lfogs

Trabalhador Independente - Professor/Treinador de Ténis

3 publicações neste tópico

Eu sou professor/treinador de ténis.

Tenho algumas dúvidas porque nunca estive colectado como trabalhador independente.

Um dos locais onde vou passar a dar aulas solicitou-me a emissão de um recibo pelos serviços prestados (aulas de ténis).

Eu estabeleci um valor mensal liquido de 800 euros.

[list type=decimal][*]Existe alguma forma de fazer o cálculo do valor mensal bruto (valor liquido + IRS + Segurança Social), para eu poder colocar esse valor no recibo e no final, após as tributações (IRS + Segurança Social), ficar com o tal valor liquido de 800 euros?[*]No 1º ano em que me colectar estou isento do pagamento à segurança social?[*]Sabendo de antemão que poderei logo no 1º ano ultrapassar o valor anual de 10.000 euros relativo a prestação de serviços, devo ou não pedir isenção de IVA?[*]Se pedir a isenção de IVA deixo de poder deduzir o IVA nas compras que efectuar em produtos para o exercício da minha actividade ou mesmo com a isenção posso pedir o reembolso do IVA?

Fico grato a quem poder responder a estas 4 dúvidas...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1. Existe alguma forma de fazer o cálculo do valor mensal bruto (valor liquido + IRS + Segurança Social), para eu poder colocar esse valor no recibo e no final, após as tributações (IRS + Segurança Social), ficar com o tal valor liquido de 800 euros?
A retenção na fonte de IRS são 28%.

Quanto à SS é um pouco mais complicado, porque é calculada por patamares. Se quiseres saber mais detalhes sobre a fórmula de cálculo, podes lê-los aqui: http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

Eu diria que uses os 29% como base indicativa - o valor vai ser certamente inferior, mas a diferença dá para pagar o seguro obrigatório contra acidentes de trabalho, os transportes, etc.

2. No 1º ano em que me colectar estou isento do pagamento à segurança social?