Visitante AnnaP

IRS 2015 e Seguro de Saude

11 publicações neste tópico

As despesas com seguros de saude incluem-se nas despesas de saúde no IRS de 2015?

No caso de um seguro de saúde de 1000€/ano posso contar com um reembolso de 150€?

Obg

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, as despesas com seguros de saúde não são dedutíveis no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, as despesas com seguros de saúde não são dedutíveis no IRS.

Olha que me parece que passaram a ser consideradas.

Em https://dre.pt/application/file/66014834 encontras as seguintes alterações no Artigo 78.º (Deduções à colecta)

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) Aos dependentes do agregado familiar e aos ascendentes que vivam em comunhão de habitação com o sujeito passivo;

B) Às despesas gerais familiares;

c) Às despesas de saúde e com seguros de saúde;

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hmm e já não eram consideradas? É que o que eu gasto anualmente com seguro de saúde já aparece automaticamente na minha declaração e tenho quase a certeza que tive uma % atribuída de beneficio.

Este ano por acaso até fiquei com uma dúvida relativamente a isso, nos últimos 2 anos o que gastei com o seguro aparece na declaração, digamos 150€. No entanto, nunca fui ao médico utilizando o seguro, em 2014 pela primeira vez usei-o e fui reembolsado numa parte do valor gasto.

Como apresento estas diferenças no IRS? Ou seja, para além do que gasto no seguro, gastei mais, digamos 400€ em despesas de saúde dos quais me reembolsaram 350€.

Apresento apenas gastos de saúde no valor de 50€ ou apresento os 400€ e tenho algum local para colocar o reembolso do seguro?

Cumps!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hmm e já não eram consideradas? É que o que eu gasto anualmente com seguro de saúde já aparece automaticamente na minha declaração e tenho quase a certeza que tive uma % atribuída de beneficio.

Acho que tens razão. Não eram uma dedução à colecta, mas eram um benefício fiscal: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf74.htm

Este ano por acaso até fiquei com uma dúvida relativamente a isso, nos últimos 2 anos o que gastei com o seguro aparece na declaração, digamos 150€. No entanto, nunca fui ao médico utilizando o seguro, em 2014 pela primeira vez usei-o e fui reembolsado numa parte do valor gasto.

Como apresento estas diferenças no IRS? Ou seja, para além do que gasto no seguro, gastei mais, digamos 400€ em despesas de saúde dos quais me reembolsaram 350€.

Apresento apenas gastos de saúde no valor de 50€ ou apresento os 400€ e tenho algum local para colocar o reembolso do seguro?

Declaras apenas os 50€ que não te foram reembolsados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como fica então a situação dos premios dos seguros de saude no IRS de 2015?

Num artigo da revista Visão de 01-01-2015 está escrito:

"Despesas de saúde: 15% das despesas com qualquer membro do agregado até um limite global de 1000€ (só pode deduzir bens e serviços isentos de IVA ou com taxa reduzida; por outro lado pode começar a deduzir os prémios dos seguros de saúde)"

Anteriormente havia um limite de 50eur para os seguros de saude. Pelo que entendo, agora podemos deduzir 15% dos seguros de saude sem limite, a dedução do total das despesas de saude é que não pode ultrapassar os 1000eur. Ou seja se fizer um seguro por 1000eur/ano e não apresentar mais despesas de saude posso contar com o reembolso/dedução à coleta de 150eur. É isto que entendo, mas queria a confirmação de um expert!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como fica então a situação dos premios dos seguros de saude no IRS de 2015?

Num artigo da revista Visão de 01-01-2015 está escrito:

"Despesas de saúde: 15% das despesas com qualquer membro do agregado até um limite global de 1000€ (só pode deduzir bens e serviços isentos de IVA ou com taxa reduzida; por outro lado pode começar a deduzir os prémios dos seguros de saúde)"

Anteriormente havia um limite de 50eur para os seguros de saude. Pelo que entendo, agora podemos deduzir 15% dos seguros de saude sem limite, a dedução do total das despesas de saude é que não pode ultrapassar os 1000eur. Ou seja se fizer um seguro por 1000eur/ano e não apresentar mais despesas de saude posso contar com o reembolso/dedução à coleta de 150eur. É isto que entendo, mas queria a confirmação de um expert!!

Não respondo como expert, mas penso que tens razão

Artigo 78.º

Deduções à coleta

1 - À coleta são efetuadas, nos termos dos artigos subsequentes, as seguintes deduções relativas:

a) Aos dependentes do agregado familiar e aos ascendentes que vivam em comunhão de habitação com o sujeito passivo;

B) Às despesas gerais familiares;

c) Às despesas de saúde e com seguros de saúde;

d) Às despesas de educação e formação;

e) Aos encargos com imóveis;

f) Às importâncias respeitantes a pensões de alimentos;

g) À exigência de fatura;

h) Aos encargos com lares;

i) Às pessoas com deficiência;

j) À dupla tributação internacional;

k) Aos benefícios fiscais.

Fonte: https://dre.pt/application/file/66014834

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mais detalhes é ler o artigo 78º-C da mesma fonte.

Também me parece explícito que os prémios de seguros entram ao mesmo nível das despesas diretas de saúde e das taxas moderadoras...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada a todos.

"Artigo 78.º-C
Dedução de despesas de saúde

1-b) Que correspondam a prémios de seguros ou contribuições pagas a associações mutualistas ou a instituições sem fins lucrativos que tenham por objeto a prestação de cuidados de saúde que, em qualquer dos casos, cubram exclusivamente os riscos de saúde relativamente ao sujeito passivo ou aos seus dependentes, pagos por aquele ou por terceiros, desde que, neste caso, tenham sido comprovadamente tributados como rendimento do sujeito passivo;"

Não é qualquer seguro. Aliás, coloca de fora a maioria dos seguros, uma vez que as seguradoras têm fins lucrativos.

:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 15/02/2016 at 15:32, Guest Mário Vale (visitante) disse:

Eu tenho um seguro de saude.Em que campo coloco o preenchimento do prémio desse seguro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead