Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
rlx

Euribor desceu, Prestação subiu

12 publicações neste tópico

Penso que fiz os calculos e o raciocinio correctos mas a minha prestação que foi revista em Janeiro de 2009 subiu 26 centimos enquanto que a Euribor desceu. Segundo percebi a prestação que me foi cobrada e revista em Janeiro de 2009 é referente a Dezembro de 2008 e a taxa da euribor aplicada foi a media do mês anterior (Novembro) a qual era 4.238%. Ora dado que aquando da ultima revisão da minha prestação (Outubro/08) a Euribor aplicada (Agosto/08) estava a 4.965% a minha prestação não deveria ter descido em vez de ter subido ? Antes destas contas fui ao banco e disseram-me que so iria descer em Abril pois iria ser revista em Março e a Euribor aplicada a de Fevereiro (1.943%), mas pelos meus calculos a mesma ja deveria ter descido na revisão anterior. Agradecia que alguem que soubesse me explicasse o porquê desta situação. Desde ja o meu muito obrigado pela atenção prestada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que fiz os calculos e o raciocinio correctos mas a minha prestação que foi revista em Janeiro de 2009 subiu 26 centimos enquanto que a Euribor desceu. Segundo percebi a prestação que me foi cobrada e revista em Janeiro de 2009 é referente a Dezembro de 2008 e a taxa da euribor aplicada foi a media do mês anterior (Novembro) a qual era 4.238%. Ora dado que aquando da ultima revisão da minha prestação (Outubro/08) a Euribor aplicada (Agosto/08) estava a 4.965% a minha prestação não deveria ter descido em vez de ter subido ? Antes destas contas fui ao banco e disseram-me que so iria descer em Abril pois iria ser revista em Março e a Euribor aplicada a de Fevereiro (1.943%), mas pelos meus calculos a mesma ja deveria ter descido na revisão anterior. Agradecia que alguem que soubesse me explicasse o porquê desta situação. Desde ja o meu muito obrigado pela atenção prestada.

Tens toda a razão nesse teu raciocínio. A minha taxa foi revista precisamente nos mesmos meses que a tua, e no meu caso a prestação desceu cerca de 80€.

Há aí algo de estranho nisso... Eles não te enviaram uma carta com a taxa de juro a aplicar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O teu crédito é "normal"?

Não tens crédito bonificado, regime de prestações mistas, estás em período de carência, etc?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens toda a razão nesse teu raciocínio. A minha taxa foi revista precisamente nos mesmos meses que a tua, e no meu caso a prestação desceu cerca de 80€.

Há aí algo de estranho nisso... Eles não te enviaram uma carta com a taxa de juro a aplicar?

Não recebi carta nenhuma.

O teu crédito é "normal"?

Não tens crédito bonificado, regime de prestações mistas, estás em período de carência, etc?

Não tenho nada disso, o credito é de taxa variavel .. Sera disso ?

EDIT : burrice minha, ja vi que a taxa que é variavel é mesmo a Euribor...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, tens a taxa euribor a quanto tempo?Esse pagamento foi em fevereiro?

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, tens a taxa euribor a quanto tempo?Esse pagamento foi em fevereiro?

Abraço

Taxa Euribor a 3 meses e esse pagamento como disse no post inicial foi em Janeiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai ao teu banco, e questiona, as contas não estão correctas uma vez que a taxa anterior de euribor aplicada ao teu crédito era "Ago ‘08 - 4,965%" por isso só tinha de baixar por que em "Nov ‘08" era "4,238%", valores citados em http://www.pedropais.com/utilidades/media-mensal-da-euribor.

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho nada disso...

Entao o melhor e´ perguntar directamente ao banco porque e´ que a tua prestaçao subiu. Confronta-os com as tuas contas e ve a explicaçao que te dao.

Se preferires, em vez de falar com o gestor de conta podes sempre tentar mandar uma mensagem atraves das formas de contacto que o banco apresente no seu site. `As vezes compensa ir directamente `a fonte ;)

Se quiseres indicar o capital em divida no inicio de cada periodo (Setembro e Novembro), o periodo em falta e as respectivas prestaçoes, podemos-te ajudar a confirmar se os calculos estao certos.

Mas, `a partida, a menos de alguma situaçao estranha como referi, a uma taxa mais baixa devia corresponder efectivamente uma prestaçao mais baixa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Expus o caso ao banco e foi-me dito o seguinte.

Eu fui renegociar o meu spread e quando assim é a euribor passa obrigatoriamente de 3 para 6 meses. E na euribor de 6 meses ha variações minimas devido ao facto de haver meses com 30 e 31 dias.

Disseram-me tambem que aquando da ultima revisão do spread em 03/09/2008 a minha taxa ficou em 5.610 (5.160 + 0.45) e que sera alterada em 03/03/2009 para 2.484 (2.034 + 0.45) com efeitos na prestação cobrada em Abril e assim se mantera durante 6 meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu fui renegociar o meu spread e quando assim é a euribor passa obrigatoriamente de 3 para 6 meses.

Obrigatoriamente por alma de quem? Qual o motivo dessa obrigação, na lei não está com certeza. A menos, claro, que a renegociação englobe também alteração do indexante, mas se apenas acordaram na alteração do spread não há porque mexer neste último.

Parece-me a mim que aproveitaram que a Euribor estava em alta e não podiam cobrar pela renegociação do contrato para ir buscar o dinheiro de outra forma. Podem, obviamente, propor isso como contrapartida da redução do spread e tu és livre de aceitar ou não (é por isso que se chama negociação) mas não lhe podem mexer sem o teu acordo.

E na euribor de 6 meses ha variações minimas devido ao facto de haver meses com 30 e 31 dias.

NOT. Isso não tem nada a ver com a Euribor. Além disso, desde que saiu o DL (não me lembro agora o número) o ano passado que impunha novamente o cálculo da Euribor a 360 dias, esse problema desapareceu.

Disseram-me tambem que aquando da ultima revisão do spread em 03/09/2008 a minha taxa ficou em 5.610 (5.160 + 0.45) e que sera alterada em 03/03/2009 para 2.484 (2.034 + 0.45) com efeitos na prestação cobrada em Abril e assim se mantera durante 6 meses.

Vá lá, não pode estar tudo mal :)

Resumindo - se apenas foste renegociar o spread não te podiam mexer no indexante sem avisar.

Confirma se efectivamente tens as tais variações mínimas na prestação. Aliás, se assim for, a prestação paga agora em Março deve ser mais magrinha, uma vez que Fevereiro só tem 28 dias. Mas acho isso um perfeito disparate hoje em dia.

Experimenta enviar mail para os serviços centrais do banco a perguntar o porquê de estares agora com a Euribor a 6 meses quando só renegociaste o spread (tens a certeza que só renegociaste o spread, certo?) Podes também aproveitar para perguntar da possibilidade de renegociar o prazo do indexante de novo para 3 meses...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ola a todos.

tenho credito bonificado indexado a euribor a 3 meses. com spread 1.2% desde 2001

jul 08  350€

ago 08  348€

set 08  348€

out 08  350€

nov 08  350€

dez 08  350€

jan  09  322€

fev  09  322€

mar  09  351€

o porque de em março ter aumentado? na segunda vou ao banco , mas queria ir prevenido, se alguem souber me explicar, agradecia. obrigado rui

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Rui.

Penso que a tua prestação aumentou porque a TRCB (taxa de referência crédito bonificado) que o estado paga, ou seja,

a parte de juros bonificada também baixou. Esta taxa funciona por semestres e só na tua prestação de Março é que isso se vai

reflectir. Neste momento essa taxa é de 4,328% (DGT).

Uma outra possibilidade será a mudança de anuidade do teu crédito, uma vez que as bonificações são decrescentes, logo a prestação

aumenta.

Qual foi o mês da escritura? É neste mês que muda a bonificação reflectindo-se o aumento da prestação no mês seguinte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0