ncfialho

Divida a Seguranca Social e as financas

5 publicações neste tópico

Boa tarde,

há dois anos saimos de Portugal para procurar uma vida melhor na Inglaterra....encontramos alsumga estabilidade financeira (deixamos de passar fome) mas sinto que nao estou am casa e queria voltar para Portugal (nem sei como suportar la a minha familia, mas um passo a seguir ao outro;)). Para isso tenho que resolver uma divida que tenho de IRS e de contribuicoes a SS. Queria perguntar se esse tipo de dividas podem ser resolvidas atraves de um processo de insolvencia?

Muito obrigada,

Natalia :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podem mas se calhar não é bem como estarias à espera.

O que acontece depois do processo de insolvência estar em marcha começa por ser uma análise à tua situação familiar, de forma a apurar o que precisas para sobreviver. Depois, os teus rendimentos passam a ser controlados - dão-te acesso a esse mínimo e o resto é canalizado para pagamento da dívida. Isto até a dívida estar paga ou terem passado 5 anos. Só após esse prazo, é que o que faltar pagar das dívidas é perdoado e voltas a ter controlo total dos teus rendimentos.

Não seria melhor aguentar aí mais uns tempos, com a estabilidade, e ir pagando as dívidas antes de voltar? Até porque, se nada tiver sido feito entretanto, elas provavelmente estão "mais gordas" com os juros que já correram entretanto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada Paulo,

eu nao tene nada em Portugal ( nao tenho casa, nem carro, nem uma TV)...e se euarranjar um emprego nem vejo como me podiam  tirar algo visto ter 4 filhos ao meu cargo.

Nao quero ficar aqui, nao gosto, nem tenho meios para pagar essa divida mesmo vivendo aqui.

Por isso o que acontece se uma pessoa abre um processo desses e quer pagar, mas nao tem como pagar? E e verdade que as dividas as financas nao estao a ser consideradas para serem perdoadas?

Obrigada pela ajuda,

Natalia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Começando pelo fim, não ouvi nada do género. As dívidas ao Estado têm prioridade sobre as demais, pode ser isso, agora que fiquem à parte de um processo de insolvência nunca tal ouvi.

Quanto ao resto, se realmente estás para aí virada deixo-te dois conselhos:

- arranja um emprego cá antes de voltares. Uma das condições da insolvência é manter um emprego. Se tiveres que arranjar qualquer coisa à pressa, pode-te sair algo bem pior do que se escolheres com calma, mesmo sendo à distância.

- com base nos rendimentos que esse emprego te der e na renda a pagar pela casa e no resto das despesas, tenta ver se consegues por alguma coisa de lado para pagar a dívida. Em caso afirmativo, entra em contacto com os credores para saber se conseguem chegar a acordo relativamente a um plano de pagamentos.

- se não chegares a acordo, só resta mesmo a via da insolvência. Como o pedido vai ter que se apresentado perante um tribunal, vais precisar de entrar em contacto com um advogado. A SS pode dar apoio nessa parte (mas isso quer dizer que só podes começar a tratar do processo depois de voltar).

Antes de decidires seja o que for, o melhor é fazer umas pesquisa sobre o processo de insolvência - há vários artigos onde o processo é explicado com algum detalhe, juntamente com as consequências. Alguns exemplos:

http://www.economias.pt/insolvencia-pessoal/

http://oendividado.blogspot.pt/2013/09/o-que-acontece-se-pedir-insolvencia.html

http://www.meuportalfinanceiro.pt/artigo/consequencias-da-insolvencia-pessoal/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hmm ok, entao se eu conseguir um acordo seria pouco provavel uma vez oncseguir pagar aquela divida...provavelmente nem em 10 anos a nao ser que ganho o totoloto.

E se voltar a Portugal e nao tiver dinheiro o que o estado me pode fazer? Se nao tenho nada nao me podem tirar nada...ha um prazo para prescricao dessas dividas a SS e as financas?

Obrigada

Natalia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead