pbslbstr

Taxas dos certificados vão baixar a partir de Fevereiro

45 publicações neste tópico

Pelos vistos, o Governo vai alterar (para pior) as regras dos certificados (aforro e poupança mais).

http://economico.sapo.pt/noticias/taxas-dos-certificados-vao-descer-a-partir-do-inicio-de-fevereiro_209846.html

Resta saber em que moldes concretos e em que medida vai afectar quem já tem subscritas as atuais series dos CA.

E o que vão fazer concretamente sobre os CTPM.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E eu a pensar subscrever ambos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso quer dizer que quem quiser subscrever os CTPM com as condições atuais tem até ao fim do mês para o fazer (as condições de remuneração estão definidas à partida, por isso os títulos atuais não serão afetados)

Quanto aos CAs, a taxa é definida à medida que o tempo passa. Por isso quem os subscreve j+a conta com algumas "indefinições". Dado que as taxas de juro estão em níveis historicamente baixos, até me admira é de não terem sido reduzidas há mais tempo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso quer dizer que quem quiser subscrever os CTPM com as condições atuais tem até ao fim do mês para o fazer (as condições de remuneração estão definidas à partida, por isso os títulos atuais não serão afetados)

Quanto aos CAs, a taxa é definida à medida que o tempo passa. Por isso quem os subscreve j+a conta com algumas "indefinições". Dado que as taxas de juro estão em níveis historicamente baixos, até me admira é de não terem sido reduzidas há mais tempo...

Isso é uma suposição, já que é uma interpretação da noticia.

As condições dos certificados de aforro tambem estavam definidas a partida ate final de 2016.

Passo a citar o que consta na ficha do produto:

A esta taxa é acrescido um prémio de 2,75, o qual manter-se-á em vigor até 31 de dezembro de 2016, não podendo resultar deste mecanismo uma remuneração superior a 5%.

Se são alteradas as regras do jogo para os CA não vejo porque nao possam ser as dos CTPM.

Não sei se sou só eu, mas se isto afectar subscrições prévias a esta mudança, mais me parece um primeiro "haircut" neste tipo de produtos, nomeadamente recorrendo ha alteração das taxas contratualizadas, isto claro se o premio ficar abaixo do enunciado na ficha do produto.

------

E outra coisa não podia deixar de ser...

A secretária de Estado do Tesouro diz, no entanto, que "a alteração destas condições é válida para o futuro". "Ou seja, é válida para as novas subscrições. As subscrições antigas mantêm, evidentemente, as taxas e condições em vigor à data da subscrição até à data limite do produto". Não é referido se isso implica a criação de uma nova série de certificados de aforro.

JN

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As condições dos certificados de aforro subscritos até ao final deste mês irão manter-se em vigor até 31 de dezembro de 2016.

As taxas dos CTPM atuais também não sofrem alterações.

A alteração de condições é apenas para as novas subscrições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também no Jornal de Negócios

Vamos portanto ter uma corrida à subscrição até ao final do mês. Na qual eu irei participar. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que vou antecipar a minha mensagem ao Privatbank, já que a minha ideia era dividir o dinheiro por CA e CPTM...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que vou antecipar a minha mensagem ao Privatbank, já que a minha ideia era dividir o dinheiro por CA e CPTM...

Supostamente ficas com o dinheiro à ordem no dia seguinte ao envio do pedido. Tens por isso ainda bastante tempo. Conto enviar o meu no final da próxima semana, sempre ganho mais qualquer coisa de juros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A história repete-se, vão baixar as taxas de juro. Podem indexar às taxas dos empréstimos em OT, mas não o fazem. A banca pressiona e come nos dois tabuleiros. Nas Obrigações do Estado recebe as taxas que conhecemos, nos depósitos paga uma miséria. Quando empresta, não há limites para as taxas de juro e argumenta que têm risco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enquanto os CTPM oferecerem taxas superiores à banca, estes terão sempre clientes a subscrever, mesmo a partir de Fevereiro.

Uma vez atingido o efeito "comportamento da manada", pode o estado agora pagar menos, naturalmente. :police:

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou este PDF está errado ou alguém já actualizou as taxas online por engano: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2015/CTPM_Taxa_de_Juro/01_TAXA_EFETIVA_CTPM.pdf A taxa (bruta) do último ano não era 5%? Diz 4.20%

A taxa a que te referes, e a habitualmente discutida, é a TANB: http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2015/CTPM_Taxa_de_Juro/01_Histirico_GA_Taxa_Juro_CTPM.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E aquela que coloquei qual é? é que a taxa média anual bruta é de 4.25% não 4.20% como está no PDF.

Tal como está no PDF, é a Taxa Efetiva Ilíquida. É um outro cálculo.

As taxas continuam como as conhecemos. Podes-te também guiar pela página de descrição do produto: http://www.igcp.pt/gca/?id=1303

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Hoje desloquei-me aos CTT para me informar sobre os CA e os CTPM.

Foi-me aconselhado a fazer a subscrição de CTPM ao invés de CA, porque ao fazer a subscrição agora(antes das novas taxas serem introduzidas em Fevereiro) apenas nos 3 primeiros meses é que a taxa dos CA seria a actual, e após esses 3 meses passaria a ser a nova taxa.

Esta informação está correcta?

É que pelo que li por aqui a taxa dos CA estaria garantida até ao final de 2016.

E foi-me informado que a taxa dos CTPM não sofrerá alterações, pelo que me foi aconselhado a sua subscrição.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Hoje desloquei-me aos CTT para me informar sobre os CA e os CTPM.

Foi-me aconselhado a fazer a subscrição de CTPM ao invés de CA, porque ao fazer a subscrição agora(antes das novas taxas serem introduzidas em Fevereiro) apenas nos 3 primeiros meses é que a taxa dos CA seria a actual, e após esses 3 meses passaria a ser a nova taxa.

Esta informação está correcta?

É que pelo que li por aqui a taxa dos CA estaria garantida até ao final de 2016.

E foi-me informado que a taxa dos CTPM não sofrerá alterações, pelo que me foi aconselhado a sua subscrição.

Cumprimentos.

A taxa dos CA é ajustada mensalmente em função da Euribor nos 3 meses anteriores. Atualmente há um prémio de 2,75% prometido até final de 2016. Não sei qual será o impacto da alteração em Fevereiro.

A taxa dos CTPM está fixada para os 5 anos de duração e corresponde a uma média de 4,25%. Investindo por 2 anos já se obtém 3,25% médios, que é superior aos CA. Portanto se puderes investir por pelo menos 2 anos, os CTPM vão-te render mais.

Mais informação (sobre as condições atuais) no site do IGCP

CA: http://www.igcp.pt/gca/?id=63

CTPM: http://www.igcp.pt/gca/?id=1303

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fazendo a subscrição dos certificados do tesouro CTPM através do AFORRONET (internet) e pagando no multibanco vai-se receber alguma carta ou comprovativo dessa subscrição em casa por carta?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque razão é que as novas taxas ainda não foram divulgadas? Será que ainda não estão definidas e no fim de semana é que vão decidir?

A ideia deve ser provocar esta corrida que se tem verificado. O que será que está por trás disto tudo?

As taxas podiam ter sido alteradas sem ninguém saber e só se tornava publico no inicio de fevereiro.

Se o estado se anda a financiar de forma mais economica porque razão iria provocar esta corrida aos certificados tendo que pagar taxas mais altas?

Estará o estado a ser amigo das pessoas e a dar-lhes oportunidade de terem taxas mais altas?

Se quisesse ser mais amigo então em vez de baixarem as taxas deixavam estar como estão ou então aumentavam.

A divida publica é para ser paga pelos contribuintes. Quer isto dizer que as pessoas estão a emprestar dinheiro a elas próprias e são elas que vão pagar os próprios juros. Dá que pensar. É tudo uma ilusão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto é uma questão interessante.

Mas é melhor que os juros fiquem cá do que pagar a estrangeiros.

Pode ser uma estratégia para aumentar o empréstimo pelos portugueses e reduzir o estrangeiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabei de subscrever CPTM...

Abri conta faz hoje 8 dias nos ctt, no dia seguinte pedi a password, a qual recebi hoje e efetuei o pagamento pelo homebanking.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O estado quer-se financiar. Imagina que se preferem financiar mais pela população portuguesa, seja pelos motivos que forem. O que devem fazer? Subir taxas durante um certo prazo para aumentar correria aos CTPM? Ou então diminuir as taxas e informar isso publicamente. Desta forma financiam-se rápido agora em Janeiro e depois baixam as taxas. Se ficarem ligeiramente acima à dos bancos continuará a gerar interesse e sempre apanharam mais alguns €€€ agora em Janeiro. Isto é só o meu modo de ver as coisas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque razão é que as novas taxas ainda não foram divulgadas? Será que ainda não estão definidas e no fim de semana é que vão decidir?

A ideia deve ser provocar esta corrida que se tem verificado. O que será que está por trás disto tudo?

As taxas de CA (e antigamente de CT) para o mês seguinte são anunciadas no último dia útil do mês, por isso não me surpreende.

Não esquecer que pelo menos as taxas de CA são baseadas na média da Euribor dos 3 meses anteriores, logo é no fim do mês que esse valores são conhecidos.

Não me parece que tenha qualquer significado especial. É simplesmente a forma como operam.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabei de subscrever CPTM...

Abri conta faz hoje 8 dias nos ctt, no dia seguinte pedi a password, a qual recebi hoje e efetuei o pagamento pelo homebanking.....

Qual é o montante mínimo para subscrever numa estação dos CTT?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor