Trabalhador7

Qual o IRS a aplicar sobre Indemnização Profissional - Caso dificil

3 publicações neste tópico

Bom dia a Todos.

Pelo que tenho consultado na net, não encontro nada que tenha a ver com indemnizações que não sejam de despedimento.

Agradeço desde já a vossa atenção dispensada  :) e ofereço este desafio.

Recebi por decisão de tribunal de Trabalho (e após recurso) uma indemnização resultante de acertos salariais de um período de trabalho desde 2005 ate ao presente. A companhia pagou menos aos funcionários por mês , do que estava estabelecido para a sua determinada função.

A companhia aceitou o valor determinado pelo tribunal e um outro valor que não foi estipulado por sentença que ainda devia ser calculado.

Emitiu recibo e identifica acertos salariais. E procede a utilizar a tabela de 2015 como referência para o valor completo 8136eur, em que aplica 11% de segurança social e 39,5% (!!) de IRS e que no final ficamos com menos do que metade em 3915eur.

      Eu sei que esse é o valor de IRS aplicável a 1 salário desse valor, mas será também aplicável a um valor a que foi chegado através da soma de diferenças salariais de muitos meses, sendo que em alguns desses meses (2005,2006, 2007....) o IRS sobre o meu salário era bastante inferior?

Podem Fazer um bundle do valor e descontar o valor de IRS e segurança social como se de 1 único salário se tratasse? Existe alguma formula para calculo do IRS devido nestes casos em que a indemnização é representativa de muitos meses em que o IRS seria bastante mais favorável? Será que isto é correcto?

Existe alguma formula a aplicar nestes casos?

A companhia Após nos prender em tribunais durante 3 anos com os recursos...e antes da nossa decisão, pagou por acordo a 1 funcionária (mesmas condições do que nós) 8000eur em regime de compensação, sem tributação.

Ironicamente essa funcionária não entrou no nosso caso no inicio porque tinha medo, e agora perto de uma decisão favorável ao nosso caso ia entrar para tribunal, e ofereceram-lhe em acordo 8000eur sem impostos.

Sem ela não ter gasto imensas ajudas de custa.

ps: Trabalhador nao Casado , sem dependentes, para calculo de tabela de IRS.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É assim que se aplicam as taxas de retenção na fonte... Agora, nem tudo está perdido:

- esses rendimentos devem ser declarados (no próximo ano) como sendo rendimentos produzidos em anos anteriores. O fisco vai depois calcular o imposto a pagar dividindo esse montante pelo número de anos em causa e aplicando a taxa com base nesse montante anual e no total deste ano (artigo 74º do CIRS: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs78.htm)

- por outro lado, vão também declarar este montante que vos foi retido agora.

Ao calcular o imposto a pagar, o fisco vai naturalmente subtrair o montante retido na fonte. Como ele foi retido a uma taxa exagerada (quando comparada com os valores totais do ano), quer dizer que vão ter um belo reembolso no ano que vem. Foi azar receberem só agora em Janeiro - se tivesse sido no mês passado, já vinha no reembolso deste ano.

É bem possível que os valores de imposto a pagar não sejam exatamente iguais aos que seriam se vos tivessem pago logo na altura devida. Se quiserem saber qual seria o reembolso se vos tivesem pago no mês passado é usar um dos simuladores do IRS para calcular esse valor. Agora, como as regras mudaram este ano, o valor exato só o vão saber mesmo para o ano (talvez mais para o fim do ano comecem a surgir alguns simuladores com as novas regras).

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado Pela Resposta :) Help was very much apreciated.

Ainda tive mais uma surpresa...

O salário que vou receber no final do mês , também vai levar um corte de 40,5% , por isso nem metade do salário vou receber

Esta Indemnização soube a presente envenenado :/ , Hard pill to swallow..

Muito bom este Site e os moderadores :)

The Help was very much apreciated.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor