RandomBetween

Ajuda iniciante investir 7000 euros

13 publicações neste tópico

Boa tarde a todos, sinto-me completamente perdido ao ler este forum por isso vou explicar a minha situação e agradeço a quem tiver a paciência de me explicar as coisas mais básicas.

Tenho 19 anos e sou estudante, até hoje nunca liguei muito aos produtos que os bancos oferecem, em parte porque não sendo trabalhador não tinha dinheiro para investir, no entanto recentemente aconteceu que me foram deixados 7000 euros pelo que decidi  fazer alguma pesquisa sobre o que fazer com este montante e quanto mais pesquiso mais perdido me sinto. Os meus objectivos são muito simples, rentabilizar ao máximo este dinheiro para que o possa usar quando acabar a faculdade, daqui a 5 anos, neste momento o montante está na CGD e posso-o levantar assim que quiser, agradeço a quem me responda que opções posso tomar sobre o que fazer com o montante e qual seria a melhor opção.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos, sinto-me completamente perdido ao ler este forum por isso vou explicar a minha situação e agradeço a quem tiver a paciência de me explicar as coisas mais básicas.

Tenho 19 anos e sou estudante, até hoje nunca liguei muito aos produtos que os bancos oferecem, em parte porque não sendo trabalhador não tinha dinheiro para investir, no entanto recentemente aconteceu que me foram deixados 7000 euros pelo que decidi  fazer alguma pesquisa sobre o que fazer com este montante e quanto mais pesquiso mais perdido me sinto.

Os meus objectivos são muito simples, rentabilizar ao máximo este dinheiro para que o possa usar quando acabar a faculdade, daqui a 5 anos, neste momento o montante está na CGD e posso-o levantar assim que quiser, agradeço a quem me responda que opções posso tomar sobre o que fazer com o montante e qual seria a melhor opção.

Aproveite as taxas dos depósitos promocionais:

BEST - 3,25% a 90 dias;

BIG - 2,70% a 90 dias ou 2,50% a 180 dias;

Invest - 3,00% a 180 dias...

Só nestas sugestões já tem boas rentabilidades para um ano!

Depois, com o tempo, logo vê o destino a dar para continuar a ter boas rentabilidades!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho 19 anos e sou estudante, até hoje nunca liguei muito aos produtos que os bancos oferecem, em parte porque não sendo trabalhador não tinha dinheiro para investir, no entanto recentemente aconteceu que me foram deixados 7000 euros pelo que decidi  fazer alguma pesquisa sobre o que fazer com este montante e quanto mais pesquiso mais perdido me sinto. Os meus objectivos são muito simples, rentabilizar ao máximo este dinheiro para que o possa usar quando acabar a faculdade, daqui a 5 anos, neste momento o montante está na CGD e posso-o levantar assim que quiser, agradeço a quem me responda que opções posso tomar sobre o que fazer com o montante e qual seria a melhor opção.

Ainda tás a tempo de ir aos correios (até amanha sexta) e fazer certificados de aforro e certificados tesouro poupança mais.

Faz por exemplo 5000 em certificados tesouro e 2000 em certificados aforro.

Muitos ctt têm terminal multibanco para poder pagar a subscrição dessas coisas mas costuma ter o limite diário de 5000euros. Também podes passar cheque ou entregar em numerário.

Na próxima semana as taxas vão ser piores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ATENÇÃO: faltou-me dizer isto no post anterior. Os cerificados aforro e do tesouro são dívida publica e, assim como todos os outros tipos de investimento, existe sempre algum risco.

Por isso há que ter isso em conta e ponderar bem.

Mas se não houver nenhum imprevisto (nada correr mal) essas duas coisas são actualmente as mais rentáveis.

http://baixorisco.blogspot.pt/2015/01/certificados-de-aforro-duvidas.html

dá uma espreitadela nesse blog para tirares algumas duvidas que tenhas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faz por exemplo 5000 em certificados tesouro e 2000 em certificados aforro.

Não deixando de achar que os CTPM são um bom produto, eu não investiria tudo em dívida pública...

Talvez espalhar metade pelos CTPM (de preferência tentando ainda tirar partido das taxas mais altas que acabam amanhã) e outra metade num depósito num banco ou em obrigações (também são dívida, mas o facto de ser de outra entidade ajuda a espalhar o risco).

Ou então dividir em 3 partes e investir ainda num fundo de investimento, quiçá um pouco mais arriscado, para tentar rentabilizar um pouco mais (claro que também corre o risco de perder algum dinheiro - mas essa perda, a existir, poderá ser compensada pelos ganhos nos outros lados).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveite as taxas dos depósitos promocionais:

BEST - 3,25% a 90 dias;

BIG - 2,70% a 90 dias ou 2,50% a 180 dias;

Invest - 3,00% a 180 dias...

Só nestas sugestões já tem boas rentabilidades para um ano!

Depois, com o tempo, logo vê o destino a dar para continuar a ter boas rentabilidades!...

Pode parecer uma pergunta básica mas sendo eu iniciante não percebo o que é que realmente significam esses valores. Quando diz que posso aproveitar o depósito "BEST - 3,25% a 90 dias" isso significa que depois de fazer o investimento passados 90 dias recebo o meu depósito inicial + 3,25% do depósito inicial?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, as taxas normalmente publicitadas são TANB, Taxa Anual Nominal Bruta.

É a taxa para um ano de 365 dias.

Para 90 dias será 3,25x90/365.

Acresce ainda que a taxa é Bruta, ou seja, ainda falta deduzir de impostos. Neste momento, há uma retenção de 28% do ganho (mais-valias) de IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só uma correcção, para efeitos bancários normalmente usa-se o Act360, ou seja, considera-se que o ano tem 360 dias, como tal a taxa é para 360 dias.

Complementando os comentários anteriores, aconselhava-te a por parte nos CTPM. Até ao fim de Janeiro as taxas em cada ano que passa serão 2.75%, 3.75%, 4.75%, 5% e 5% (nos últimos dois podem ser maiores caso o PIB português cresça). No entanto isto tem a garantia do estado português. Vale o que vale, mas o suficiente para eu colocar 40% do que tenho em CTPM's, apesar que talvez ache um pouco de mais vou acreditando que o estado vai cumprir. Caso duvide a partir de 1 ano posso tirar quando quiser e já não falta assim tanto.

Em relação as outras alternativas aconselho-te Depósitos a prazo.

Fundos para já não, já percebi que estás um bom bocado por fora do assunto, por isso não recomendo fundos.

Tem só em atenção que à vários depósito a prazo que te podem interessar, mas tem sempre em atenção que tens de abrir contas nesses bancos e isso pode ter (ou não) custos associados, por exemplo, manutenção de conta, transferências online, cartões, dependendo do que quiseres e do banco em questão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah e uma dica de amigo. Sempre que falares com algum gestor de conta, ou alguém do banco ou onde quer que coloques o dinheiro pensa sempre bem e garante sempre que compreendes o que te foi dito. Eu por exemplo tenho por hábito, por vezes, ir-me informar, mas nunca decido nada na hora. Venho embora, informo-me melhor por mim e depois decido. Só decido na hora caso já vá com uma ideia formada e só vá tirar alguma dúvida final!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah e uma dica de amigo. Sempre que falares com algum gestor de conta, ou alguém do banco ou onde quer que coloques o dinheiro pensa sempre bem e garante sempre que compreendes o que te foi dito. Eu por exemplo tenho por hábito, por vezes, ir-me informar, mas nunca decido nada na hora. Venho embora, informo-me melhor por mim e depois decido. Só decido na hora caso já vá com uma ideia formada e só vá tirar alguma dúvida final!

Também concordo que essa ideia, mas as vezes os gestores de conta, conseguem dar a volta a um gajo!!!!...enrolam enrolam, que já nem sabemos o que fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode parecer uma pergunta básica mas sendo eu iniciante não percebo o que é que realmente significam esses valores. Quando diz que posso aproveitar o depósito "BEST - 3,25% a 90 dias" isso significa que depois de fazer o investimento passados 90 dias recebo o meu depósito inicial + 3,25% do depósito inicial?

Complementando as respostas anteriores, parece-me que com números é capaz de se aperceber destas "nuances".

Best:

Prazo: 90 dias

7000€

TANB: 3,25%

Retenção: 28%

O que obtem é o seguinte:

TANL (aquilo que lhe interessa em termos percentuais): 2,34%

Juros totais (3,25%): 56,88€

Retenção: 15,92€

Juros liquidos (aquilo que efetivamente recebe): 56,88-15,92=40,95€

No final do prazo, fica com 7040,95€ na conta à ordem.

Se quiser as contas para as outras possibilidades de investimento diga que depois faço com mais vagar!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

Findo os 90 dias e depois de ter o capital disponível na conta à ordem, pode aplicar no depósito a prazo (depois de abrir conta, claro) do Invest a 3,00%.

Se aplicar todo o capital, 7040,95€, pelos 180 dias irá receber 76,04€ de juros líquidos. No final fica com 7116,99€.

Decorreram 270 dias e já ganhou 116,99€.

Se o Invest permitir renovar a aplicação com a mesma taxa, então avança. Caso contrário, tem o BIG a 2,50% para 180 dias (ou 2,70% para 90 dias).

Aplicando novamente todo o capital, depois de aberta a conta, obtem no fim do prazo 64,05€ de juros líquidos (para os 180 dias). Fica então com um total de 7181,04€.

Se optar por aplicar todo o capital apenas por mais 90 dias, obtem 34,59€ de juros liquidos (é melhor a opção pelos 180 dias). Fica nesse caso com um total de 7151,58€.

Boas decisões!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...

Findo os 90 dias e depois de ter o capital disponível na conta à ordem, pode aplicar no depósito a prazo (depois de abrir conta, claro) do Invest a 3,00%.

Se aplicar todo o capital, 7040,95€, pelos 180 dias irá receber 76,04€ de juros líquidos. No final fica com 7116,99€.

Decorreram 270 dias e já ganhou 116,99€.

Se o Invest permitir renovar a aplicação com a mesma taxa, então avança. Caso contrário, tem o BIG a 2,50% para 180 dias (ou 2,70% para 90 dias).

Aplicando novamente todo o capital, depois de aberta a conta, obtem no fim do prazo 64,05€ de juros líquidos (para os 180 dias). Fica então com um total de 7181,04€.

Se optar por aplicar todo o capital apenas por mais 90 dias, obtem 34,59€ de juros liquidos (é melhor a opção pelos 180 dias). Fica nesse caso com um total de 7151,58€.

Boas decisões!

Obrigado a todos pelas excelentes respostas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead