Visitante nsilva

Registo Facturas EFACTURA

16 publicações neste tópico

Boa tarde,

desde já muito obrigado pela vosso site já que ajuda a esclarecer muita coisa.

A minha estão é a seguinte:

Sou trabalhador por conta de outrem mas também tenho uma actividade aberta que é aquela simplificada sem escrita organizada até 10000 euros por ano, na qual passo 1 a dois recibos verdes por ano no total +-500 euros.

Agora acontece que quando vou ao e-factura confirmar a facturas, aparece aqueles campos RESTAURAÇÃO, REPARAÇÕ DE AUTOMOVEIS , CABELEIREIROS E OUTROS.

e há ainda um campo que diz:

Fora do Âmbito da Atividade Profissional ? SIM ou NÃO

O que eu gostava de saber é se tenho de colocar sim ou não?

todas as minhas facturas são de despesas pessoais  e nenhuma tem a ver com despesas referentes à minha actividade, logo meto Sim é isso não é?

Muito Obrigado e espero que consigam ajudar-me

Nuno

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

desde já muito obrigado pela vosso site já que ajuda a esclarecer muita coisa.

A minha estão é a seguinte:

Sou trabalhador por conta de outrem mas também tenho uma actividade aberta que é aquela simplificada sem escrita organizada até 10000 euros por ano, na qual passo 1 a dois recibos verdes por ano no total +-500 euros.

Agora acontece que quando vou ao e-factura confirmar a facturas, aparece aqueles campos RESTAURAÇÃO, REPARAÇÕ DE AUTOMOVEIS , CABELEIREIROS E OUTROS.

e há ainda um campo que diz:

Fora do Âmbito da Atividade Profissional ? SIM ou NÃO

O que eu gostava de saber é se tenho de colocar sim ou não?

todas as minhas facturas são de despesas pessoais  e nenhuma tem a ver com despesas referentes à minha actividade, logo meto Sim é isso não é?

Muito Obrigado e espero que consigam ajudar-me

Nuno

Estou na mesma situação que o Nuno mas efectuei despesas informáticas e outras que são usadas tanto no âmbito profissional como pessoal, pelo que qualquer das respostas seria válida/verdadeira. Existe alguma vantagem fiscal em escolher SIM ou NÃO?

Muito obrigado,

Vasco

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Estou na mesma situação que o Nuno mas efectuei despesas informáticas e outras que são usadas tanto no âmbito profissional como pessoal, pelo que qualquer das respostas seria válida/verdadeira. Existe alguma vantagem fiscal em escolher SIM ou NÃO?
As despesas que forem feitas no âmbito da atividade profissional podem ser deduzidas nessa atividade (por exemplo, no acerto de contas do IVA ou como despesas de atividade num regime de contabilidade organizada).

As demais despesas só podem ser deduzidas no âmbito pessoal (as deduções pessoais previstas na declaração de IRS como a saúde, educação ou despesas familiares, entre outras).

Ou são contadas de uma forma ou de outra. Não podem ser deduzidas simultaneamente dos dois lados. O que é mais vantajoso depende da situação pessoal e profissional de cada um.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Desde já obrigada pela disponibilidade em ler e responder à minha questão.

Eu trabalho por Recibos verdes e quando do registo das facturas enganei-Me é pus todas as facturas como sendo no âmbito profissional. Li a questão ao contrário. Fiz o registo de cerca de 200 facturas do mesmo modo. 

Existe alguma possibilidade de corrigir o erro sem ter de alterar uma a uma ? 

Se se deixar como está o que poderá acontecer ?

Muito obrigada !

sandra

'

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu trabalho por Recibos verdes e quando do registo das facturas enganei-Me é pus todas as facturas como sendo no âmbito profissional. Li a questão ao contrário. Fiz o registo de cerca de 200 facturas do mesmo modo. 

Existe alguma possibilidade de corrigir o erro sem ter de alterar uma a uma ? 

Só conheço essa possibilidade. Experimenta ordená-las por valor e categoria e começar pelas de valor mais alto, para atingires os limites de dedução para cada categoria mais rapidamente. Não te esqueças que tens até dia 14 para corrigir a situação, depois não podes alterar mais...

Se se deixar como está o que poderá acontecer ?

Não são dedutíveis como despesas pessoais na tua declaração de IRS.Se estiveres no regime simplificado, como também não são dedutíveis por aí, na prática significa que perdes o dinheiro das deduções. Portanto tens todo o interesse em corrigir isso, pelo menos na medida que te vai reduzir o valor de imposto a pagar...

Mas não estranhaste que o total de deduções apresentado na página de entrada do eFatura não estivesse a crescer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde, 

Gostava de ver nas facturas já verificadas por mim quais as que eu coloquei fora do ambito profissional e dentro do ambito profissional.

onde posso ver isto? 

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 14 minutos, Visitante plt disse:

Gostava de ver nas facturas já verificadas por mim quais as que eu coloquei fora do ambito profissional e dentro do ambito profissional.

A única forma que eu conheço é ir ao eFatura e entrar no detalhe de cada fatura (aparece essa informação ao fundo).

Não conheço uma forma de usar essa informação num filtro nem de ver isso no tabular com todas as faturas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Estive a ler esta "discussão" mas não encontrei resposta à questão que tenho.

Trabalho por conta de outrém pelo qual recebo o subsídio de alimentação, no entanto, todos os dias almoço fora e gostaria de saber se as se tenho que colocar NÃO ou se tenho que colocar SIM visto que já recebo o subsídio?

Antecipadamente grato pela ajuda,

José Castro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 01/10/2016 at 11:56, Visitante José Castro disse:

Bom dia,

Estive a ler esta "discussão" mas não encontrei resposta à questão que tenho.

Trabalho por conta de outrém pelo qual recebo o subsídio de alimentação, no entanto, todos os dias almoço fora e gostaria de saber se as se tenho que colocar NÃO ou se tenho que colocar SIM visto que já recebo o subsídio?

Antecipadamente grato pela ajuda,

José Castro

Só aparece essa opção a quem tem actividade aberta.

Se trabalha por contra de outrem e almoça fora nesse âmbito, então tem que colocar SIM, pois está a almoçar fora do âmbito da sua actividade profissional (a que está aberta).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abri actividade a cerca de 5 meses e até aqui tudo o que é despesas de restauração, oficina, combustível tenho colocado como dentro do âmbito da actividade profissional. Será que estou a fazer o correcto? Como terei mais beneficio fiscal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 7 horas, Visitante Patricia Alexandra Santos disse:

Abri actividade a cerca de 5 meses e até aqui tudo o que é despesas de restauração, oficina, combustível tenho colocado como dentro do âmbito da actividade profissional. Será que estou a fazer o correcto? Como terei mais beneficio fiscal?

Mas foram despesas dentro do âmbito da actividade profissional ou não? Não existe uma opção, ou é ou não é.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 11 horas, Visitante Patricia Alexandra Santos disse:

Se estiver no regime simplificado as despesas com a atividade não vão ser deduzidas em lado nenhum. Se estiver no regime de contabilidade organizada o melhor é perguntar ao contabilista.

Mas como disse @Pedro Pais, as despesas ou estão dentro do âmbito da actividade ou não estão - não é uma questão de escolha...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se estiver no regime simplificado, MAS, inscrito no regime de IVA, o IVA das despesas relacionadas com a sua actividades poderá ser deduzido do IVA a entregar ao estado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 26/10/2016 at 02:36, Visitante Patricia Alexandra Santos disse:

Acho piada a estas questões. Lamento mas não consigo deixar de achar piada...
Não deve escolher as coisas de forma a ter mais beneficio fiscal, deve escolher com base na realidade, ou foi dentro do âmbito da actividade profissional ou não, ponto final. A pergunta que aparece no e-fatura é bastante simples e tem uma resposta igualmente simples, sim ou não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead