car4321

Nova Tributação de Fundos Nacionais

18 publicações neste tópico

Acompanhei em Dezembro a discussão sobre a espetativa da nova tributação de fundos nacionais.

Já saiu hoje em DR:

https://dre.pt/application/conteudo/66145328

e parece-me que não poderia estar mais correta e simplificada para o subscritor de fundos, a não ser que me escape alguma coisa.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

pode-me explicar com uma situação prática o que acontece actualmente e o que vai acontecer a partir da entrada em vigor deste decreto-lei?

Imaginemos que investi 10.000€ num fundo nacional há uns tempos e que no dia 30 de junho as o valor está em 11.000€.

- O que acontece se o resgatar no dia 30 de junho de 2015?

- O que acontece se o resgatar a partir do 1 de julho de 2015? (data da entrada em vigor)

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acontece o mesmo, tens 1000€ de mais valias.

Isto se os fundos Portugueses ficarem iguais aos estrangeiros, ou seja, com obrigatoriedade de declarar no IRS no próximo ano.

No entanto penso eu que só se tem de declarar em IRS as mais valias a apartir de Julho  porque o fundo até Junho paga IRC á cabeça...mas sinceramente não sei como irá ser esse processo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a pensar neste problema....

Quando se diz que os fundos nacionais tem uma rendibilidade liquida deve-se ao facto de o imposto de 28% ser pago pelo fundo. Mas este imposto apenas é cobrado/pago aquando do resgate, correto?

Se assim for, simplesmente o que acontece é que se na hora que resgatamos um fundo nacional este apresenta (por exemplo) 100 euros de mais valias (liquidas para nos), na verdade o fundo apresenta rendibilidade de ~139 euros (bruta).

Nao havera assim, uma solucao bastante simples? Se resgatarem no dia 30 de junho resgatam 100 euros que nao temos que declarar no IRS, se resgatarmos a partir de dia 1 de julho, iremos resgatar 139 euros os quais teremos que declarar no IRS. (obviamente, partindo do principio que o valor do fundo se mantinha inalterado)

Nao me parece, muito complicado, ou estarei a esquecer algo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não são 28% são 25% de IRC mas pouco importa.

Sim de facto é isso, quando queres comparar um fundo Português com um estrangeiro temks de fazer essa conta, eu cheguei em tempos a dar o exemplo de 2 fundos, o NB Obrigacões Europa e o NB Euro Bond, são iguais, a mesma carteira e tudo, no entanto a diferença de rentabilidade, plo menos era e agora não fui ver, era minima se fizessemos a conta para calcular a rentabilidade bruta de um e liquida no outro.

O que me dá entender que a rentabilidade a passar a deixar de ter os 25% de IRC passa a ser maior...

Eu não vejo isto como um problema nem me vou dar ao trabalho de resgatar fundo num dia para voltar a aplicar no da seguinte, se nem ainda se sabe o que vai acontecer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo, mas algo terá que ser diferente para quem tem o fundo antes de 1 de julho ou o adquira depois desta data. De outra forma quem tiver o fundo antes terá parte das suas mais valias tributadas duplamente, e obviamente isto nao é sequer imaginável, eu diria...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, mas não existe dupla tributação para o investidor na prática, aliás ele actualmente nem é tributado, daí também haver discordância de declarar actualmente esses fundos no IRS quando os queremos englobar, porque os mesmos não foram tributados ao investidor.

Mas terá de haver algo novo sem dúvida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, vamos aguardar....

Sou um novato nestas andanças... há duas semanas apliquei umas poupanças em dois fundos da caixagest - Ações Líderes Globais e Seleção Global (misto de 60% obrigações e 40% ações). Fiz esta aplicação por sugestão da minha gestora de conta da cgd, que na altura me disse que os rendimentos seriam líquidos... entretanto andei a ler umas coisas e percebi que não seria bem assim....

Obrigado pelos vossos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, vamos aguardar....

Sou um novato nestas andanças... há duas semanas apliquei umas poupanças em dois fundos da caixagest - Ações Líderes Globais e Seleção Global (misto de 60% obrigações e 40% ações). Fiz esta aplicação por sugestão da minha gestora de conta da cgd, que na altura me disse que os rendimentos seriam líquidos... entretanto andei a ler umas coisas e percebi que não seria bem assim....

Obrigado pelos vossos esclarecimentos.

Actualmente são, depois de 1 de Julho continuarão a ser, a diferença é que os fundos de investimentos passaram a ter o mesmo tratamento de outros activos financeiros como as acções ou obrigações, terão de ser declarados no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Relativamente ao IRS de 2014, que está a ser feito este ano (2015), pedia-vos o favor de esclarecer a seguinte dúvida:

Possuo alguns fundos de investimento nacionais e alguns fundos de investimento nacionais/internacionais num outro banco. Este último banco enviou-me uma "declaração de movimentos de registo/depósito de valores mobiliarios" com a listagem de movimentos relativos a fundos que fiz em 2014.

Não optando pelo englobamento, é obrigatório declarar alguma coisa na declaração de IRS relativo aos fundos de investimento, quer nacionais, quer não nacionais?

Desde já obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem englobamento, nenhum fundo precisa de ser declarado.

Só é necessário declarar no IRS de 2015, a ser feito em 2016, correto?

Já agora mais uma questão: quando é feito o resgate de um fundo de investimento estrangeiro, não deveria ser debitado o IRS correspondente às mais valias?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas, no próximo ano, há certos fundos de declaração obrigatória!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora mais uma questão: quando é feito o resgate de um fundo de investimento estrangeiro, não deveria ser debitado o IRS correspondente às mais valias?

Sim, normalmente são retidos os 28% sobre as mais-valias. Agora pode acontecer é que nos movimentos do banco apareça apenas o montante líquido creditado na conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só é necessário declarar no IRS de 2015, a ser feito em 2016, correto?

Anos anteriores sim, este ano já não há retenção, apenas em fundos que pagam rendimentos periódicos ( dividendos ).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Anos anteriores sim, este ano já não há retenção, apenas em fundos que pagam rendimentos periódicos ( dividendos ).

Ok, obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Actualmente são, depois de 1 de Julho continuarão a ser, a diferença é que os fundos de investimentos passaram a ter o mesmo tratamento de outros activos financeiros como as acções ou obrigações, terão de ser declarados no IRS.

Os fundos só se têm que declarar no IRS quando é feito o resgate do mesmo certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os fundos só se têm que declarar no IRS quando é feito o resgate do mesmo certo?

Certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor