimentos de bebidas com espaço de dança (onde se incluem boites; night-clubs; cabarés; discotecas e dancings, com serviço de bebidas)

- não inclui:

• Salas de baile (93294).

2. IVA à taxa reduzida. No entanto, se não o colocaram e passaram uma fatura manual é porque devem estar isentos...

Devia solicitar esclarecimentos na repartição da sua área de residência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Há dias fiz uma compra numa padaria e pedia fatura. Passaram-me a fatura manualmente mas não indicaram a taxa de IVA. Qual é a taxa de IVa nestes produtos?
Mesmo sem a taxa, creio que têm a obrigação de indicar pelo menos o montante de IVA suportado pelo cliente. Isso é informação suficiente e dá para calcular a taxa a partir daí:

TAXA = IVA / (TOTAL - IVA)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não indica nem a taxa nem o valor do IVA cobrado. Apenas indica o valor total pago. Ao fundo da fatura é referido "IVA incluído às taxas legais em vigor",

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito boa tarde,

sou novo aqui no forum e este é o me primeiro post, ando aqui ainda meio perdido, mas tenho uma dúvida que pode ser tirada aqui penso eu.

Então é o seguinte, acedi ao e-factura para ver as facturas que já lá tinha de 2015 só por curiosidade e tanto eu como a minha mulher só temos as facturas de farmácia, acho estranho porque ao longo de Janeiro realizei varias compras com nif. Sabem-me dizer qual o tempo que demora a aparecerem as facturas no portal? É que fico na dúvida se não tenho de as inserir manualmente mas são imensas logo deve estar qualquer coisa mal...

Se souberem digam algo.

Desde já muito obrigado pela disponibilidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Então é o seguinte, acedi ao e-factura para ver as facturas que já lá tinha de 2015 só por curiosidade e tanto eu como a minha mulher só temos as facturas de farmácia, acho estranho porque ao longo de Janeiro realizei varias compras com nif. Sabem-me dizer qual o tempo que demora a aparecerem as facturas no portal? É que fico na dúvida se não tenho de as inserir manualmente mas são imensas logo deve estar qualquer coisa mal...
Têm até ao fim do mês seguinte para meter as faturas no sistema. Ou seja, se no fim do mês te faltarem lá faturas, mete-as à mão que é para a AT despoletar as fiscalizações necessárias e garantir que ficas com as faturas registadas em teu nome para deduzir no IRS ou te candidatares ao sorteio do carro, por exemplo.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No E-Faturas aparecem-me duas faturas pendentes - uma referente a um seguro obrigatório do condomínio e outra de compras num hipermercado (produtos alimentares). Creio que devo classificar a 1ª no setor "imóveis" e a 2ª em "outros". Estou certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No E-Faturas aparecem-me duas faturas pendentes - uma referente a um seguro obrigatório do condomínio e outra de compras num hipermercado (produtos alimentares). Creio que devo classificar a 1ª no setor "imóveis" e a 2ª em "outros". Estou certo?

Eu arriscaria dizer que sim, embora não tenha certeza absoluta relativamente à primeira.

De qualquer forma, essas depesas com imóveis creio que só poderão ser deduzidas no caso em que o imóvel esteja arrendado a alguém...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou beneficiário da ADSE. Todos os anos em janeiro a ADSE envia uma declaração com a indicação da importância comparticipado e não comparticipada. Ao preencher a declaração do IRS junto as despesas não comparticipadas, constantes da declaração da ADSE, às despesas com saúde que tenho comigo - farmácia, por exemplo.

Agora em 2015 todas as faturas devem ser registadas no E-Faturas. No próximo ano a ADSE irá continuar a emitir estas declarações? Parece-me que não serão necessárias uma vez que só contam as despesas registadas no E-Fatura. Estarei certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou beneficiário da ADSE. Todos os anos em janeiro a ADSE envia uma declaração com a indicação da importância comparticipado e não comparticipada. Ao preencher a declaração do IRS junto as despesas não comparticipadas, constantes da declaração da ADSE, às despesas com saúde que tenho comigo - farmácia, por exemplo.

Agora em 2015 todas as faturas devem ser registadas no E-Faturas. No próximo ano a ADSE irá continuar a emitir estas declarações? Parece-me que não serão necessárias uma vez que só contam as despesas registadas no E-Fatura. Estarei certo?

Essa é uma das dúvidas que também ainda não vi esclarecidas. Mas não há como perguntares às Finanças e/ou à ADSE para ter uma resposta.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O mesmo se irá passar com os seus seguros de saúde.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um seguro de saúde que cobre, até um determinado limite, a parte não assumida pela ADSE. Estou a pensar registar no E-Fatura quer as faturas que envio para a ADSE quer as faturas que envio para o seguro. Em que irá dar isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Qual o limite para os comerciantes declararem as faturas?

Tenho faturas do inicio do ano e não aparecem no Efaturas.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Qual o limite para os comerciantes declararem as faturas?

Tenho faturas do inicio do ano e não aparecem no Efaturas.....

Dia 25 do mês seguinte.

Eu costumo dar até ao fim do mês porque há sempre alguns atrasos (imagino que paguem multa pelo atraso, mas isso é lá com eles).

Se não encontras a fatura e tens contigo a versão em papel, podes inseri-la tu manualmente (deves guardar o comprovativo em papel e deves certificar-te que contém o teu NIF). Isso deverá despoletar uma ação inspetiva por parte das Finanças que poderão depois contactar o comerciante para corrigir a situação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então já não posso declarar?

Hoje já passa do dia 25 e tenho faturas de janeiro que não estão lá....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes registar até início de 2016 :) . Ou esperar mais uns dias para ver se o comerciante regista, nesse caso tens a vantagem de não ter que guardar o papel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Dia 25 do mês seguinte.

Tu perguntaste pelo prazo para os comerciantes... és comerciante ou cliente?

Os comerciantes têm até dia 25 do mês seguinte para meter as faturas (podem fazê-lo depois mas estão sujeitos a penalizações pelo atraso).

Os clientes, como o JRJordao disse, têm até início do ano seguinte, mais concretamente até dia 15 de Fevereiro.

Naturalmente, quanto mais cedo meteres a fatura no sistema, podes aumentar a rapidez com que o comerciante corrige o problema para poderes deitar fora a fatura em papel...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Naturalmente, quanto mais cedo meteres a fatura no sistema, podes aumentar a rapidez com que o comerciante corrige o problema para poderes deitar fora a fatura em papel...

Mas nesse caso há alguma notificação quando o comerciante regularizou a situação? Pensava que ao optarmos por registar nós, ficávamos "condenados" a guardar o papel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sou cliente...

então como tenho tempo, vou aguardar, se não a declararem declaro eu...

obrigados

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão é então, se uma despesa não surgiu até dia 25 do mês seguinte, poderá nunca vir a surgir.

É uma possibilidade, mas creio que também poderá aparecer mais tarde, embora com eventuais penalizações para o comerciante como o pauloaguia indicou.

Pessoalmente acho que enquanto a pilha de faturas em papel não "incomodar", se pode aguardar um pouco mais que o comerciante registe. Principalmente neste primeiro ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou aguardar mais uns dias, se não aparecer, registo eu... obg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Mas nesse caso há alguma notificação quando o comerciante regularizou a situação? Pensava que ao optarmos por registar nós, ficávamos "condenados" a guardar o papel.
Não há notificação mas se o comerciante registar a fatura, basicamente isso serve de comprovativo, já não precisas de guardar o papel...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor