rgf21

Acto Isolado + InovJovem

14 publicações neste tópico

Bom dia.

Durante 2008 eu fiz um acto isolado e comecei também um estágio profissional inovjovem, será que alguem me pode dizer o que tenho que preencher em termos de irs e até quando?

Desde já muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rgf21

Tens de entregar o teu IRS na 2ª fase, que vai de 16 de Abril a 25 de Maio, se for pela internet. O valor auferido com o estágio é declarado no anexo A da mod.3 e o acto isolado é declarado no anexo B da modelo 3.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rgf21

Tens de entregar o teu IRS na 2ª fase, que vai de 16 de Abril a 25 de Maio, se for pela internet. O valor auferido com o estágio é declarado no anexo A da mod.3 e o acto isolado é declarado no anexo B da modelo 3.

Obrigado, já agora, quanto ao estágio, só declaro o valor da bolsa de estágio ou também é para declarar o subsidio de alimentação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rgf21

Estão excluídos de tributação os montantes atribuídos a título de subsídio de refeição, na parte em que não excedam o montante diário fixado para a função pública, acrescido de 50%. Em 2008 esse limite diário era de 6.17€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde outra vez. Tenho outra duvida. Estive a ler uns decretos e diz lá sempre que se faz um acto isolado o valor nunca pode ser superior a 50 % dos restantes rendimentos. Mas no meu caso é muito mais alto. Alguem sabe o que posso fazer quanto a isso ou se realmente se aplica os 50% no meu caso?

Desde já obrigado mais uma vez

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde outra vez. Tenho outra duvida. Estive a ler uns decretos e diz lá sempre que se faz um acto isolado o valor nunca pode ser superior a 50 % dos restantes rendimentos. Mas no meu caso é muito mais alto. Alguem sabe o que posso fazer quanto a isso ou se realmente se aplica os 50% no meu caso?

Desde já obrigado mais uma vez

De facto se isto ainda estiver em vigor há aí uma questão interessante!

De acordo com o n.º 3 do artigo 3.º do CIRS “consideram-se rendimentos provenientes de actos isolados os que, não representando mais de 50% dos restantes rendimentos do sujeito passivo, quando os houver, não resultem de uma prática previsível ou reiterada”.

Mas agora fiquei com curiosidade em saber como é que tu poderias saber se o valor do acto isolado era superior aos restantes rendimentos se os obtiveste depois do acto isolado? Concluo que quando passaste o acto isolado não tinhas mais rendimentos, logo não se aplica, digo eu! 

Estarei a interpretar mal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De facto se isto ainda estiver em vigor há aí uma questão interessante!

De acordo com o n.º 3 do artigo 3.º do CIRS “consideram-se rendimentos provenientes de actos isolados os que, não representando mais de 50% dos restantes rendimentos do sujeito passivo, quando os houver, não resultem de uma prática previsível ou reiterada”.

Mas agora fiquei com curiosidade em saber como é que tu poderias saber se o valor do acto isolado era superior aos restantes rendimentos se os obtiveste depois do acto isolado? Concluo que quando passaste o acto isolado não tinhas mais rendimentos, logo não se aplica, digo eu! 

Estarei a interpretar mal?

Eu comprometi-me a fazer um serviço até ao final do ano, mas entretanto consegui entrar em estágio inovjovem. quando terminei o serviço em Dezembro, passei o acto isolado, mas o estágio já tinha começado a 2 meses , começado e continuado. Quando me comprometi a fazer o serviço ainda não tinha hipótese de realizar o estágio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso também me aconteceu uma situação semelhante, em 2008: tinha feito um acto isolado de valor superior ao que vim a receber de um estágio em que fiquei colocado..acho que essa premissa do acto isolado é apenas teórica, já que uma vez recebido o dinheiro e entregue o IVA às finanças, não há muito a fazer, pelo menos, espero não ter nenhum problema, uma vez que já em 2007 tb passei um outro recibo, sem qualquer problema, (mas aí ainda integrado na familia como dependente) e não tive qualquer outro rendimento nesse ano, logo, se fossem a levar o conceito à letra...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não deve existir qualquer problema para o contribuinte.

O Estado faz as contas e ao detectar que os rendimentos de actos isolados são superiores a 50% dos restantes rendimentos, calculará o imposto de acordo com as regras da categoria B, já que não serão, para efeitos de IRS, considerados acto isolado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu confesso que já estou a ficar preocupado, ao ver que tenho a minha declaração "pendente" p aprovação já faz hoje 5 dias úteis de a ter entregue...indiciará que me detectaram algum problema?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O contabilista da empresa disse-me que o estágio não era para por no irs. Que só é para por o Acto isolado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O contabilista da empresa disse-me que o estágio não era para por no irs. Que só é para por o Acto isolado.

Não. O estágio do inov jovem é considerado rendimento da categoria A e deve ser declarado para efeitos de IRS. Aliás, na altura em que recebeste (todos os meses), o valor deve ter sido afectado por retenção na fonte!!!! Vê nos recibos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não. O estágio do inov jovem é considerado rendimento da categoria A e deve ser declarado para efeitos de IRS. Aliás, na altura em que recebeste (todos os meses), o valor deve ter sido afectado por retenção na fonte!!!! Vê nos recibos....

Não, não foi feita retenção, e pelo que eu consegui perceber não é obrigatório.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, não foi feita retenção, e pelo que eu consegui perceber não é obrigatório.

Boa noite,

venho aqui expor uma situação idêntica a esta em que foi passado um recibo de acto isolado antes do inicio do estágio do inovjovem e sobre o qual não foi feita retenção por parte da empresa. Neste momento estou a tentar preencher via internet o irs e estou confusa quanto ao local exacto que devo colocar os rendimentos recebidos ao abrigo do InovJovem. Poderiam ajudar-me? Li anteriormente aqui no fórum que seria no anexo A mod.3, mas em que quadro preencho? o quadro 3,4 ou 5?

Outra questão da qual gostaria de ter uma opinião, é relativa ao facto de que aquando do preenchimento pela internet do irs, verifico que a entidade pela qual fiz o estágio InovJovem não declarou nada às finanças. Foi como não o tivesse feito. Devo declarar?

Pela simulação que faço, diz que tenho despesas para pagar às finanças quando supostamente pelo InovJovem estaria isenta e, pelo qual, não fiz qualquer retenção associada.

Agradeço a ajuda.

Muito obrigada.

Raquel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead