DC20

Questão sobre IRS?

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Sou novato neste assunto (IRS) e a minha duvida é a seguinte.

No verão passado trabalhei 2 meses numa empresa em part-time, foi celebrado o contrato, o rendimento total foi aproximadamente de 640€...

Tenho de entregar a declaração de IRS ou estou isento?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diz o Código do IRS:

Artigo 58.º

Dispensa de apresentação de declaração

Ficam dispensados de apresentar a declaração a que se refere o artigo anterior os sujeitos passivos que, no ano a que o imposto respeita, apenas tenham auferido, isolada ou cumulativamente:

a) Rendimentos tributados pelas taxas previstas no artigo 71.º e não optem, quando legalmente permitido, pelo seu englobamento;    «taxas liberatórias, como as dos juros dos depósitos a prazo, por exemplo»

B) Rendimentos de pensões pagas por regimes obrigatórios de protecção social, de montante inferior ao da dedução específica estabelecida no n.º 1 do artigo 53.º

c) Rendimentos do trabalho dependente de montante inferior ao da dedução específica estabelecida na alínea a) do n.º 1 do artigo 25.º.  «72% de 12 vezes o valor do IAS = 72% * 12 * 419,22€ = 3622,06€»

Logo, se os teus rendimentos foram por conta de outrem e inferiores aos tais 3622€, não precisas de meter a declaração.

Dito isto, se foi feita retenção na fonte, seja deste trabalho, seja de outras coisas (por exemplo, se tens um depósito a prazo que rendeu juros e que pagaram imposto) vale a pena fazer a declaração para reaver o que foi retido - porque com esse rendimento não terás imposto a pagar e tudo o que pagaste de imposto ao longo do ano será reembolsado se meteres a declaração...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta resposta levantou-me uma dúvida. A declaração sobre o rendimento do dinheiro a prazo tinha de ser pedido ao banco até ao fim de janeiro. Continua a ser assim?

0

Link para a publicação