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Rubvi

Questão relacionada com IRS2009. Opiniões, SFF!

7 publicações neste tópico

Bons dias,

Espero que esteja tudo bem com o pessoal..

Tenho uma questão que precisava da vossa ajuda...

Trata-se das despesas que tive com o crédito habitação que fiz em 06/2008...

Gostava de saber se as despesas (+-2000€) se podem colocar no irs...

As despesas foram:

Imposto selo - 300€

Comissão de abertura - 350€

Conservatória - 1059.91€

Solicitadoria - 240€ (este valor apenas me foi cobrado dia 02/03/2009, o que também me aborreceu porque não estava nada a espera desta cobrança, pensei que já estava tudo pago)

Cumprimentos! e obrigado...

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Um dia que vendas a casa podes descontar o preço da escritura (conservatória) às mais valias, como encargos.

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Rubvi

No anexo H da mod.3, quadro 7, campo 731, só se pode declarar os juros e amortizações de dívidas contraídos, neste caso, para  a aquisição de um imóvel.

Aconselho-te a guardares essas despesas, pois, de futuro, caso vendas esse imóvel, para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

-Os encargos com a valorização dos bens, comprovamente realizados nos últimos cinco anos e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação (IMT e os encargos notariais e de registo predial).

Girassol

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Obrigado... Não era a resposta que desejava mas a que estava À espera...

Cumprimentos!

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Aconselho-te a guardares essas despesas, pois, de futuro, caso vendas esse imóvel, para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:

-Os encargos com a valorização dos bens, comprovamente realizados nos últimos cinco anos e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação (IMT e os encargos notariais e de registo predial).

Olha é bom saber disso... pensava que esse dinheiro gasto com a escritura era "a fundo perdido"  ;)

E em relação ao IMT, na altura da escritura demos o comprovativo do pagamento do IMT ao notário e não ficamos com qualquer cópia... estou a ver que fizemos mal. Pensava que aquilo não servia para mais nada... Como posso obter uma 2.ª via desse valor pago?

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Susana

Talvez a consigas numa repartição de finanças.

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Penso que no site das declarações electronicas podes fazer o requerimento da 2ª via ou mesmo retirá-lo directamente.

cmprts

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