Pedro Pais

Máquina de pão

36 publicações neste tópico

A propósito de um tópico com algum tempo, já tenho a minha máquina de pão (oferecida). Ainda me estou a iniciar no tema, mas estou a gostar muito da experiência.

Se alguém quiser discutir o funcionamento/benefícios da mesma, terei o maior gosto. Informo também que existe um blog muito giro só sobre <a href="http://www.maquinadepao.com/">máquinas de pão, receitas e afins</a>. Um <em>must</em> para quem se aventura por estes terrenos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Pedro,

Tb sou possuidor de uma dessas máquinas infernais!

Desde há uns meses que comecei a optar por cozer o pão no forno convencional, por 2 motivos:

- Detesto o formato tipo cubo com que o pão fica, sendo cozido na máquina;

- No forno convencional coze melhor por dentro, e a crosta fica bem mais apetecível.

Claro que a nível de consumos de kWh, ficará concerteza mais dispendioso, mas a diferença é abismal.

Já tenho a máquina há quase dois anos e ainda não experimentei fazer massa fresca. Um destes dias vou tentar  fazer uns raviolis com queijo e espinafres... Nhammm!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois cá eu... gosto e uso!

Com a frequência que já aqui referi (uma vez por semana).

Só um destes dias é que a massa quase não cozeu, mas a culpa foi minha e não da máquina!

Pedro, sou frequentadora desse grupo. Dou as dicas que sei, mas acho que ainda estou na fase mais de aprender do qe ensinar!  ;D

De qualquer forma, se tiveres alguma dúvida que eu saiba esclarecer... é só "chamar"!

Mas conta lá... já a experimentaste? Que tal a experiência?

Cumprimentos

Patrícia_H

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As duas primeiras experiências foram um bocado decepcionantes, correu tudo mal.

Depois utilizei uma farinha do LIDL e já correu tudo bem, embora o pão tivesse um travo ligeiramente estranho. Numa outra altura experimentei uma mistura entre farinha do LIDL e farinha normal e ficou melhor.

Mais recentemente, utilizei uma farinha tipo 65, água, sal e fermento e obtive um pão muito bom - fiquei bastante satisfeito. Ainda assim, continuo com um problema que não sei resolver: o pão cresce cresce, mas numa determinada parte da cozedura o topo "abate", ficando ligeiramente côncavo. Sabes como resolver isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Tal como a maior parte das máquinas tudo precisa de alguma dedicação, acredito que quem tenha alguma paciência o consiga sem muitas dores de cabeça!

Concordo com o @Rui Lourenço, o pão parece um paralelepípedo mas sem dúvida que é muito prático nisso não podemos dizer o contrário. Programamos a máquina para fazer o pão e quando acordamos temos algo bem quentinho à nossa espera na cozinha ;)

@Pedro Pais será que esse teu problema não tem a ver com as misturas das farinhas? Alguém sabe qual é a melhor farinha para o fabrico do pão?

Sara

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer onde posso adquirir uma máquina dessas e quais as melhores marcas? Estou a achar interessante ainda para mais com o aumento de preços que o pão tem tido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais recentemente, utilizei uma farinha tipo 65, água, sal e fermento e obtive um pão muito bom - fiquei bastante satisfeito. Ainda assim, continuo com um problema que não sei resolver: o pão cresce cresce, mas numa determinada parte da cozedura o topo "abate", ficando ligeiramente côncavo. Sabes como resolver isso?

O pão deve ser feito com farinha tipo 65. Qual a que usavas antes - provavelmente não era a mais apropriada...

Quanto ao pão "abater" penso que tem a ver com o calor (já não sei é se a mais se a menos). Supondo que seja calor a mais, tenta optar por um programa que não seja tão rápido ou que não atinja temperaturas tão altas... Outra coisa que também costuma afectar é a quantidade de líquido - também é preciso ir jogando com isso até acertar.

As receitas normalmente têm que ser ajustadas para cada máquina porque as características variam um boacdinho de máquina para máquina e mesmo para a mesma máquina, dependem do programa que for usado. Uma coisa que te aconselho é ires anotando as experiências numa folha ou num caderno e depois o resultado. Assim podes analisar melhor o efeito de meter menos água ou mais fermento ou escolher este ou aquele programa...

Quando acertares com uma receita, começa a fazer variações: por exemplo, um pão doce faz-se facilmente juntando corintos... ou então, maçã cortada aos pedacinhos com uma pitada de canela... tal como para o resto da culinária, a nossa imaginação é o limite :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer onde posso adquirir uma máquina dessas e quais as melhores marcas? Estou a achar interessante ainda para mais com o aumento de preços que o pão tem tido.

Hoje em dia encontram-se um pouco por todo o lado, em qualquer loja de electrodomésticos e não só: Rádio Popular, Worten, Pixmania, Conforama, etc.

De vez em quando o Lidl ou o Plus também aparecem com um exemplar.

Quanto a marcas não sei... nem sequer sei de que marca é a que tenho em casa, já nem me lembro :P mas não sei se a marca é um factor importante, olha mais ao preço ou às características da dita (nº de programas, consumo, etc).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@Pedro

Nas experiências que tenho feito, descobri que usar 1/10 do fermento recomendado nas receitas, tem resultados espantosamente melhores. O pão deixa de ter um forte odor a fermento e cresce de igual forma. Experimenta pôr apenas uma colher de chá de fermento (eu uso menos ainda!)

@Sara

A farinha habitual é a Tipo 65. Eu tenho feito o seguinte: Uso Tipo 65 e comprei um saco de "farelo" (acho que é este o nome - é a casca do trigo) e adiciono à farinha para ficar mais "integral".

Também já fiz altas misturadas! Desde farinha de soja, milho, arroz, etc...

@Canhoto

Há uma máquina de pão na Makro, salvo erro a marca é Alaska, que já ouvi dizer maravilhas. Tem 2 pás e a cuba tem um formato alongado que produz um pão com um aspecto mais semelhante ao pão de forma.

Quando decidirem comprar, considerem na escolha, uma máquina que seja flexivel e tenha a opção de prolongar a cozedura, ou manter o pão quente. Há quem se queixe, das comercializadas na Worten,  de serem pouco flexíveis na sua programação.

Eu comprei uma Tefal e estou muito satisfeito. Só é pena não ter uma cuba alongada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nas padarias costumam ter mas nem todas vendem, é questão de perguntares nalguma a ver se querem vender.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá! Adorei quando vi este tópico!!! Eu também tenho uma máquina de fazer pão há pouco menos de 2 meses e estou MUITO satisfeita!! Foi presente de aniversário e é a Clatronic da Worten. Acho que é bastante eficiente e até hoje esteve à altura das receitas que lá fiz. Os únicos azares aconteceram mesmo por culpa minha: uma vze coloquei fermento fresco e programei a máquina para de manhã, resultado: pão não cresceu; e de outra vez foi o tipo de farinha que usei que penso que foi em excesso e ficou um pão muito forte (neste caso, farinha de alfarroba).

De resto posso vos dizer que até já cozinhei nela por 2 vezes e que correu muito bem ;)

É claro que agora pesquiso tudo e mais alguma coisa sempre à procura de mais receitas ::) e que ainda estou muito na fase do aprender!

:-* :-*

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há já algum tempo que tenho pensado em investir numa máquina de pão mas como não conheço ninguém que tenha, ainda não me senti muito confiante para arriscar, porém ultimamente, tenho pensado mais no caso e penso que é desta.

Só de pensar no cheirinho....  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fátima, eu tambem já andava a namorar há muito e fui lançando o desejo e em vez de me darem algo que não gostasse, aproveitei a ocasião e pedi a máquina ;) Mas com toda a certeza que se não tivesse sido oferecida eu mesmo a comprava. So facto de saber que podemos fazer o pão que quiser e quando quiser, já vale bem a pena!!

Qualquer coisa que possa ajudar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Maria Ferreira,

Já agora, só uma informação: qual o tempo médio para se fazer um pãozinho?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Maria Ferreira,

Já agora, só uma informação: qual o tempo médio para se fazer um pãozinho?

Olá Fatima!

O tempo exacto será consoante o tipo de pão, ou melhor de farinha. Os programas mais longos serão em média de 3 horas ( e também tem influência o tamanho do pão), mas eu faço uma receita que dura 58 minutos e que podes ver aqui: http://paobolosecia.blogspot.com/2008/05/po-branco-rpido-1h-na-mfp.html (aliás, aconselho vivamente este blog: http://paobolosecia.blogspot.com/ ) que fica simplesmente uma delícia e também tem outra, o falso integral, que vou experimentar este fim de semana, que também é no mesmo ciclo.

Espero ter ajudado...

:-*

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Maria Ferreira,

Obrigada pela ajuda. O link está já nos meus favoritos para quando me aventurar nesta odisseia de fazer pão em casa. :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas estas máquinas conseguem fazer uma bolinha caseira, ou é pão mais bola, como papesseco?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas estas máquinas conseguem fazer uma bolinha caseira, ou é pão mais bola, como papesseco?

Tipicamente é mais tipo pão de forma. Até pelo próprio formato das máquinas. Mas podes fazer a massa na máquina e levar depois ao forno num tabuleiro para fazeres pão mais do tipo papo seco ou molete ou carcaça... mas és capaz de gastar mais energia assim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tipicamente é mais tipo pão de forma.

O formato, entenda-se. O tipo de pão (cereais, integral, mistura, com passas, branco, etc) varia com os ingredientes usados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O formato não interessa, interessa é a qualidade do pão. A maioria das pessoas apreciam pão de água, vulgo papesseco, ou que raio de nome aquilo tem. O conteúdo parece apenas ar.

Eu gosto de um pão mais consistente.

Olhem, o pão rápido congelado, que todos os cafés vendem. Fica como esse?

Ou, para quem conhece, como o da bimby (uma máquina multi-funções de cozinha)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu gosto de um pão mais consistente.

Olhem, o pão rápido congelado, que todos os cafés vendem. Fica como esse?

Ou, para quem conhece, como o da bimby (uma máquina multi-funções de cozinha)?

Como com todas as comidas - só depende da receita que usares. Cá em casa já se fez pão de cereais, pão doce, com maçã, pão integral, pão de trigo, etc.

Mas tipicamente obtenho um pão bem consistente, sim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como este tópico já foi iniciado há muito tempo o meu comentário se calhar já éstá ultrapassado  ??? Mesmo assim, e por me parecer haver adeptos das máquinas de fazer pão (eu só sou adepta no dia da cozedura e talvez no 2º dia, já com algum esforço), veio-me parar às mãos a revista do Círculo de Leitores (passo a publicidade), e aí, se os já sócios levarem para o Círculo um novo sócio poderão receber a dita máquina, Tefal, por 19,90 €.

Falou-se também no fórum, das farinhas. Há muitas e muitas misturas. Tenho uma amiga que compra sempre no Lidl, pois, diz ela, que são a bom preço e há muita variedade (passo a publicidade outra vez) ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nas Lojas Mini preço tem uma máquina dessas, alguém sabe se é boa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead