Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante paulo oliveira

IRS Empréstimo habitação e renda

3 publicações neste tópico

Bom dia,

Tenho uma dúvida, tenho empréstimo habitação no entanto tive que arrendar um apartamento pois estou a trabalhar longe da minha residência e ficava mais barato arrendar um apartamento do que os custos de deslocação( para além do tempo perdido nas deslocações), é possível declarar para efeitos de IRS o crédito habitação e a renda?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São dedutíveis:

- os juros do crédito habitação para habitação própria e permanente (HPP) desde que contraído até 2011.

- os juros do crédito habitação para casa arrendada que seja HPP do inquilino desde que o crédito tenha sido contraído até 2011.

- a renda para HPP

Não são acumuláveis as várias opções.

Para as Finanças, a HPP é a morada fiscal. Para deduzires a renda tens que mudar a morada fiscal para a casa arrendada. A partir desse momento deixas de poder deduzir o crédito, a menos que arrendasses a casa a alguém e que passasse a ser a morada fiscal dessa pessoa.

Nessas condições, podes declarar as duas, mas só será considerada uma para efeitos de dedução (creio que as Finanças escolhem o cenário mais favorável ao contribuinte).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0