lfogs

Trabalhador Independente - Professor/Treinador de Ténis

3 publicações neste tópico

Eu sou professor/treinador de ténis.

Tenho algumas dúvidas porque nunca estive colectado como trabalhador independente.

Um dos locais onde vou passar a dar aulas solicitou-me a emissão de um recibo pelos serviços prestados (aulas de ténis).

Eu estabeleci um valor mensal liquido de 800 euros.

[list type=decimal][*]Existe alguma forma de fazer o cálculo do valor mensal bruto (valor liquido + IRS + Segurança Social), para eu poder colocar esse valor no recibo e no final, após as tributações (IRS + Segurança Social), ficar com o tal valor liquido de 800 euros?[*]No 1º ano em que me colectar estou isento do pagamento à segurança social?[*]Sabendo de antemão que poderei logo no 1º ano ultrapassar o valor anual de 10.000 euros relativo a prestação de serviços, devo ou não pedir isenção de IVA?[*]Se pedir a isenção de IVA deixo de poder deduzir o IVA nas compras que efectuar em produtos para o exercício da minha actividade ou mesmo com a isenção posso pedir o reembolso do IVA?

Fico grato a quem poder responder a estas 4 dúvidas...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1. Existe alguma forma de fazer o cálculo do valor mensal bruto (valor liquido + IRS + Segurança Social), para eu poder colocar esse valor no recibo e no final, após as tributações (IRS + Segurança Social), ficar com o tal valor liquido de 800 euros?
A retenção na fonte de IRS são 28%.

Quanto à SS é um pouco mais complicado, porque é calculada por patamares. Se quiseres saber mais detalhes sobre a fórmula de cálculo, podes lê-los aqui: http://www4.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

Eu diria que uses os 29% como base indicativa - o valor vai ser certamente inferior, mas a diferença dá para pagar o seguro obrigatório contra acidentes de trabalho, os transportes, etc.

2. No 1º ano em que me colectar estou isento do pagamento à segurança social?
Sim. Lê o link que deixei na resposta anterior.

3. Sabendo de antemão que poderei logo no 1º ano ultrapassar o valor anual de 10.000 euros relativo a prestação de serviços, devo ou não pedir isenção de IVA?
Se já sabes isso não tens direito à isenção do IVA.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço a resposta pronta.

No entanto gostaria de saber se existe algum simulador em excel que permita calcular de uma forma mais simples estes valores, tal como existem diversos para trabalhadores por conta de outrém...

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead