martabentes

Crédito habitação - valor residual

11 publicações neste tópico

Boa tarde,

Já renegociei o meu crédito habitação, por duas vezes e neste momento tenho um spread de 0,35%, euribor a 6 meses que foi revista em Janeiro de 2009, ficando com o valor Euribor de Dezembro. Desde aí a Euribor tem vindo a descer ainda mais, portanto, pensei em renegociar o crédito desta vez pedindo um valor residual e assim actualizar a taxa euribor. O que acham disto? Têm outra sugestão? É que neste momento não é possível obter spread mais baixo. Neste tipo de renegociação também não se pagam taxas, ou é só na negociação de spread?

Marta

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas queres pedir um valor residual para ficar a pagar menos por mês? Se sim, é por não aguentares os custos do empréstimo?

Se não for por nada disso aconselho-te a que tenhas calma e descontracção porque a seu tempo (na próxima revisão) lá iras sentir a baixa da Euribor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que queres dizer com pedir um valor residual? Deixar parte do empréstimo para pagar só no fim?

Não to aconselho de todo - o empréstimo vai ficar muito mais caro (uma vez que a componente de amortização em cada prestação diminui) e ainda te arriscas a ter que pagar uma pipa de massa no fim, toda de uma vez.

Qual o motivo para ponderares isso? Há seguramente alternativas melhores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

alternativas melhores? quais? a minha ideia era actualizar o spread e deste modo pagar menos alguns € de juros. daqui a 30 anos 20 ou 30 mil €uros que seria o valor residual não é nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se conseguires aguentar o encargo com o crédito habitação deixa-te estar como estás que não estás nada mal.

E quanto a isso de daqui a 20 ou 30 anos esse valor não ser nada, não é tão linear como isso, quando lá chegarmos e espero que sim é que iremos saber.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, o valor residual baixa um pouco da mensalidade (mas não tanto como esperamos) mas o pior é que vais pagar sempre juros sobre esse valor, não amortizando. No fim de contas pagas muito mais por utilizar essa opção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

alternativas melhores? quais? a minha ideia era actualizar o spread e deste modo pagar menos alguns € de juros. daqui a 30 anos 20 ou 30 mil €uros que seria o valor residual não é nada.

Se calhar tens razão. A diferença entre chegar ao fim do empréstimo e ter pago 100.000€ de juros ou 170.000€ também não é assim muito grande  ::) (gostava mesmo que este smile funcionasse)

Podes-nos dar os valores do empréstimo? (capital em dívida, indexante, spread, anos em falta). Se quiseres fazemos-te as contas e já dá para perceber se é assim tão indiferente ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens capacidade de pagar ñ te metas na residual só aconselho residual aos meus clientes quando eles por algum motivo vão ter uma liquidez proxima para poder amortizar, porque de resto vais estar a pagar juros, de uma coisa que ñ amortizas e vais ter de pagar a 100% no final.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

capital em dívida - 124.121,09€; faltam 431 prestações; euribor 6 meses; spread 0,35%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aguenta assim que essa euribor a 6 meses ainda vai te dar muitas alegrias na próxima revisão.

Em Junho deveremos estar a atingir mínimos da euribor e depois disso ela só tem 1 caminho possível.Para cima.

Ao pedir mudança no contrato vc se arrica que eles subam o spread.

Eu ,por exemplo tenho a euribor a 3 meses e em junho vou possivelmente pedir a mudança para 6.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

capital em dívida - 124.121,09€; faltam 431 prestações; euribor 6 meses; spread 0,35%

Fiz a simulaçao para 3 cenarios da euribor (em 35 anos as taxas podem evoluir de formas muito diferentes). Calculei o total de juros pagos no fim do emprestimo em cada um dos cenarios. Em todos eles assumi apenas o pagamento normal da prestaçao, sem lugar a amortizaçoes antecipadas ou a variaçoes no prazo:

[table]

[tr][td]TAN[/td][td]Valor Residual[/td][td]Total de Juros[/td][/tr]

[tr][td]2,384%[/td][td]0€[/td][td]60.747,95[/td][/tr]

[tr][td]2,384%[/td][td]20.000€[/td][td]68.084,54[/td][/tr]

[tr][td]2,384%[/td][td]30.000€[/td][td]71.752,80[/td][/tr]

[tr][td]3%[/td][td]0€[/td][td]78.793,81[/td][/tr]

[tr][td]3%[/td][td]20.000€[/td][td]87.647,50[/td][/tr]

[tr][td]3%[/td][td]30.000€[/td][td]92.074,41[/td][/tr]

[tr][td]4%[/td][td]0€[/td][td]109.983,83[/td][/tr]

[tr][td]4%[/td][td]20.000€[/td][td]120.995,15[/td][/tr]

[tr][td]4%[/td][td]30.000€[/td][td]126.500,79[/td][/tr]

[/table]

Agora a interpretaçao dos numeros, e saber se as diferenças sao muito altas ou se "nao e´ nada" deixo ao teu criterio...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead