marcoaraujo

Isenção de mais-valias no reinvestimento de imóvel para habitação própria

3 publicações neste tópico

Tenho dois imóveis:

Imóvel A: habitação própria permanente.

Imóvel B: recebi de herança no início deste ano. Tem como valor 111.000€

Pretendo vender o imóvel B por 180.000€ e comprar outro imóvel por 150.000€

Como não é habitação própria permanente as mais-valias serão:

(180.000 - 111.000) / 2 = 34.500€

Agora a minha dúvida: se eu for às finanças e colocar o imóvel B como sendo habitação própria permanente e 1 semana depois comprar o tal outro imóvel por 150.000€ (e declará-lo às finanças como sendo a nova habitação própria permanente), não pago mais-valias, certo? Visto que o "lucro" de 34.500€ foi reinvestido na nova habitação própria permanente.

Alguma falha no meu raciocínio?

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Pretendo vender o imóvel B por 180.000€ e comprar outro imóvel por 150.000€

Como não é habitação própria permanente as mais-valias serão:

(180.000 - 111.000) / 2 = 34.500€

As mais valias serão de 79.000€. A tributação é que só incide sobre metade desse valor.

Agora a minha dúvida: se eu for às finanças e colocar o imóvel B como sendo habitação própria permanente e 1 semana depois comprar o tal outro imóvel por 150.000€ (e declará-lo às finanças como sendo a nova habitação própria permanente), não pago mais-valias, certo? Visto que o "lucro" de 34.500€ foi reinvestido na nova habitação própria permanente.
Não sei se não tem que ser HPP há algum tempo para dar esse direito.

Além disso, se as Finanças investigarem o facto de o imóvel não ser HPP no ano anterior, rapidamente chegam à conclusão que essa estratégia teve apenas como único propósito a fuga fiscal e podes ter consequências...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
As mais valias serão de 79.000€. A tributação é que só incide sobre metade desse valor.

Além disso, se as Finanças investigarem o facto de o imóvel não ser HPP no ano anterior, rapidamente chegam à conclusão que essa estratégia teve apenas como único propósito a fuga fiscal e podes ter consequências...

Esta parte:

É que eu tenho dúvidas. De qualquer forma, penso que pagando uma multa de 75 euros pode-se ir às finanças declarar que esta casa já é HPP à mais de 1 ano. Mas não tenho certeza...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor