Rita Monteiro

ajuda sobre recibos de renda

3 publicações neste tópico

Boa tarde.

Venho por este meio pedir ajuda no esclarecimento sobre recibos de renda da habitação na qual estou a morar.

O meu senhorio passou-me 3 recibos (que estavam em atraso e os quais tenho insistido para me dar, de acordo com os pagamentos que já efectuei). Quando vi os recibos, vi que estavam passados manualmente, ou seja, foram impressos (com carimbo da Firmo) e os meus dados, valor, nº de contribuinte meu e do senhorio, foram escritos manualmente. Ainda foram igualmente riscados os símbolos de IRS e IRC, no campo que diz "imposto sobre rendimentos prediais". O valor mensal da renda que pago é de 450€. Uma vez que houve alterações na lei em relação à emissão de recibos, gostaria de saber se o senhorio não é obrigado a passar os recibos electronicamente e se os recibos que me deu são válidos por lei para apresentação de efeitos do meu IRS junto à AT.

Agradeço resposta assim que possível, pois encontro-me preocupada com esta situação.

Obrigada pela atenção.

Cumprimentos,

Rita M.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faturas passadas à mão continuam a ser válidas. Da mesma forma, os recibos de renda também podem continuar a ser manuais. São cada vez mais raros, ao ponto de já se estranhar receber um, mas ainda são válidos :)

Só se o senhorio tiver atividade aberta para esse efeito é que é obrigado a passar um recibo eletrónico (o chamado recibo verde).

Em qualquer caso, o senhorio tem é de comunicar as rendas recebidas ao fisco (salvo erro até é agora em Janeiro), é assim que eles depois fazem o preenchimento automático da declaração. Mas, mesmo que o senhorio não declare as rendas recebidas, podem depois os inquilinos corrigir essa informação manualmente na declaração de IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelo esclarecimento Pauloaguia.

Fico mais descansada :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead