Visitante Mariana Pereira

Dúvida sobre pedido de insolvência

5 publicações neste tópico

Boa tarde.

A minha mãe tem, neste momento, 15 mil euros em dívida devido a cartões de crédito que adquiriu. Tudo isto foi feito às escondidas do meu pai quando este estava no estrangeiro a trabalhar. Somos 4 filhos e a situação está cada vez pior, pelo que me foi dito que existe a hipótese de pedir insolvência do agregado em tribunal. Passaríamos, assim, durante 5 anos, a ter um gestor que iria gerir todos os rendimentos do agregado de forma a pagar as dívidas.

A minha dúvida é: nunca vivi em casa dos meus pais apesar de estar registada no agregado deles. Como trabalho, caso o pedido de insolvência avançasse, o gestor ficaria também com o meu dinheiro?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida é o significado disto

nunca vivi em casa dos meus pais apesar de estar registada no agregado deles.

Quanto ao resto, não será uma questão de alterares o teu estado/residência antes de avançarem com o pedido de insolvência?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia, fui criada pelos irmãos da minha mãe desde pequena noutra casa que não a dela e dos meus irmãos, mas sempre estive registada como a viver em casa dos meus pais. No IRS dos meus pais, eles declaram que vivo lá, entre outros rendimentos que podem beneficiar por ter filhos. A minha dúvida é se, no caso de eles pedirem insolvência e passarem a ter um gestor para o dinheiro do agregado, o meu ordenado também será gerido por ele, por tecnicamente pertencer ao agregado deles. Para "sair" do agregado, onde tenho de me dirigir? (peço desculpa se a pergunta for muito estúpida, mas tenho 21 anos e ainda não percebo muito destas questões técnicas).

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para sair do agregado bastará fazer o IRS separado dos pais.

Faz o seu IRS com os seus rendimentos e os pais fazem o IRS deles sem a colocar na declaração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A morada fiscal - correspondente ao NIF - deve corresponder à sua morada efetiva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead